Buscar

O Brincar para Vygotsky

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
O BRINCAR PARA VYGOSTKY
*
 “Zona de desenvolvimento proximal’’  É a zona cooperativa do conhecimento. 
*
 “Zona de desenvolvimento proximal’’
 A brincadeira é fundamental. O Jogar e brincar consolida conhecimentos.  Criança elabora habilidades e conhecimentos socialmente disponíveis que passará a internalizar. 
*
 
  A criança se projeta no mundo dos adultos, ensaiando atividades, comportamentos e hábitos. 
*
 
  No brinquedo, 
 No brinquedo, o pensamento está separado dos objetos e a ação surge das ideias e não das coisas.
*
 
 A criança se inicia no mundo adulto por meio da brincadeira e pode antever os seus papéis e valores futuros. 
*
 
 Através do brinquedo, a criança estabelece suas relações com a vida real. Ela vai experimentar sensações que já conhece e vai desenvolvendo regras de comportamento que imagina serem corretas. 
*
 
  A situação imaginária criada pela criança é que define o brincar.  As brincadeiras por meio de jogos estimulam a curiosidade e a autoconfiança, proporcionando o desenvolvimento do pensamento, da concentração, da atenção e da linguagem. 
*
 
 
 O jogo e o brinquedo são instrumentos que devem ser explorados na escola como um recurso pedagógico de grande valia. 
*
 “O jogo da criança não é uma recordação simples do vivido, mas sim a transformação criadora das impressões para a formação de uma nova realidade que responda às exigências e inclinações dela mesma”. VYGOTSKY
*
O FAZ-DE-CONTA SEGUNDO VYGOSTKY
*
 
  Quando Vygotsky discute o papel do brinquedo, refere-se especificamente à brincadeira de "faz-de-conta", como brincar de casinha, brincar de escolinha, brincar com um cabo de vassoura como se fosse um cavalo. 
*
  As crianças evoluem por intermédio de suas próprias brincadeiras e das invenções das brincadeiras feitas por outras crianças e adultos.  Nesse processo, ampliam sua capacidade de visualizar a o mundo, pois estas brincadeiras, possuem uma característica comum: a atividade do homem e suas relações sociais e de trabalho.
*
  Ao reproduzir o comportamento social do adulto em seus jogos, a criança está combinando situações reais com elementos de sua ação fantasiosa.
*
 “O lúdico influencia enormemente o desenvolvimento da criança. É através do jogo que a criança aprende a agir, sua curiosidade é estimulada, adquire iniciativa e autoconfiança, proporciona o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentração.” (VYGOTSKY, 1998)
*
  A criança passa a dirigir seu comportamento pelo mundo imaginário, o pensamento está separado dos objetos e a ação surge das ideias. 
*
  É preciso considerar as brincadeiras que as crianças trazem de casa ou da rua e que organizam independentemente do adulto, como um diagnóstico daquilo que já conhecem tanto no diz respeito ao mundo físico, social ou afetivo.
*
  Conclui-se que o brincar, de fato, constitui-se como peça primordial dentro do processo de desenvolvimento e aprendizagem. FIM
*
ALUNAS: Amanda Freitas Bárbara Walpassos Juliana Sereno Karine Mageste Larissa Lasneau Maria Carolina Santos Milena Farani Priscila Magalhães Ruane Bernardes Tatiane Tavares 
 3º Período Psicologia USS
 
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais