Buscar

Exercicios A1 Filosofia


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

Filosofia A1
O realismo é subdividido em três espécies. 
a. realismo ético, tradicional e filosófico | b. realismo ingênuo, tradicional e o moral | c. realismo ingênuo, ético e filosófico
d. realismo ingênuo, o tradicional e o científico | e. realismo moral, tradicional e científico
O que é o bom senso?
a. É a arte e os costumes de determinadas realidades. Sem fazer julgamentos.
b. É a pessoa saber lidar com as dificuldades de determinadas realidades com noções de sabedoria.
c. Bom senso é um conceito usado na argumentação que é estritamente ligado às noções de sabedoria e de razoabilidade, e que define a capacidade média que uma pessoa possui, ou deveria possuir, de adequar regras e costumes a determinadas realidades, e assim poder fazer bons julgamentos e escolhas.
d. É a arte de proceder uns com os outros e poder julgar, os atos e escolhas das regras.
e. Bom senso é o ato de aprender o que não sabe, e ensinar o que se aprender.
“ A virtude é um hábito e depende de nossa prática, uma vez que aprendemos as coisas fazendo.” Essa afirmativa é de qual filósofo?
a. Homero | b. Sócrates | c. Platão | d. Epicuro | e. Aristóteles.
 “Só sei que nada sei”, de qual filósofo é essa frase.
a. Gabriel Perrisé | b. Homero | c. Aristóteles | d. Platão. | e. Sócrates
Existem duas espécies de dogmatismo:
a. Total e o parcial | b. Parcial e o menor | c. Maior e o total | d. Total e o menor | e. Menor e o parcial
A filosofia se opõe tanto ao recurso de argumentos de autoridade ou de revelações subjetivas como ao uso de técnicas oportunistas de persuasão e propaganda e à coerção. O filósofo se reconhece sempre no terreno de um discurso humano e deve estar continuamente 
a. A Filosofia, portanto, não é posse de conhecimento seguro. É justamente a perda contínua da ingenuidade, da crença sem a posse de todo o saber definitivo e não passível de ser problematizado ainda uma outra vez. O trabalho do filósofo é refletir sobre a realidade, qualquer que seja ela, descobrindo seus significados mais profundos.
b. A Filosofia, portanto, é posse de conhecimento seguro. É justamente a continuidade da ingenuidade, da crença na posse de algum saber definitivo e não passível de ser problematizado ainda uma outra vez. O trabalho do filósofo é refletir sobre a realidade, qualquer que seja ela, descobrindo seus significados mais profundos.
c. A Filosofia, portanto, não é posse de conhecimento seguro. É justamente a perda contínua da ingenuidade, da crença na posse de algum saber definitivo e não passível de ser problematizado ainda uma outra vez. O trabalho do filósofo é refletir sobre a realidade, qualquer que seja ela, descobrindo seus significados mais profundos.
d. A Filosofia, portanto, não é posse de conhecimento seguro. É justamente a continuidade da ingenuidade, da crença na posse de algum saber definitivo e não passível de ser problematizado ainda uma outra vez. O trabalho do filósofo é refletir sobre a realidade, qualquer que seja ela, descobrindo seus significados mais profundos. Incorreto
e. A Filosofia, portanto, é posse de conhecimento seguro. É justamente a perda contínua da ingenuidade, da crença na posse de algum saber definitivo e não passível de ser problematizado ainda uma outra vez. O trabalho do filósofo não precisa refletir sobre a realidade, qualquer que seja ela, descobrindo seus significados mais profundos.
Com Galileu e o aperfeiçoamento do método científico, fundado na observação, experimentação e matematização dos resultados, que a ciência começa a se constituir como forma específica de abordagem do real e a se destacar da filosofia.
a. IX | b. XVII | c. XVI | d. XVIII | e. XIII
O que é Dogmatismo.
a. É a corrente que se julga em condições de afirmar possibilidade de conhecer verdades universais, no campo da vida existencial impostos pela razão.
b. É a corrente que se julga em condições de afirmar possibilidade de conhecer verdades universais, através do campo das relações falseadas pela imposição da razão. Incorreto
c. É a corrente que se julga em condições de afirmar possibilidade de conhecer verdades materiais, através da busca e imposição da razão.
d. É a corrente que afirma sem conhecer as possibilidades da existência, sem a conduta de saber as verdades universais.
e. É a corrente que se julga em condições de afirmar possibilidade de conhecer verdades universais quanto ao ser, à existência e à conduta, transcendendo o campo das puras relações fenomenais e sem limites impostos a priori à razão.
O raciocínio dedutivo consiste em argumentar do geral para o particular, assim:
a. Todas as aves voam. Arara é uma ave. Logo, arara voa | b. Arara voa. Arara é uma ave. Logo, arara voa.
c. Todas as aves voam. Arara não é uma ave. Logo, arara voa. | d. Arara não voa. Arara é uma ave. Logo, arara voa.
e. Arara voa. Arara é uma ave. Logo, arara não voa.
O ponto da Teoria do Conhecimento em que há mais divergências, sendo estas fundamentais para o pleno conhecimento do assunto, que é o realismo e o idealismo. Sabendo que a palavra realismo vem do latim res (coisa), podemos conceituar essa corrente como a orientação ou atitude espiritual que implica uma preeminência do objeto, dada a sua afirmação fundamental de que nós conhecemos coisas. O realismo é subdividido em três espécies. O realismo ingênuo, o tradicional e o científico.
O realismo ingênuo também é conhecido como?
a. Pré-Científico | b. Pré-Ingênuo | c. Pré-Filosófico | d. Pré- Platônico | e. Pré-Socrático.
É importante lembrar que, ao conhecimento, devemos também acrescentar outras virtudes essenciais ao saber humano, como, por exemplo: Marque a alternativa INCORRETA:
a. Trabalho | b. Ética | c. Bom senso | d. Sabedoria | e. Experiência de vida
O Conhecimento é: Marque a alternativa CORRETA:
a. É a eterna busca da verdade através do dia a dia no pensar, aprender, na medida do possível no próprio modo de ser, o que também acontece com os animais. | b. Todo o processo de aprendizagem seja do homem ou do animal.
c. Aquilo que distingue o homem dos demais seres na natureza, na medida em que é capaz de pensar e aprender, produzindo não só o mundo dos bens materiais, mas também o próprio modo de ser do ser humano, enquanto que os animais contam apenas com seus instintos de sobrevivência. | d. Apenas o que se aprende na escola no tempo certo de cada educando.
e. É inerente a todos os seres na natureza, pois podem pensar e aprender tudo com todos.
O que é Mito? Marque a alternativa INCORRETA:
a. O mito é a primeira forma de dar significado ao mundo, baseada no desejo de segurança, de histórias que nos tranquilizem, exemplos que nos guiam no dia a dia.
b. Mito é a busca da verdade para a primeira forma de significado, pode partir de qualquer acontecimento histórico.
c. Mito é a primeira forma de dar significado ao mundo, baseada no desejo de segurança, de histórias que nos tranquilizem, exemplos que nos guiam no dia a dia
d. Procura explicar os fenômenos naturais, as origens do mundo e da humanidade pela existência de deuses, semideuses e heróis.
e. Mito pode ser explicativo como pode ser simbólico a partir de um acontecimento histórico.
Marque a alternativa que corresponde aos tipos de conhecimentos. Marque a correta:
a. Conhecimento Ético, Filosófico, Teológico, Empírico | b. Conhecimento Moral, Filosófico , Teológico, Empírico.
c. Conhecimento Empírico, de Vida, Filosófico, Teológico. | d. Conhecimento Empírico, Científico, Filosófico. Teológico.
e. Conhecimento Empírico, Científico, Filosófico. Matemático.
15) Marilena Chauí nos lembra que a origem do vocábulo palavra “filosofia” é grega. É composta por duas outras: philo e sophia. Philo deriva-se de philia, que significa amizade, amor fraterno, respeito entre os iguais. Sophia quer dizer sabedoria (...). Filosofia significa:
a. Que a Filosofia é um estado de espírito, mesmo sem amizade, mas que respeita o saber.
b. Amizade pela sabedoria, amor e respeito pelo saber. Filósofo: o que ama a sabedoria tem amizade pelo saber, deseja saber.Assim, filosofia indica um estado de espírito, o da pessoa que ama, isto é, deseja o conhecimento, o estima, o procura e o respeita. 
c. É quem procura pela oportunidade de amar, aprender mesmo sem conhecimento
d. Filosofia é um estado de espírito que procura o saber, ama a todos sem distinção mesmo sem conhecer as pessoas.
e. Somente o amor, mesmo sem o respeito pelo saber,ou o desejar esse saber.
16) Segundo ________________“A alma deveria se purificar das ilusões que a acorrentam à opinião particular e acender em direção ao conhecimento universal e eterno.”
a. Homero | b. Platão | c. Aristóteles | d. Epicuro | e. Sócrates
Das alternativas abaixo, indique a única que não pode ser considerada como um marco histórico para o surgimento da visão racional na Grécia.
a. a diminuição do comércio e do artesanato | b. a invenção da moeda | c. a invenção do calendário | d. as viagens marítimas | e. a invenção da escrita alfabética
De acordo com o módulo II, a realidade se mostra tão complexa que o homem, para apropriar-se dela, teve de aceitar diferentes tipos de conhecimentos. Sobre o conhecimento filosófico, é possível afirmar que...
a. é também chamado de senso comum. | b. não admite a interrogação como instrumento para decifrar elementos.
c. se baseia na reflexão do homem por meio do raciocínio. | d. é adquirido a partir da aceitação da fé.
e. é um tipo de conhecimento unicamente popular ou vulgar.
Forma sistemática de lógica composta por um padrão de três proposições que se constituem de duas premissas e uma conclusão, a este método se chamou de:
a. Fenomenologia | b. Dialética; | c. Sofismo | d. Silogismo; | e. Maiêutica;
A palavra "filosofia" é grega. É composta por duas outras: philo e sophia. Philo deriva-se de philia, que significa amizade, amor fraterno, respeito entre os iguais. Sophia quer dizer sabedoria [...]. Filosofia significa, portanto, amizade pela sabedoria, amor e respeito pelo saber" (CHAUÍ, 2011, p. 32).
Dessa explicação podemos afirmar que
I. A filosofia indica um estado de espírito, o da pessoa que deseja o conhecimento, o estima, o procura e o respeita.
II. Só podemos buscar aquilo que reconhecemos não ter. | III. Não é necessário buscar o conhecimento, pois já o temos pela philia.
IV. Philia e Sophia equivalem ao domínio do saber filosófico
a. II e III. | b. I e III. | c. I e II. | d. III e IV. | e. I e IV.
Em que livro Platão levanta a questão sobre se a conduta correta dos homens se daria por medo de punição ou por convicção da necessidade de um comportamento justo.
a. Fedro; | b. O Banquete; | c. Fedon;| d. A República; | e. Critón.
De acordo com Platão, o impulso amoroso (éros) leva-nos a contemplação do Belo. Podemos descrever este impulso como:
Escolha uma:
a. Estar aberto às possibilidades de saber; | b. Conhecer tudo como é. | c. O reconhecimento de que não existe a sabedoria;
d. Aquele que, devidamente compreendido, orienta o filósofo na sua busca da verdade; | e. Estar aberto à vontade divina;
O raciocínio dedutivo consiste em argumentar do geral para o particular, assim:
I – Todos os gatos miam. | II – Alex é um gato. | III – Logo, Alex mia. 
No silogismo de Aristóteles essas proposições são identificadas como: é:
a. Fato; 2ª premissa – menor e 1ª premissa maior; | b. Dúvida Hiperbólica; 2ª premissa – menor e premissa maior;
c. Fato, argumento e conclusão. | d. 2ª premissa – menor; argumento e conclusão | e. 1ª premissa maior; 2ª premissa – menor e conclusão – maior e menor
A Filosofia surge entre os gregos no:
a. Século VI a. C.; | b. Século I a. C.; | c. Século X d. C.; | d. Século VI d. C. | e. Século II a. C.;
Segundo Ferreira, o estudo dos juízos de apreciação referentes à conduta humana suscetível de ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente a determinada sociedade, seja de modo absoluto, é denominado:
a. Razão; | b. Ética; | c. Virtude; | d. Filosofia. | e. Crítica;
 “...é o “estudo dos juízos de apreciação referentes à conduta humana suscetível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente a determinada sociedade, seja de modo absoluto” (FERREIRA, 1986, p. 733).”
Escolha uma ou mais:
a. à virtude | b. à natureza | c. à felicidade plena | d. à definição exata de filosofia | e. à ética