Buscar

COMO FAZER UM AGRAVO DE INSTRUMENTO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

�
PARA ELABORAR O RECURSO DE AGRAVO DE INSTRUMENTO:
O recurso de agravo de instrumento deve ser dirigido ao Egrégio Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul;
Deve ser incluído o número do processo de origem;
Deve ser qualificada a agravante;
Deve ser informado o nome do recurso, às fls. da decisão interlocutória que se está atacando, onde tramita a ação, o nome da ação;
Deve ser informada a base legal para a interposição do recurso – art. 522 e seguintes do Código de Processo Civil;
Deve ser exposto o fato foi exposto;
Devem ser incluídas as razões do pedido de reforma da decisão;
Deve ser incluído o nome e o endereço completo dos advogados constantes do processo;
Deve ser requerida a juntada das peças necessárias a formação do instrumento;
Deve requerida a juntada do comprovante do pagamento de custas ou da manutenção do pedido de assistência judiciária gratuita;
Deve ser pleiteado que o agravo seja conhecido e provido;
Deve ser inserida data;
Deve ser inserida local para a assinatura do advogado;
Deve ser realizada a peça de juntada do agravo – direcionada ao juízo de origem - e das peças que o instruíram.
MODELO
	Excelentíssimo Senhor Doutor Desembargador Presidente do Egrégio Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul:
FULANO DE TAL, (qualificação), nos autos da Ação de ___________________, autos nº _________________, que move em face de  BELTRANO DE TAL,  (qualificação), através do seu procurador, com endereço profissional (endereço do advogado), onde deverão ser recebidas as intimações, vem, respeitosamente à presença de Vossa Excelência, inconformado com a decisão interlocutória que _________ (descrever o que foi indeferido ou negado), interpor o recurso de AGRAVO de INSTRUMENTO, com fulcro nos arts. 522 e 524 do Código de Processo Civil, para ver reformada a decisão interlocutória de fl. __, a fim de que seja (descrever o objetivo e finalidade do agravo de instrumento),  pelas razões de fato e de direito (anexo) aduzidas a seguir:
Para a formação do instrumento o advogado que subscreve informa que foi juntada cópia integral dos autos, declarando ainda que as cópias que instruem o presente agravo de instrumento são autênticas.  (art.544, §1º, CPC).
O advogado que subscreve informa seu endereço profissional: (descrever endereço completo do advogado)
O advogado que subscreve informa o endereço profissional do advogado da parte agravada: (descrever endereço completo do advogado, não tendo sido citada a parte contrária informe que ainda não há advogado constituído e por isto não foi possível obter o endereço)
O advogado que subscreve informa que foi juntado comprovante de preparo do presente recurso. (Na hipótese do agravante ser beneficiário  da assistência judiciária gratuita informe que deixou de juntar comprovante de preparo do recurso, uma vez que a agravante está isenta das custas processuais, em especial o preparo.)
Diante do exposto, requer que seja reformada integralmente a decisão interlocutória de fls. __, sendo julgado procedente todos os pedidos do presente agravo de instrumento, para (descrever a finalidade e objetivo do agravo de instrumento)
São os termos em que se pede e aguarda deferimento.
Canoas, _______.
	Advogado – OAB/RS
	Razões do Agravo de Instrumento
	Egrégio Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul
	Colenda Câmara Cível
	Eméritos Julgadores
Processo nº ________________
Agravante: _________________________
Agravado: __________________________
Natureza:  (constar o nome da ação)
I – Razões Fáticas para Reforma da Decisão
(Descrever os fatos que dão ensejo a modificação da decisão interlocutória que é objeto do agravo de instrumento. Descrever também os exatos termos da decisão interlocutória que é questionada. Se há algum ponto fático relevante ou favorável ao agravante também  deverá ser citado, com a finalidade de melhor fundamentar o agravo de instrumento e obter sucesso no pleito)
II – Razões de Direito para Reforma da Decisão
 	(Descrever com argumentos os fundamentos favoráveis ao agravante, ou seja, citar artigos de lei (transcrever alguns), citar jurisprudência, citar doutrina, Citar razões técnicas e lógicas que embasariam a reforma da decisão interlocutória objeto do agravo de instrumento).
III – Do Pedido
Verifica-se que a decisão do juízo merece ser reformada, uma vez que a própria legislação atinente a matéria bem como o pensamento uníssono da jurisprudência e doutrina pátria convergem para a orientação oposta, favorável ao pleito do agravante.
Diante do exposto, requer:
a) Seja concedido o benefício da assistência judiciária gratuita à Agravante, nos termos da Lei 1.060/50 e do art. 5°, LXXIV, da CF/88;
b) Seja o presente Agravo de Instrumento recebido nos efeitos devolutivo e suspensivo, sustando-se a eficácia da decisão agravada até julgamento final do presente recurso, oficiando-se o Juízo a quo dessa suspensão;
c) Seja o presente Agravo de Instrumento provido, com a cassação, em definitivo, da decisão hostilizada, reconhecendo-se equivocada a decisão daquele Douto Juízo, e determinando esse Egrégio Tribunal, àquele Douto Juízo, que proceda (descrever qual deve ser ação a ser realizada pelo juízo a quo para que se efetive os objetivos do agravo de instrumento proposto);
IV – Dados e Informações 
Em atenção ao disposto no art. 524, III, do CPC, a Agravante presta as seguintes informações:
Advogado do Agravante: (Nome Completo) e (Endereço Profissional)
Advogado do Agravado (se houver): (Nome Completo) e (Endereço Profissional)
Documentos Anexos: (descrever todos os documentos que instruíram o agravo de instrumento)
Nos termos do art. 544, § 1º, do CPC, a Agravante declara autênticas as cópias juntadas no presente agravo.
Canoas/RS, __.
Advogado OAB/RS
Obs.: No novo CPC o prazo para interposição do agravo de instrumento será de 15 dias e o seu protocolo poderá ser feito diretamente no tribunal ou na própria comarca seção ou subseção judiciárias – art. 1017, § 2º, I e II. Não haverá mais o agravo retido, pois o que era matéria para agravo poderá ser suscitado nas preliminares do recurso de apelação.
Base legal para o agravo de instrumento: art. 1015, do CPC. E, deverão ser anexadas as seguintes peças (art. 1017, NCPC: petição inicial, contestação e petição que resultou na decisão agravada, bem como, facultativamente, outras peças consideradas úteis para apreciação do juízo. Ademais, deverá ser realizada alusão às possibilidades de correção de eventuais vícios na formação do instrumento por decisão do relator. Ainda, no novo código é faculdade do agravante informar o juízo de origem a interposição do recurso – mas há interpretação diversa... sustento que é prudente informar ao juízo.
Admite-se a realização de sustentação oral nos agravos que versem sobre as tutelas provisórias de urgência art. 937, VIII.

Outros materiais