Buscar

APOL DA JHENIFER FASE 2 nota 90

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

APOL
Leia o fragmento do texto a seguir:
O que atualmente se chama de portfólio já foi conhecido por diversas denominações no meio acadêmico, como dossiê do professor, auto-relato do docente, pasta ou arquivo de aula ou simplesmente caderno de resumo..
Fonte: Fonte: BOTH, Ivo José. Avaliação planejada, aprendizagem consentida: é ensinando que se avalia, é avaliando que se ensina. 2 ed. rev. ampl. Curitiba: Ibpex, 2008, p. 79.
 
Considerando o texto e os conteúdos abordados no livro da disciplina, acerca do portfólio no processo de avaliação da aprendizagem, leia as sentenças a seguir, analisando-as:
I. ( ) O portfólio é um do instrumentos que mais contribuem para a avaliação de desempenho, tanto do aluno como do professor.
II. ( ) Pode-se utilizar o portfólio para autoavaliação de desempenho do processo de aprendizagem.
III. ( ) Trata-se de uma apresentação oral para o público, que possibilita a transmissão das informações pesquisadas, contribuir para a aprendizagem do ouvinte e do expositor.
IV. ( ) O portfólio inclui material sobre trabalhos, relatórios, resultados de prova, exames, autoavaliações dos alunos.
 
 Agora, marque a sequência correta:
 
	
	A
	V, F, V, V
	
	B
	F, V, V, V
	
	C
	V, V, F, V
	
	D
	V, F, V, F
	
	E
	F, F, V, V
Leia o texto:
A avaliação é resultado de uma soma de fatores: a forma que o professor escolheu para avaliar, as ideias pedagógicas que permeiam essa escolha, as considerações acerca dos instrumentos utilizados, as datas de aplicação destes, a relação do aplicador com os educandos, entre outros fatores.
Fonte: DALLA VALLE, L. R. L; LUCA, N, L, R. Avaliação Educacional. Curitiba: Opet, 2012, p. 69.
 
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro da disciplina, quais os critérios para a formulação de questões de avaliação?
I. ( ) Apontamento dos objetivos que nortearão a avaliação.
II. ( ) Identificação dos conteúdos mais relevantes e significativos tema da ementa.
III. ( ) Ineditismo da avaliação garante o potencial para atender às exigências avaliativas.
IV. ( ) Variação dos valores a serem atribuídos às notas de prova e outros componentes.
 
 Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V F V V
	
	B
	
F,V V, V
	
	C
	
V, V, F, V
	
	D
	
V, F, V, F
	
	E
	
F, V
	Na Escola Nova na vertente não diretiva é enfatizada a função escolar do desenvolvimento psicológico, que é considerada mais importante do que os aspectos sociais. Conforme essa tendência, o crescimento pessoal do aluno é mais importante do que o conhecimento didático. Assim, professores, assumiram papel de terapeutas orientando os alunos e criando na sala de aula um ambiente propicio para a auto reflexão e o bem estar psicológico.
ANTONIO, José Carlos. Filosofia da educação. São Paulo: Pearson, 2014 (p.92)
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos da teleaula e no livro base da disciplina, analise as afirmativas a seguir e, após, assinale a que se refere ao papel da escola na concepção da Escola Nova na vertente não diretiva.
	
	A
	O papel da escola era de preparar o indivíduo para desempenhar papeis sociais.
	
	B
	O papel da escola consistia em preparar os alunos por meio da assimilação dos conteúdos para assumirem sua posição na sociedade.
	
	C
	O papel da escola consistia em formação de mão de obra requerida pelo mercado de trabalho.
	
	D
	Na concepção da escola nova na vertente não diretiva coloca como papel da escola exercer uma transformação da personalidade do aluno no sentido libertário e autogestionário.
	
	E
	No que se refere ao papel da escola, a pedagogia na escola nova na vertente não diretiva, propõem a formação da consciência política do aluno por meio da problematização da realidade.
Leia o fragmento de texto:
Na prática docente, o ato de avaliar pode significar um conjunto de ações, de escolha dos sujeitos educacionais, que auxilia no acompanhamento do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes e do próprio professor [...]
Fonte: Barbosa, F. R. P. Avaliação da aprendizagem na formação de professores: estão os futuros professores preparados para avaliar? IX ANPED SUL. Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul. 2012.
Disponível em: <http://www.portalanpedsul.com.br/admin/uploads/2012/Formacao_de_Professores/Trabalho/06_05_26_2082-7202-1-PB.pdf > Acesso em: 22 mar. 2015.
Considerando o texto e os conteúdos abordados no livro da disciplina, acerca da relação professor e aluno no processo de avaliação da aprendizagem, leia as sentenças a seguir, analisando-as:
 
I. ( ) Além de possibilitar a identificação do nível de desempenho, de rendimento e de produção do aluno, a avaliação ainda imprime qualidade no relacionamento entre professor e aluno.
II. ( ) O diálogo entre mestre e aluno permite esclarecer valores imanentes ao conhecimento, com vistas ao encaminhamento das potencialidades do aluno.
III. (  ) Na relação professor e aluno, compete ao professor considerar e a valorizar mais as limitações dos alunos, do que suas próprias potencialidades.
IV. ( ) Um processo avaliativo representa para o professor e para o aluno, a oportunidade ímpar de refletir sobre a prática pedagógica docente e sobre a construção da aprendizagem pelos alunos.
 
Agora, marque a sequência correta:
 
	
	A
	V, F, V, V
	
	B
	F, V, V, V
	
	C
	V, V, F, V
	
	D
	V, F, V, F
	
	E
	F, F, V, V
Embora a escola nova tenha se expandido mais na educação infantil e no ensino fundamental, seus reflexos atingiram também o ensino superior e o modo como o senso comum compreende o papel de alunos e professores na atualidade. De um lado técnicas como trabalhos em grupo, pesquisa, uso de jogos, valorização da criatividade, passaram a fazer parte do ensino superior. Por outro, os alunos já não aceitam a atitude autoritária dos professores e desejam participar ativamente.
SHUR, Inge renate Frose. SILVA, Simone Zampier. Relação professor – aluno-conhecimento. Curitiba:Intersaberes, 2012 (p. 32) 
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos da teleaula e no livro base da disciplina, analise as afirmativas a seguir e, após, assinale a que refere-se a avaliação na Escola Nova na vertente diretiva.
	
	A
	A avaliação tinha por objetivo valorizar os aspectos cognitivos, com ênfase na memorização. Aquilo que havia sido transmitido pelo professor deveria ser repetido de maneira idêntica nas verificações.
	
	B
	A concepção de avaliação na Escola Nova na vertente diretiva visa verificar o processo de aprendizagem, passa também a ser valorizada a participação, os aspectos afetivos, a assiduidade, a responsabilidade e o interesse do aluno.
	
	C
	A avaliação deveria permitir o controle dos resultados de maneira quantitativa.
	
	D
	Não há uma avaliação formalmente estabelecida na escola nova na vertente diretiva.
	
	E
	A avaliação deve ser diagnóstica, com o objetivo de apontar ao professor e aos alunos o que já foi ou não assimilado.
O aparelho ideológico do Estado (AIE) pode não só ser alvo mas também o local da luta de classe e por vezes de forma renhidas da luta de casses.ALTHUSSER, L. Aparelhos ideológicos de Estado. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2010 (p. 110)
Sobre a teoria da escola como aparelho ideológico do Estado, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
(  ) Louis Althusser é o  autor dessa teoria.
(  ) Karl Marx é o autor dessa teoria.
( ) Nessa teoria, o Estado embora se apresente como representante das necessidades e aspirações de todos os membros da sociedade, e, na verdade, representante da classe dominante.
(  ) A classe dominante se utiliza do Estado, e este, por meio de dois “aparelhos”, organiza a sociedade de modo que os donos dos meios de produção se mantenham no poder.
Agora marque a sequência correta:
	
	A
	V – F – V – V
	
	B
	F – V – V – V
	
	C
	V – F – V – F
	
	D
	F – V – F – V
	
	E
	V – V – V – F
Leia o
texto:
Desde a concepção até os 6 anos, a criança desperta para a percepção de um mundo ainda por desvelar, quando a curiosidade se utiliza da observação para a paulatina formação de ainda tênues ideias a respeito do mundo.
Fonte: BOTH, Ivo José. Avaliação planejada, aprendizagem consentida: é ensinando que se avalia, é avaliando que se ensina. 2 ed. rev. ampl. Curitiba: Ibpex, 2008, p. 149.   
 
Considerando o texto e os conteúdos abordados no livro da disciplina, sobre a educação infantil, segundo Both (2008) leia as sentenças a seguir, analisando-as:
I. ( ) A relação da criança da educação infantil com o mundo, se intensifica à medida que a percepção dos acontecimentos vai se tornando realidade concreta por meio do tato, olfato, audição, degustação, visão, prazer e desprazer.
II. ( ) A legislação educacional brasileira trata a etapa pré escolar da criança, denominando-a carinhosamente de educação infantil, sem considerá-la como uma educação que se basta em si mesma, mas sim, como caminho ao ensino fundamental.
III. ( ) A etapa educacional da crianças, dos 0 aos 3 anos, é denominada, pela legislação educacional brasileira como educação básica, pois, considera-se como uma educação que se basta em si mesma.
IV. ( ) A avaliação desse nível de ensino escolar, constitui-se de acompanhamento da criança em seu dia-a-dia, observando-a, percebendo-a, orientando seu comportamento e suas reações e percepções.
 
Agora, marque a sequência correta:
 
	
	A
	V, F, V, V
	
	B
	F, V, V, V
	
	C
	V, V, F, V
	
	D
	V, F, V, F
	
	E
	F, F, V, V
(...) embora a Escola Nova se articule aos interesses do capitalismo industrial, ela propôs uma inversão, defendendo que a adaptação dos sujeitos as necessidades da vida adulta se dariam a partir do respeito e as necessidades imediatas de cada aluno. 
SHUR, Inge renate Frose. SILVA, Simone Zampier. Relação professor – aluno-conhecimento. Curitiba:Intersaberes, 2012 (p. 166) 
Sobre o papel do professor na Escola Nova na vertente diretiva, analise as afirmativas a seguir: 
I – O professor é o detentor do saber.
II – O professor tem um papel secundário, deixa de ser o agente principal na sala de aula e passa a assessorar o grupo no seu trabalho de descoberta.
III – O professor deve criar condições para que o aluno aprenda.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativas I e II apenas.
	
	B
	Afirmativas II e III apenas.
	
	C
	Afirmativas I e III apenas.
	
	D
	Apenas a afirmativa I.
	
	E
	Apenas a afirmativa III.
Com o movimento da Escola Nova, o ensino passou a ser visto como um processo coletivo e socializador, cujo foco principal seria o aluno. Assim surgiram diversos métodos e técnicas e ensino socializados, com foco no aluno.
BELTHER, Josilda Maria. Didática I. São Paulo: Pearson, 2014 (p 139) 
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos da teleaula e no livro base da disciplina, analise as afirmativas a seguir e, após,  assinale a que se refere ao método de ensino na escola nova na vertente não diretiva.
	
	A
	O método de ensino se baseia no aprender fazendo, de modo que eram valorizados a pesquisa, a descoberta, o estudo do meio natural e social, o método de solução de problemas.
	
	B
	O método de ensino é dispensável, devendo cada professor desenvolver seu estilo próprio, com o intuito de facilitar a aprendizagem.
	
	C
	O método de ensino deveria ser impessoal, eficiente, cientificamente comprovado.
	
	D
	O método de ensino utilizado pelos professores era, principalmente, a exposição oral.
	
	E
	O método de ensino se baseia na vivência grupal, na autogestão, na iniciativa dos alunos.
	
	
Leia as asserções a seguir:
Os denominados instrumentos de avaliação, para ser correto, deveriam ser chamados de instrumentos de coleta de dados para a avaliação, na medida em que testes, provas, redações, monografias, arguições, [...] coletam dados que descrevem o desempenho provisório do aluno, dando base para a sua qualificação diante de determinados critérios.
Fonte: LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem: visão geral. p. 4. Disponível em: < http://www.luckesi.com.br/textos/art_avaliacao/art_avaliacao_entrev_paulo_camargo2005.pdf >Acesso em: 12 abr. 2015.
 
De acordo com o texto e com os assuntos abordados nas aulas, sobre os componentes avaliativos, enumere, na ordem sequencial, as explicações que se relacionam a cada um dos elementos a seguir:
 
Competência
Capacidade
Habilidade
Convivência
 
(  ) Sugere domínio de conhecimentos.
(  ) Pressupõe saber relacionar e aplicar os conhecimentos, bem como dar-lhe aplicabilidade de forma criativa e criadora.
(  ) Requer saber o que fazer, como aplicar e relacionar conhecimentos.
(  ) Implica em sentir-se valorizado como pessoa competente, capaz e hábil, fazendo refletir o bem-estar.
	
	A
	1, 2, 3, 4
	
	B
	4, 3, 2, 1
	
	C
	2, 4, 1, 3
	
	D
	3, 2, 1, 4
	
	E
	1, 3, 2, 4

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais