Buscar

Significados da Filosofia Política e Teoria do Direito

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Disciplina:Ciências Política
Profeessor:Adolfo Ribeiro
Turma:I
Aluno: Macleide Oliveira Silva Dantas					
	Disserte sobre os significados de: filosofia Política para Bobbio, sobre a teoria tridicional do Direito e sobre a ciência Política na contemporaneidade. Em seguida estabeleça uma interelação entre os primeiros significados, a teoria de Reale e a ciência Politica.
Partindo de uma releitura da teoria do direito do pensamento de Bolbio, a obra teoria da norma jurídica, não se adéqua por completo a tridimensionalidade do direito e do culturalismo jurídico que tem um dos seus representantes Miguel Reale.
A fundamentação de ciências política é compreendida como estudo dos fenômenos político conduzido com a metodologia das ciências impíricas e utiliza todas as técnicas de pesquisa própria da ciência do comportamento.
A forma mais tradicional da corrente da filosofia política é de entende-la como: descrição, projeção, teorização da ótima Republica, ou até mesmo como construção de um modelo de estado. E a segunda forma é considera-la como busca do fundamento último do poder, e perguntar?
A quem devo obedecer?E porque? nesta acepção a filosofia política consiente na solução do problema da justificação do poder último, ou na determinação de um ou mais critérios de legitimidade do poder.
Pode-se entender também, como atividade autônoma, modo ou forma segundo um dos idealista que tem características espécificas que a distinguem da ética quanto da economia, ou do direito, ou da religião. A mesma se diz que a tarefa da filosofia do direito é a determinação do conceito do direito.
Pode falar nessa acepção da filosofia como metaciência, é o estudo da política em um segundo nível, não é aquele direto da busca cientifica conhecida como estudo empírico dos comportamentos políticos, mas aquele indireto, da critica e legitimação dos procedimentos através dos quais é conduzida a pesquisa no primeiro nível. Nessa acepção de filosofia política entra a orientação da filosofia analítica em direção a redução da filosofia política em analise da linguagem política
O problema das relações entre filosofia política e ciência política tem aspectos distintos.
Quando se entende por filosofia política a teoria da ótima republica, a relação com a ciência política é de clara oposição. A ciência política tem uma função descritiva ou explicativa a filosofia como teoria da ótima republica tem uma função prescritiva’ o objeto da primeira é a política como é a verdade efetiva. A segunda, apolítica como deveria ser, são dois modos divergentes de considerar o problema político de vista respectivamente autônomos.
A projeção em direção a filosofia como teoria da ótima republica é a utopia; a mesma projeção em direção ao futuro da ciência política tem aspecto de “futurível¨.
O Desenho utópico é o projeto de um Estado que deve ser, no sentido moral de “Deve, a futurologia é a previsão de um Estado que deve ser no sentido naturalista de “deve¨.
A passagem do comportamento filosófico para o comportamento cientifico, a utopia se resume a futurologia.
As concepções jusfilosóficas de Bobbio e Reale não são idênticas.
De um lado, Reale em seus primeiros escritos já desconfiava que a teoria Kelsiana era insuficiente para explicar o Direito. Bobbio, nos seus primeiros escritos era defensor da obra do positivismo, cujo maior expoente foi Kelsen. Bobbio resalta que seu curso de teoria do direito foi produzido no contexto da época em que o positivismo jurídico ainda tinha grande força.
É importante ressaltar que não se afirma que Bobbio é adepto da teoria tridimensional do direito nos moldes realeanos. Até mesmo porque a importância que o filosofo italiano dispensa a linguagem no Direito é algo minorado, quando não criticado, na obra do professor Paulista.
Nas palavras de Reale O jusfilósofo italiano resalta que qualquer norma jurídica pode ser submetida a três critérios de valoração independentes e distintos; justifica, validade e eficácia. Examinando os argumentos do mestre italiano de modo persficaz, torna-se perceptível as bases tridimensionalismo do direito. (Bobbio 2010 ), resalta que o problema, da justiça, diz respeito aos valores ultimos que inspiram dado ordenamento. E com isso o autor enaltece o direito como valor.
O Autor passa a analisar o problema da validade da norma jurídica. Que diz respeito a existência de dada norma independente de juízo do valor. Norma valida é a que existe em dado ordenamento.
Embora sua concepção não seja tão reducionista quanto o positivismo Kelseniano,
O mesmo analisa o terceiro elemento da norma jurídica, qual seja, a eficácia
Esse jaez de independência é a visão a qual a teoria de Bobbio se separa da teoria Realeana. Para Reale, esses elementos se implicam em um processo denominado. Como dialítica da complementariedade.Ao afirmar que tais elementos são independentes, Bobbio, momentaneamente se afasta do tridimensionalismo especifico de Reale e se aproxima da concepção tridimensional, e essa separação faz Bobbio cair no terreno da tridimensionalidade do direito, do resalto que não se pode compreender o Direito fora da concepção de fato, valor e norma, O Direito somente passa a ser compreendido por quem entende-lo como experiência humana.( Bobbio, 2010 ).
Bobbio lembra, que quaisquer das três concepções se usadas de forma isolada para analisar o Direito, so cobram no reducionismo. Ele acrescenta que há três problemas fundamentais do Direito: O deontológico ( valor ),o ontológico ( norma ) e o fenomenológico ( fato) que, se forem estudados separados, não permitem a compreensão correta do fenômeno Juridico.
Portanto o Direito em Bobbio não se resumi a tridimensionalidade do Direito, haja vista o autor analisar a norma Juridica sob a perspectiva da Filosofia Analitica, pode-se observar a aproximação entre a teoria fusfilosofica de Bobbio. Com a de Reale no que diz respeito a essência da tridimensionalidade do direito não seja verdadeira.

Outros materiais