Buscar

Técnica de Fichamento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Continue navegando


Prévia do material em texto

Componente curricular: Leitura e produção de textos acadêmicos / 2013
TÉCNICA DE FICHAMENTO
Segundo SANTOS et al ( 2010, p.4), o fichamento é uma prática de escrita acadêmica que tem por objetivo identificar um objeto de estudo (um livro, um capítulo de livro, um artigo, um filme, um documento, um monumento, uma obra artística) ou reunir dados e proposições sobre determinado tema. Por ser um procedimento básico de identificação, está sempre relacionado a outras práticas de escrita acadêmica.
Ainda de acordo com os autores, existem três tipos de fichamento:
 fichamento bibliográfico;
 fichamento temático;
fichamento geral. 
Esses tipos de fichamento são estratégias de leitura e escrita muito utilizadas no meio acadêmico, em virtude de facilitar a compreensão e o registro de pesquisas, principalmente, para a realização dos trabalhos de conclusão de curso que requerem muitas e diversificadas leituras sobre um determinado assunto.
Então, é muito importante que você, caro aluno, tenha bom domínio dessas técnicas que irão auxiliá-lo na construção de seus conhecimentos e também na produção de seu TCC, na última etapa do curso.
Bom, neste momento de nossos estudos, queremos dispensar uma atenção especial para o fichamento geral. Em outras palavras, poderíamos defini-lo como o resumo das ideias principais de um texto, agrupando-as em tópicos, utilizando citações que as comprovam. Tudo isso, com certeza, contribuirá para a melhor compreensão do estudo feito, além de servir como um arquivo, para eventuais consultas.
Para fazer o fichamento solicitado na atividade proposta, chamamos a atenção para as partes que compõem o texto:
	Referência Bibliográfica
	De acordo com as normas de pesquisa científica.
	Resumo das principais ideias do texto
	Esse resumo, no caso de livro, pode ser norteado pelo conteúdo dos capítulos, títulos e subtítulos.
	Citações relevantes do autor
	São cópias, na íntegra, das considerações feitas pelo autor. 
	Apreciação pessoal
	Compreensão crítica do texto.
Lembramos que o quadro foi utilizado apenas para facilitar a sua compreensão das partes que compõem o fichamento. Assim, a redação do texto é corrente, isto é, um texto contínuo em prosa.
Para proceder a essa organização, o primeiro passo é fazer quantas leituras forem necessárias para compreender o conteúdo do texto. Falamos em leituras, porque em uma primeira leitura é impossível extrair do texto a sua compreensão global. 
Por isso, a cada leitura, o leitor vai descobrindo novas informações que à primeira vista possam ter passado despercebidas. Assim, a partir de uma segunda leitura, faz-se necessário resumir as ideias principais de cada parágrafo, parte ou capítulo do texto. 
Reconhecer essas estruturas já é um bom início, pois cada gênero textual requer um tipo de técnica. Por exemplo, para fazer o fichamento de um artigo científico ou apenas de um capítulo de livro, a organização dos tópicos pode ser por parágrafos, explorando as ideias principais de cada um deles, relacionando-as, retirando informações repetidas e desnecessárias.
Por outro lado, pode-se também fazer o resumo pelas partes que compõem o texto, no caso: as ideias principais contidas na introdução, no desenvolvimento e na conclusão. 
Agora, no caso específico do livro dividido em capítulos, recomendamos o fichamento por capítulo. Nesse sentido, você vai ler cada capítulo atentando para o assunto que o fundamenta e, nesse aspecto, o índice ou o sumário poderá servir-lhe como norte para identificar o que é mais relevante. Não que você deva utilizar somente títulos e subtítulos como resumo, mas eles são de fundamental importância para compreender o que a autora quis enfocar em cada capítulo.
Ah, não se esqueça de incluir a apresentação da obra que funciona como uma introdução, em que a autora expõe o que a levou a escrever o livro e os seus objetivos ao escrevê-lo.
À medida que for resumindo o conteúdo da obra, vá também anotando citações do autor que comprovam ou realçam o assunto. Essas citações devem ser cópias fiéis das palavras do autor, devem vir entre aspas e, no final de cada citação, tem-se que colocar a página de onde ela se encontra.
No final, faça comentários sobre a obra, ou seja, expresse a sua opinião sobre o tipo de texto, as informações contidas nele, os seus supostos leitores, a linguagem utilizada e as contribuições que poderá trazer para quem fizer o seu estudo.
Dessa forma, o seu fichamento ficará muito bem elaborado e a qualquer momento em que você necessitar dos conteúdos abordados pelo livro, eles estarão registrados de forma organizada, levando-o a reconstruir os conhecimentos sem ter que ler novamente o livro todo.
DICAS IMPORTANTES:
Evite frases longas, pois deixam o texto confuso.
Use aspas (“ “) para citações.
Use asterisco ( * ) para resumo.
Use barras // para indicar comentários, opiniões sobre a obra.
AVALIANDO O FICHAMENTO:
A referência bibliográfica está de acordo com as normas de pesquisa científica?
O texto está adequado aos objetivos propostos?
A linguagem utilizada está adequada a possíveis leitores?
O seu fichamento está fiel ao conteúdo do livro?
Ao fazer a apreciação, relata de forma clara e objetiva a sua compreensão crítica do que foi exposto, ressaltando a que possíveis leitores a obra possa interessar?
Obs.: essas instruções são um direcionamento para que você faça uma avaliação do seu texto, o que contribuirá para melhor qualidade da sua escrita.