Buscar

AVALIAÇÃO SOCIAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL

Prévia do material em texto

EDUCAÇÃO ESPECIAL
	
	Simulado: CEL0249_SM_201101069261 V.1 
	 Fechar
	Aluno(a): DENIZE MOREIRA PEREIRA
	Matrícula: 201101069261
	Desempenho: 10,0 de 10,0
	Data: 29/04/2016 07:18:02 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201101308559)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Educação Especial,  na perspectiva da educação inclusiva,  é uma modalidade do ensino  que:
		
	 
	Não substitui  a educação comum,  tem como objetivo oferecer serviços e recursos, de forma complementar ao ensino regular.
	
	Tem uma proposta de integração,  visando  garantir a educação para os que possuem aptidões e habilidades   inatas, com coeficiente de inteligência acima de 110.
	
	Enfatiza a necessidade de matricular o aluno portador de deficiência em classes especiais, de acordo com sua deficiência.    
	
	Exige a segregação do aluno com deficiência, que deve ser matriculado em Escolas Especiais, com salas de recursos multifuncionais.
	
	Possui  como orientação um  modelo inclusivo, onde toda  criança com deficiência  deverá ser matriculada em escolas especiais.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201101118171)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O preconceito pode ser definido como uma atitude:
		
	
	favorável e negativa dirigida à pessoa com uma diferença/deficiência, antes mesmo de qualquer inter-relacionamento mais pessoal.
	
	favorável e positiva dirigida à pessoa com uma diferença/deficiência, antes mesmo de qualquer inter-relacionamento mais pessoal.
	
	nem favorável nem desfavorável, pois depende do tipo de preconceito que está sendo mencionado.
	 
	desfavorável e negativa dirigida à pessoa com uma diferença/deficiência, antes mesmo de qualquer inter-relacionamento mais pessoal.
	
	desfavorável e positiva dirigida à pessoa com uma diferença/deficiência, antes mesmo de qualquer inter-relacionamento mais pessoal.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201101702333)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O  processo de conquista e o reconhecimento de alguns direitos das pessoas com deficiência, no Brasil e no  mundo vem avançando. Temos como exemplo a Declaração Universal dos Diretos Humanos - 1948.
Assinale o item que apresenta SOMENTE   documentos legais que asseguram os direitos da pessoa com deficiência no Brasil e no mundo:
 
		
	
	Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei nº 8.078/90, Convenção de Guatemala
	
	Declaração de Salamanca, Lei nº 8.078/90, CONDEPHAAT-1982
 
	
	Constituição Federal -1988, Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei nº 8.078/90
 
	
	 LDB 9394/96,   Estatuto da Criança e Do Adolescente,  CONDEPHAAT-1982 
	 
	Declaração de Salamanca - LDB 9394/96  - Estatuto da Criança e do Adolescente.
 
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201101781397)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	É de fundamental importância resgatarmos a luta da pessoa com deficiência, para isso precisamos conceituar adequadamente os períodos marcantes neste contexto. Ao nascer, a criança era observada detalhadamente por um grupo de anciãos, caso apresentasse algum problema físico ou saúde debilitada, era lançada ao Monte Taigeto,mas caso fosse saudável, ficava com a mãe até os 7 anos e logo depois, o governo assumia a sua tutela. Assinale a afirmativa abaixo que irá caracterizar esta ação:
		
	
	Inclusão
	
	Segregação
	
	Integração
	 
	Exclusão
	
	Adequação
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201101346200)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Após a Declaração de Salamanca, o movimento de educação inclusiva ganha força e vários países passam a orientar suas ações tendo como base os princípios e as propostas redigidas e assinadas em comum acordo. Neste documento, diferentes países defendem a ideia de que o sistema educacional deve organizar-se de forma a atender a todos os alunos, não sendo recomendado a:
		
	
	Transformação
	
	Escolarização
	
	Educação
	
	Avaliação
	 
	Segregação
		.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201101118016)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em se tratando das conquistas que foram assinadas pelos países participantes da Declaração de Salamanca, em 1994, todas são verdadeiras exceto uma. Marque a resposta que apresenta uma INVERDADE em relação às diretrizes que foram planejadas para que o sistema de ensino pudesse receber alunos com deficiências na rede regular.
		
	 
	A escola deve receber alunos com deficiências somente se a família estiver presente no processo de escolarização, pois os professores e coordenadores devem ser responsáveis por toda as questões didáticas e a família, pelo cuidado desse aluno no período em que estiver na escola.
	
	A educação de alunos com deficiências física, mental entre outros quadros será feita na rede regular de ensino, pois a escola deve ser para todos e deve se preparar para recebê-los.
	
	A escola deve utilizar recursos, programas, serviços e tecnologias disponíveis para todos os alunos, adaptando o currículo, apenas quando necessário, para atender aos alunos com necessidades especiais.
	
	É de responsabilidade do sistema educacional e das instituições escolares a criação dos suportes para viabilizar o acesso ao currículo e a quebra de barreiras que impeçam ou dificultem o aprendizado de todos os alunos.
	
	O sistema educacional deve organizar-se de forma a atender a todos os alunos e o sistema de segregação de alunos com necessidades educacionais especiais em instituições especializadas não é recomendado.
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201101697929)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Barbara estuda em uma escola inclusiva, na sua sala tem dois alunos  com deficiência física. A escola deve investir principalmente na circulação, no mobiliário e no ambiente escolar. No caso da deficiência física, este investimento deve ser maior em:
		
	
	Motricidade
	
	Secretaria
	 
	Acessibilidade
	
	Sorobã
	
	Alimentação
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201101326178)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A inclusão é uma visão, uma estrada a ser viajada, mas uma estrada sem fim, com todos os tipos de barreiras e obstáculos, alguns dos quais estão em nossas mentes e em nossos corações. Peter Mittler.
 Ao investigamos as características e as necessidades educacionais especiais do aluno com deficiência física, concluímos que:
		
	 
	há uma grande diversidade de tipos e graus de deficiência física, que requer a pesquisa sobre as necessidades individuais de cada aluno, para que se possa oferecer serviços adequados.
	
	deve ser atendido em classe especial para alunos que apresentam deficiência física.
	
	deve ser atendido somente em clínicas, pois, depende totalmente de serviços necessários para sua total sobrevivência, necessitando de um acompanhamento de 24 horas.
	
	a inclusão de aluno com deficiência física em classe comum, não pode acontecer, pois irá impossibilitar a aprendizagem de todos os alunos.
	
	deve frequentar escola especial, pois apresenta retardo identificado nos primeiros anos de vida.
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201101117996)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Uma escola que se proponha ser inclusiva remove as prováveis barreiras que dificultam a aprendizagem de todos os alunos. Em se tratando da cegueira, qual dos recursos abaixo pode facilitar o ensino da matemática?
		
	
	Réguas e esquadros
	
	Calculadora
	
	Reglete para Braille
	 
	Sorobã
	
	Lupas
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201101250395)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Quanto ao processo educacional do aluno cego ou com baixa visão é correto afirmar que:
 A - A falta da visão não interfere na capacidade intelectual e cognitiva das crianças cegas. Elas têm o mesmo potencial de aprendizagem e podem demonstrar um desempenho escolar equivalente ou superior ao dos alunos que enxergam, se tiverem as condições e recursos adequados.B - Alunos cegos ou com baixa visão podem ser mais lentos na realização de algumas atividades, pois a percepção tátil demanda mais tempo para ser analisada e compreendida do que a visual.
C- Alunos cegos ou com baixa visão possuem a mesma vontade de aprender que as outras crianças, a mesma curiosidade e as mesmas necessidades de carinho, proteção, recreação e convívio social para se desenvolverem de forma harmoniosa intelectual e emocionalmente.
Assinale a alternativa correta:
		
	
	A afirmativa A é a única correta.
	
	As afirmativas A e B são as únicas corretas.
	
	As afirmativas B e C são as únicas corretas.
	 
	As afirmativas A, B e C estão corretas.
	
	As afirmativas A e B estão erradas.

Continue navegando