Buscar

Licopeno um poderoso Antioxidante

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Licopeno e a pele
É um carotenoide, um pigmento de cor natural vermelho, que dá a cor aos vegetais, frutos amarelados, alaranjados e vermelhos, como o mamão, a uva, a cenoura, a pitanga, goji berry, melancia, a goiaba e o mais poderoso o “ tomate”, entre outros.
No entanto, só 85% da ingestão de licopeno, na maioria das pessoas vem de tomates e produtos derivados. O licopeno como os demais carotenoides, se encontra em maiores quantidades nas cascas dos alimentos, aumentando consideravelmente durante o seu amadurecimento. 
O tomate também oferece a vitamina A, o ácido fólico, as fibras e o potássio, esses nutrientes ajudam na boa digestão e equilíbrio do organismo, preservando a saúde dos músculos, do sistema nervoso melhorando a aparência da pele e prevenindo doenças cardiovasculares.
Antioxidante
Ele atua como um antioxidante no corpo protegendo as células contra os danos dos radicais livres, é conhecido como o melhor supressor biológico, especialmente aqueles derivados do oxigênio. Há prova cientifica que os carotenoides, como o licopeno, são essenciais para nutrição humana, podendo também desempenhar um papel vital na prevenção de doenças degenerativas através da melhora do sistema imunológico, sua ação antioxidante é capaz de manter a força, a espessura e a fluidez das membranas das células.
Os cientistas acreditam que o excesso oxídativo é um fator importante para o início e desenvolvimento de câncer, catarata, arteriosclerose, artrite entre outras doenças degenerativas. A exposição a altos riscos ambientais, tais como fumo, poluição, aumenta o estresse oxidativo para além da habilidade que o sistema de defesa do organismo tem para enfrenta-lo, esse mecanismo que nos protege contra os radicais livres enfraquece com a idade, sendo assim, os idosos, os fumantes e aqueles expostos a perigos ambientais, são mais frágeis a doenças degenerativas.
Benefícios do licopeno na pele
O licopeno em conjunto com a vitamina C, a vitamina E, e o betacaroteno são considerados um potente protetor da pele e os danos causados pelo sol.
Vitamina C, é fundamental para formação de fibras colágenas, também é o antioxidante mais abundante no organismo, em especial na pele, atuando na proteção do colágeno contra ação dos radicas livres.
Vitamina E, tem como principal função no organismo é a sua forte ação antioxidante.
Betacaroteno é responsável pela formação da melanina, pigmento que dá coloração a pele, ajudando –a na proteção contra a nociva dos raios solares.
O seu consumo diário é uma das maiores armas contra o envelhecimento do organismo, principalmente a pele, com o passar dos anos a pele vai perdendo a sua elasticidade, dando lugar ao aparecimento de rugas, flacidez e as manchas na pele.
Indicação do Licopeno
O licopeno pode ser indicado para neutralizar os radicais livres, exercendo um efeito preventivo contra o câncer, diminui significamente a incidência de tumores mamários e câncer de próstata e sistema cardiovascular, também é associado á redução de tumores do trato digestório.

Outros materiais