Buscar

Avaliando o aprendizado

Prévia do material em texto

Currículo: teoria e prática
	
	 1a Questão (Ref.: 201302059694)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A cultura da escola se constitui pelo jogo de intercâmbio e de interações presentes na dinâmica escolar de transmissão-assimilação, em que estão presentes crenças, aptidões, valores, atitudes e, comportamentos dos sujeitos implicados nesse processo (SOUZA & FLEURI, 2003, p.72) De acordo com os autores, os atos de currículo devem privilegiar:
		
	 
	Diálogo, respeito e interações entre os sujeitos envolvidos.
	
	Símbolos e linguagens padronizados teoricamente.
	
	Organização de turmas homogêneas.
	
	Perspectiva monocultural da comunidade.
	
	Normatização da conduta dos alunos.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201302700367)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em 1918, Bobbitt escreve o livro que iria ser considerado o marco no estabelecimento do currículo como um campo especializado de estudos: The curriculum. Na proposta de Bobbitt, a educação deveria funcionar de acordo com
		
	
	algo que deva levar em consideração os interesses e as experiências das crianças e jovens.
	
	uma construção social e sem neutralidade.
	
	o desenvolvimento da noção de cultura.
	
	os princípios democráticos defendidos por Dewey.
	 
	os princípios da administração científica proposto por Taylor.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201302744695)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	As Escolas Famílias Agrícolas (EFA's) surgiram na França, nos anos 30, com o objetivo de proporcionar educação aos filhos de pequenos agricultores. No Brasil, atualmente, existem cerca de 258 EFA's em 20 estados (2013).Em relação à Pedagogia da Alternância, projeto educacional das EFA's, pode-se afirmar : I- A PA forma para o mundo do trabalho devido a seu currículo específico. II- Os alunos são chamados alternantes porque passam quinze dias internos nas escolas e quinze no campo. III- Para os teóricos da PA, tempo, espaço e práxis não são elementos fundantes do currículo. IV- Na PA, as bases teóricas do currículo formal são articuladas às atividades práticas e aos saberes do dia a dia. As assertivas corretas são:
		
	
	II apenas.
	
	I, II e III.
	 
	I, II e IV.
	
	II e III.
	 
	II e IV.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201302099766)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Fonte: MEC: ENC/Provão-Pedagogia 2002-adaptada) Segundo Libâneo, a docência de qualquer conteúdo científico e cultural supõe uma transposição pedagógico-dialética, o domínio de saberes pedagógicos como condição para a aprendizagem eficaz e o conhecimento das características sociais e culturais dos aprendizes. (LIBÂNEO, José Carlos. Produção de saberes na escola. In CANDAU, Vera (org.) Didática, Currículo e Saberes Escolares. Rio de Janeiro: DP&A, 2001) Assim, situando a formação continuada e o currículo do próprio professor para atender aos desafios da sociedade contemporânea, uma das vertentes da construção/reconstrução do processo edagógico, uma ação que responde a essas necessidades dos professores é:
		
	 
	a promoção de estudos permanentes com articulação entre a fundamentação teórica e a prática educativa cotidiana no trabalho do professor.
	
	a análise de levantamentos estatísticos do desempenho dos alunos para fazer inferências sobre a qualidade do trabalho pedagógico.
	
	a introdução de leituras sobre questões atuais do ensino que promovam a mudança no discurso do professor sobre a aprendizagem dos alunos.
	
	o estabelecimento de grupos de trabalho, objetivando adequar a ação docente cotidiana aos conteúdos teóricos definidos.
	
	a distribuição de material didático investimento na qualificação do teórica dos professores por meio de cursos e treinamentos que priorizam conteúdos específicos das diferentes áreas.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201302099708)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Para Silva (2004, p. 111), "o pós-modernismo não representa (...) uma teoria coerente, unificada, mas um conjunto variado de perspectivas, abrangendo uma diversidade de campos intelectuais, políticos, estéticos, epistemológicos". Segundo Silva (2004), o pós-estruturalismo trata-se de uma "categoria bastante ambígua e indefinida, servindo para classificar um número sempre variável de autores e autoras, bem como uma série também variável de teorias e perspectivas". Ao se comparar os textos dos dois autores citados, constata-se que, no âmbito do currículo o pós-modernismo e o pós-estruturalismo colocam em "xeque", essencialmente, os pressupostos:
		
	
	antropológicos.
	
	interculturalistas.
	
	sociológicos.
	
	modernistas.
	 
	multiculturalistas

Continue navegando