Buscar

QUAL_COMUNICACAO_ESTAMOS_FALANDO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade de Brasília – UnB
Faculdade de Comunicação – FAC
Curso de Comunicação Social
Disciplina: Teorias da Comunicação 1 – prof. Luiz C. Martino
Nome aluno (a): Marianne de Lazari Ferreira / matrícula: 13/0014613
Brasília, 25 de Agosto de 2013.
Obra: Luiz C. Martino, DE QUAL COMUNICAÇÃO ESTAMOS FALANDO?, in A. Hohlfeldt; L. Martino; V. França (orgs.) – Teorias da Comunicação. Vozes. Petrópolis, 2001. 
Resumo:
Todo profissional que estuda Comunicação deveria saber o que de fato significa a palavra “comunicação” de modo que não se envergonhe em público. Contudo esta palavra apresenta muitos significados e nenhum responde de modo adequado, ao nível acadêmico, a pergunta “O que é comunicação?”. 
O termo comunicação surge do latim ‘communicatio’ que transmite a ideia de uma “atividade realizada conjuntamente”. 
A palavra latina surge por causa da prática dos cenobitas de “tomar a refeição da noite em comum”, e por que busca expressar não o ato banal de “jantar”, mas a “coletividade” da ação.
Este sentido original tem mais três sentidos implicados: 1) a palavra comunicação não diz respeito a todo e qualquer tipo de relação humana, somente às relacionadas de algum modo a reclusão humana; 2) ela tem por objetivo romper este isolamento social; 3) e incentivar a realização de atividades coletivas.
Dentre os diversos significados dados a palavra por dicionários da língua portuguesa, as definições que mais se destacam são: 
“[...] 1. Fato de comunicar, de estabelecer uma relação com alguém, com alguma coisa ou entre coisas. 2. Transmissão de signos através de um código (natural ou convencional). 3. Capacidade ou processo de troca de pensamentos, sentimentos, ideias ou informações através da fala, gestos, imagens, seja de forma direta ou através de meios técnicos. 4. Ação de utilizar meios tecnológicos (comunicação telefônica). 5. A mensagem, informação (a coisa que se comunica: anúncio, novidade, informação, aviso... “tenho uma comunicação para você”, “apresentar uma comunicação em um congresso”). 6. Comunicação de espaços (passagem de um lugar a outro), circulação, transporte de coisas: “vias de comunicação – artérias, estradas, vias fluviais”. 7. Disciplina, saber, Ciência ou Grupo de ciências. [...]” (A. Hohlfeldt; L. Martino; V. França (orgs.) – Teorias da Comunicação. Vozes. Petrópolis, 2001.)
Estando as três últimas em desacordo com a etimologia do termo. A quinta definição é relativa, pois a mensagem (informação) por si só não se comunica. Ela (traço material + código) é o rastro de uma consciência sobre um suporte (material), permitindo que outra consciência possa alcançar aquela primeira, é uma comunicação potencial. A sexta definição surge meio do comércio grego no qual os comerciantes além de transportarem mercadorias para outras cidades tinham que ter grande poder de convencimento, persuasão. Isto é, tinham que saber se comunicar. Com isso a comunicação passa a ser um modo de obter poder social. E a sétima definição traz a tona a dificuldade de tornar exclusiva a esfera de atuação da Comunicação. Por causa disso, muitos pesquisadores dizem que a Comunicação é uma síntese de estudos variados. 
A polissemia do termo “comunicação” dificulta a síntese da definição procurada. Pois temos três grandes domínios da comunicação: os Seres Brutos (para os quais a comunicação é relação), os Seres Orgânicos (ela é baseada no esquema Estímulo – Organismo – Resposta) e o Homem (que a comunicação é simbólica). E a comunicação é simbólica para o homem, pois a cultura interfere no processo comunicativo. Opondo-o ao homem animal (biológico, natural). Esse simbolismo permite que o homem seja um ser da comunicação para consigo (subjetivamente) e para com o mundo, ambos são resultado da interferência de outrem.

Outros materiais