Buscar

LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA simulado3

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
		
		
	
	  LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA
	
	Simulado: GST0278_SM_ V.3 
	 VOLTAR
	Aluno(a): 
	Matrícula: 
	Desempenho: 3,0 de 8,0
	Data: 12/10/2013 00:28:07 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 200708518839)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Por meio de lei publicada em junho de 2006, a Câmara dos vereadores de Rondônia estabelece que os serviços relativos às cerimônias de casamento realizados por católicos passarão a pagar ISS por evento, sendo que cerimônias relizadas por templos budistas terão alíquotas mais altas. Com base no caso em tela, pode-se admitir:
		
	
	não são imunes de tributação a renda obtida com as doações dos fiéis e o lucro obtido com aplicações financeiras.
	 
	taxas podem ser cobradas sem prejuízo do que a CF prevê sobre imunidade religiosa
	 
	estão imunes de cobrança tributária apenas o prédio onde se realizam os cultos e veículos utilizados como templos móveis
	
	Segundo o art. 150 da CF, é vedado (à União, Estados, DF e Municípios) instituir impostos e taxas sobre templos de qualquer natureza
	
	veículos utilizados como templos móveis não ficam imunes de tributação
	
	
	 2a Questão (Ref.: 200708490094)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Marque (Verdadeiro) ou (Falso) em relação às contribuições sociais, no sistema tributário brasileiro:
		
	 
	Não têm natureza tributária.
	 
	Podem ser instituídas pelos Estados e Municípios, para custeio do sistema de previdência de seus servidores.
	 
	As contribuições previdenciárias aumentadas num exercício só podem ser cobradas no primeiro dia do exercício seguinte.
	 
	Somente podem ser instituídas pela União.
	 
	Não precisam observar os princípios da legalidade e da anterioridade.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 200708497939)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A Constituição consagra princípios que concedem prazos para que a eficácia se produza. É vedado (à União, aos Estados, ao DF e aos Municípios) exigir ou majorar tributo no mesmo exercício financeiro em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou (CF88, art. 150, III, ¿b¿). Alguns tributos, no entanto, constituem exceções a esse princípio; são eles:
		
	
	Empréstimo Compulsório para investimento público, taxas e contribuições;
	
	IPI, IR e IOF
	
	ITR, IGF e ICMS
	 
	Empréstimo Compulsório (Guerra e Calamidade Pública), IE e ITR;
	 
	Empréstimo compulsórios para atender despesas extraordinárias decorrentes de calamidade pública e contribuições destinadas a financiar a seguridade social;
	
	
	 4a Questão (Ref.: 200708511573)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A cobrança de tributo no mesmo exercício financeiro em que haja sido publicada a lei que o instituiu não é permitida em face do princípio da
		
	
	legalidade
	
	anualidade
	 
	irretroatividade
	 
	anterioridade
	
	igualdade
	
	
	 5a Questão (Ref.: 200708514830)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os municípios podem instituir impostos sobre:
		
	
	Transmissão causa mortis.
	
	Doação de quaisquer bens.
	
	Propriedade predial e territorial rural.
	
	Serviços de comunicação.
	 
	Transmissão inter vivos.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 200708511617)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A respeito de competência tributária, julgue os itens abaixo:
		
	 
	A instituição de empréstimos compulsórios compete concorrentemente à União, aos Estados e ao Distrito Federal.
	 
	No Distrito Federal, a instituição do imposto sobre serviços de qualquer natureza (ISS) e do imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana (IPTU) decorre do exercício de sua competência tributária cumulativa.
	 
	O imposto provisório sobre a movimentação financeira (IPMF) e a contribuição provisória sobre a movimentação financeira (CPMF) foram instituídas pelo exercício da competência tributária residual da União Federal.
	 
	A União poderá, por meio de lei complementar, instituir isenções de tributos da competência dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municípios.
	 
	Taxas e contribuições de melhoria são tributos atribuídos à competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 200708514833)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em relação à lei de diretrizes orçamentárias, pode-se dizer que: I - compreenderá as metas e prioridades da administração pública federal. II - orientará a elaboração da lei orçamentária anual. III - disporá sobre as alterações na legislação tributária. IV - estabelecerá a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento. V - compreenderá as despesas de capital para o exercício financeiro subsequente. Quais estão corretas?
		
	
	Apenas a I.
	
	Apenas a I, a II e a III.
	
	Apenas a I, a II, a III e a IV.
	 
	A I, a II, a III, a IV e a V.
	
	Apenas a I e a II.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 200708490354)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Responda com base na Constituição Federal - Sim ou Não. É vedado que as contribuições sociais para a seguridade social tenham base de cálculo própria de impostos? Incide contribuição social para a seguridade social sobre aposentadoria e pensão concedidas pelo regime geral de previdência social? As contribuições sociais para a seguridade social sobre a folha de salários, a receita ou o faturamento de pessoas jurídicas poderão ter alíquotas ou bases de cálculo diferenciadas, em razão da atividade econômica ou da utilização intensiva de mão de obra?
		
	
	Sim, não, não
	
	Não, sim, sim
	
	Sim, sim, sim
	 
	Não, não, sim
	
	Sim, sim, não
	
	
	 9a Questão (Ref.: 200708486749)
	
	O art. 3º CTN preceitua que: tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada. Explique as seguintes características do tributo: pecuniariedade, compulsoriedade e legalidade.
		
	
Sua Resposta: .
	
Compare com a sua resposta: Tais caracteristicas são assim designadas: A Pecuniariedade se refere ao fato de que o tributo deve ser pago em dinheiro ou valor equivalente. A Compulsoriedade é caracterisitica que estabelece que o tributo é obrigatório, ou seja, não é voluntário, não depende da vontade da pessoa/contribuinte. A Legalidade diz respeito a previsão legal, ou seja, que o tributo deve estar previsto em lei para ser exigido, e a Vinculação administrativa, se refere ao fato que o administrador não pode deixar de cobrar o tributo, ou seja, não há discricionariedade.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 200708497946)
	
	A Constituição Federal, como limitação do poder de tributar, vedou à União, aos estados, ao DF e aos municípios a instituição de tributos sobre templos de qualquer culto, criando-se, dessa forma, uma imunidade tributária. CERTO OU ERRADO? Justifique.
		
	
Sua Resposta: .
	
Compare com a sua resposta: ERRADO. A limitação constitucional sobre a imposição tributária incidente sobre templos de qualquer culto se restringe, com exclusividade, aos impostos - não a todas as espécies tributárias.
	
	 VOLTAR          
	
	Período de não visualização da prova: desde até .
Parte inferior do formulário

Continue navegando