Buscar

ORGANIZAÇÃO E ESTRUTURA PORTUÁRIA Avaliação parcial (simulado) 03

Prévia do material em texto

ORGANIZAÇÃO E ESTRUTURA PORTUÁRIA
	
	Simulado: GST0305_SM_V.3 
	 Fechar
	Aluno(a): 
	Matrícula: 
	Desempenho: 4,0 de 10,0
	Data: 04/05/2016 23:00:09 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201407483029)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Lugar abrigado, no litoral ou à margem de um rio, lago ou lagoa, dotado de instalações adequadas para apoiar a navegação e realizar as operações de carga, descarga e guarda de mercadorias, embarque e desembarque de passageiros, constituindo um elo entre transportes aquaviários e terrestres. Estamos falando de:
		
	
	Trapiche
	
	Cais
	
	Molhe
	 
	Porto
	 
	Terminal
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201407539728)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A atividade portuária depende de diversos fatores para que ocorra satisfatoriamente. Dentre esses, podemos destacar aspectos relacionados à infraestrutura, aos trabalhadores portuários e aos tipos de carga e navios com que operam. Sobre esses fatores foram feitas as seguintes afirmações:
I - Os tipos de instalações de armazenagem independem do tipo de carga que será armazenada.
II - A quantidade de trabalhadores portuários envolvidos em uma operação de carga ou de descarga de um navio depende do tipo de carga movimentada.
III - Os navios que frequentam um terminal especializado na movimentação de um tipo específico de carga apresentam sempre o mesmo porte bruto.
 
Está (ão) correta (s):
		
	
	somente I
	
	somente I e III
	 
	somente II
	 
	I, II e III
	
	somente I e II
	
	 3a Questão (Ref.: 201407483655)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A homologação dos valores das tarifas portuárias compete:
		
	
	à Capitania dos Portos Local.
	 
	ao Conselho de Autoridade Portuária.
	
	à SEP.
	 
	à ANTAQ.
	
	ao OGMO.
	
	 4a Questão (Ref.: 201407539719)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Exercem suas funções no porto organizado, de forma integrada e harmônica, a Administração do Porto, denominada autoridade portuária, e as autoridades aduaneira, marítima, sanitária e de saúde, e de polícia marítima. Dentre as atribuições da Autoridade Aduaneira, destacamos:
		
	
	Pré-qualificar os operadores portuários.
	 
	Cumprir e fazer cumprir a legislação que regula a entrada, a permanência e a saída de quaisquer bens ou mercadorias do País.
	
	Cuidar da saúde humana e suas ameaças.
	
	Expedir os documentos de identificação do trabalhador portuário.
	
	Assegurar a salvaguarda da vida humana no mar.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201407435899)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Processo mecânico destinado a raspar o fundo do solo submerso, retirando o material considerado excessivo e despejando esse material em local previamente selecionado:
		
	 
	Dragagem
	
	Derrocagem
	
	Saneamento
	
	Sedimentação
	
	Assoreamento
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201407438245)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Obra de engenharia marítima destinada a proteger a porto da ação das ondas do mar, apoiada no leito submarino e possuindo as suas 2 extremidades dentro d'água,
		
	
	Duque D'Alba
	
	Molhe
	
	Dique
	
	Píer
	 
	Quebra-mar
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201407931768)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"De um modo geral, os portos são extremamente importantes numa avaliação socioeconômica pelos benefícios proporcionados com a geração de emprego, geração de receita para o setor privado e, principalmente, com relação a ganhos no comércio exterior, como é o caso do Brasil que tem conseguido sucessivos superavits em sua balança comercial com auxílio das cargas portuárias, vitais para o pagamento de sua dívida externa".
Com base no texto e no conteúdo da disciplina, é INCORRETO afirmar que:
		
	
	no âmbito nacional, o desenvolvimento se dá em setores vinculados à atividade portuária tais como: o transporte, o comércio, a ciência e tecnologia, o planejamento urbano e outros.
	
	as atividades portuárias são indutoras de desenvolvimento dos municípios, visto que geram emprego e renda.
	
	os portos são cruciais para o equilíbrio da balança comercial do Brasil.
	
	a atividade portuária contribui significativamente para o comércio externo brasileiro.
	 
	não agregam valor ao desenvolvimento da pesca, do ecoturismo e das atividades dos pequenos produtores rurais.
	
	 8a Questão (Ref.: 201407604072)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A ATIVIDADE PORTUÁRIA É CONSIDERADA A ESPINHA DORSAL DO DESENVOLVIMENTO, SENDO, PORTANTO, NECESSÁRIA PARA QUE OS PAÍSES POSSAM SOBREVIVER NO MUNDO GLOBALIZADO QUE NOS É IMPOSTO. É EVIDENTE QUE, DENTRO DA ATUAL CONJUNTURA EM QUE VIVEMOS FAZ-SE NECESSÁRIA UMA PREOCUPAÇÃO LATENTE NA PROTEÇÃO AMBIENTAL, NÃO SENDO NOVIDADE QUE ESSA ATIVIDADE É GRANDE DEPREDADORA DO AMBIENTE. SOBRE A ATIVIDADE PORTUÁRIA, SUA IMPORTÂNCIA E SEUS IMPACTOS FORAM FEITAS AS SEGUINTES AFIRMAÇÕES: I - OS PORTOS SEMPRE TIVERAM UMA RELAÇÃO MUITO DIRETA NA HISTÓRIA DAS CIDADES, VISTO QUE AO BUSCAR AS CONDIÇÕES GEOGRÁFICAS FAVORÁVEIS À CONSTRUÇÃO DO PORTO, ÁGUAS CALMAS E PROFUNDAS, TAMBÉM SE LEVAVA EM CONSIDERAÇÃO AS CONDIÇÕES TERRITORIAIS ADEQUADAS À URBANIZAÇÃO, MANANCIAIS DE ÁGUA POTÁVEL E UMA POSIÇÃO ESTRATÉGICA QUE POSSIBILITASSE O DESENVOLVIMENTO DO COMÉRCIO. II - COM A PROMULGAÇÃO DA LEI N. 8.630/1993, CHAMADA DE LEI DE MODERNIZAÇÃO DOS PORTOS, PERMITIU-SE UM NOVO MODELO DE PRIVATIZAÇÃO DE SERVIÇOS PORTUÁRIOS, O COMANDO ÚNICO DAS EQUIPES DE TRABALHO E A OPERAÇÃO DE CARGAS DE TERCEIROS EM TERMINAIS PRIVADOS. III - É EVIDENTE QUE A ATIVIDADE PORTUÁRIA GERA IMPACTOS NEGATIVOS DIRETOS AO MEIO AMBIENTE, PRINCIPALMENTE NO LOCAL ONDE O PORTO SE INSTALA PARA REALIZAÇÃO DE SUAS ATIVIDADES. CONTUDO, DEVE-SE CONSIDERAR, EM CONTRAPARTIDA, QUE HÁ A GERAÇÃO DE IMPACTOS ECONÔMICOS, QUE, POR CONSEGUINTE, APRIMORAM O STATUS SOCIAL DA POPULAÇÃO, OU SEJA, AUMENTA A QUALIDADE DE VIDA DAS PESSOAS COM A GERAÇÃO DE RIQUEZAS TRAZIDAS, O QUE OCASIONA A DIMINUIÇÃO DA POBREZA. ESTÁ(ÃO) CORRETA(S):
		
	 
	I, II E III
	 
	SOMENTE I E III
	
	SOMENTE II
	
	SOMENTE I
	
	SOMENTE III
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201407434825)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Os seguintes serviços são cobrados dos navios pela Autoridade Portuária:
		
	
	Dragagem e Sinalização
	
	Lanchas e Rebocadores
	
	Praticagem e Capatazia
	 
	Infraestrutura Aquaviária e Terrestre
	 
	Conferentes e Estiva
	
	 10a Questão (Ref.: 201407627855)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O Regulamento de Exploração do Porto, instrumento básico de regulação local, tem como objetivo regular as atividades, disciplinando e organizando o uso das instalações, a cobranças de taxas e tarifas, a prestação de serviços e demais atividades do porto organizado. As tarifas relativas aos serviços de movimentação de carga são cobradas aos requisitantes destes serviços diretamente por:
		
	 
	Autoridade Portuária
	
	Sindicatos das categorias de TPA¿s.
	
	Conselho de Autoridade Portuária
	
	Órgão Gestor de Mão de Obra
	 
	Operador Portuário

Continue navegando