Buscar

Trabalho Gestão de Processos Normando

Prévia do material em texto

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
PROF: NORMANDO MOREIRA
DISCIPLINA: GESTÃO DE PROCESSOS
Alunos:
Matheus Marques da Silva
Natiele Gomes
Saulo Benevente
Luciana Lima
Michel Machado
Natalia Catleen
 
Rio de Janeiro
2016
Mapeamento de Processos
O Mapeamento de Processo é uma ferramenta gerencial e de comunicação que tem a finalidade de fazer a descoberta das informações, partes interessadas, capacidades, recursos que são necessários para entender os processos de negócio .E tem como objetivo entender e conhecer os processos de negócios existentes e dos futuros para melhorar o nível de satisfação do cliente,e melhorar a qualidade dos produtos ou serviços , reduzir custos e aumentar o desempenho do negócio
O mapeamento também ajuda a empresa a enxergar os pontos fortes , pontos fracos , além de ser uma excelente forma de aprimorar o entendimento sobre os processos e aumentar a performance do negócio.
Processos Gerenciais
 É um suporte aonde o gerente busca direcionamento de seus colaboradores para receber resultados com tomadas de decisões e metas, é onde começa o processo meio e fim, tendo atividades para fornecer os meios que permita os clientes adquirir o produto, com ideias de novos projetos e no controle de processos administrativo. A gerencia passa para todos os funcionários suas devidas funções no processo, orientando cada um para cada tarefa tendo todo planejamento do projeto com monitoramento e controle, podendo identificar melhorias no setor e fazer ajustes para planejar devidos projetos futuramente, tendo sua visão estretégica no mercado.
O Gerente que bater sua metas dentro da empresa, então ele vai criar um feedback com todos seus funcionários para avaliar o desempenho de cada um, para ele ter um relacionamento cotidiano com os colaboradores conhecer cada um melhor, e começar seus projetos e negócios tendo um propósito de atingir resultados para a empresa com o controle da produtividade, passando seus conhecimentos a cada colaborador para cada função relacionada a seu projeto, estabelecidos com metas.
Processos de Apoio
Geralmente, produzem resultados imperceptíveis ao usuário, mas são  essenciais para a gestão efetiva da organização, garantindo o suporte adequado aos processos finalísticos. Estão diretamente relacionados à gestão dos recursos necessários ao  desenvolvimento de todos os processos da instituição. Os seus produtos e serviços se caracterizam por terem como clientes, principalmente, elementos pertinentes ao sistema (ambiente) da organização (contratação de pessoas, aquisição de bens materiais, desenvolvimento de tecnologia da informação e execução orçamentário-financeira)
Englobam também os processos gerencias ou de informação e decisão, que estão relacionados a formulação de políticas e diretrizes para o estabelecimento e consecução de metas, assim como o de métricas ( indicadores de desempenho) e formas de avaliação dos resultados alcançados interna e externa à organização (São exemplos de processos gerenciais o planejamento estratégico, e a gestão por processos do conhecimento).
Processos Finalísticos
Ligados à essência do funcionamento da organização. São aqueles que caracterizam a atuação da organização e recebem apoio de outros processos internos, gerando o produto/serviço para o cliente interno ou usuário. Os processos organizacionais enquadrados nesta categoria estão diretamente relacionados ao objetivo das organizações.
Em um Órgão Público, um típico exemplo de processo finalístico poderia ser o de Prestação de Serviços ao Cidadão (emissão de certidões e/ou documentos, concessão de aposentadoria, benefícios e outros).
Definições para Processo de Negócios 
O processo é uma série de passos que o negócio executa para entregar um produto ou serviço, é o mesmo que um Conjunto de ações coerentes, realizada por papeis colaborativos para atingir uma meta, ou seja, Processo também é um conjunto completo e dinamicamente coordenado de atividades colaborativas e transacionais que entrega valor ao cliente. É o processo de negócio que realiza o curso da ação, que também quer dizer que o curso de ação assegura que a empresa faz progresso em uma ou mais de suas metas. O processo de negócio representa como a empresa funciona, como ela produz seus produtos. Onde encontramos os processos? Os processos estão “espalhados” por todos os setores dentro de uma organização, ou seja, cada setor tem um processo que o faz funcionar como deveria e assim é responsável por este processo. Em um processo são encontradas muitas interações (interações dentro do mesmo departamento e interações entre departamentos). Nas organizações serão encontrados processos sendo executados por pessoas de diferentes departamentos, esta situação normalmente ocorre ao lançar um novo produto.
Processos de Criação de Valor
Valor é uma variável mercadológica e, como tal, função de percepção. Decorre de aspectos etéreos como imagem, atração, prestígio, simpatia, satisfação, etc, ou seja, muito mais mentais e emocionais do que econômicos. Claro que existe um ingrediente financeiro e que fatores econômicos concretos e facilmente mesuráveis como lucro, EBITDA, produtividade, market share e outros contribuem e influenciam a percepção, mas eles não são “o” valor.
Na realidade, o verdadeiro valor é e deve ser o resultado de um foco tripartite: acionistas + consumidores + pessoas. Acionistas insatisfeitos deixarão a empresa à deriva, por ausência ou desleixo decisório e falta de suporte de capital. Consumidores desinteressados esquecerão o produto ou estarão dispostos a pagar por ele menos do que o preço que sustenta a viabilidade do negócio. A dimensão “pessoas” é a mais complexa, por ter dois componentes, um interno e outro externo. No interno estão colaboradores percebidos pela retenção, carreira, satisfação, motivação, dedicação, força de equipe. No externo está, em lato sensu ,toda a sociedade e, por extensão, todo o meio ambiente.

Continue navegando