Buscar

QUESTIONARIO - alimentos e saúde

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FACULDADE SANTO AGOSTINHO – FSA
CURSO: BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
DISCIPLINA: FISIOLOGIA HUMANA
QUESTIONARIO
1° - Muitas vezes quando falamos de dieta estamos sempre encontrando duas palavras: alimentação e nutrição que apesar de serem usadas até como sinônimos tem conceitos diferentes. Qual a diferença desses termos?
Alimentação é um ato voluntário e consciente, é através dela que o ser humano obtém produtos para o seu consumo, é totalmente dependente da vontade do indivíduo, come o que quer e acha que pode comer.
Já nutrição é um ato involuntário e inconsciente, é quando o nosso organismo recebe os nutrientes que necessita para funcionar normal através da alimentação.
É importante saber a diferença entre alimentação e nutrição porque muitas vezes se alimentar não é sinônimo de se nutrir
2°- Entrando um pouco na área da melhoria de rendimento físico, até que ponto alimentos ergogênicos são benéfico à saúde?
Até o ponto que o seu consumo não seja feito de forma exagerada, pois os alimentos ergogênicos consumidos de forma descontrolada e fugindo da dieta balanceada podem causar problemas fisiológicos graves. Por exemplo: o alto consumo de alimentos estimulantes como o café e o chá verde podem causar insônia, ansiedade, náuseas e dores no estomago do individuo.
3° - Sabendo que dieta é o conjunto de alimentos e bebidas ingeridos usualmente por uma pessoa, qual seria o melhor tipo de dieta para o ser humano, alimentos sólidos ou suplementos alimentares? Por quê?
Depende. Existem pessoas que passam muito tempo fora de casa e frequentam ambientes onde é inviável realizar todas as refeições diárias através de alimentos sólidos. Neste caso a alternativa para elas seria a suplementação. Mas estudos revelam que a ingesta de suplementos alimentares não deve substituir totalmente a dieta de uma pessoa que se nutrir com alimentos sólidos, pois nos alimentos sólidos encontramos uma maior riqueza de macro e micronutrientes importantes para o nosso metabolismo.
4° - O que são alimentos funcionais e onde os encontramos com maior abundância?
São alimentos que além de suas funções nutricionais básicas, quando consumidos como parte da dieta, nos trazem benefícios fisiológicos e metabólicos a saúde. Esses alimentos são considerados promotores de saúde e estão associados a prevenção de diversas doenças. Podemos encontrar em maior abundancia em grãos e vegetais.
5° - A saúde e a boa alimentação não estão só relacionadas na quantidade de alimentos que ingerimos, mas sim na variedade de alimentos. É correto afirmar isso? Justique.
Sim. Os dois termos estão diretamente ligados, pois o individuo pode consumir grandes quantidades de alimentos na sua dieta sendo que não há uma boa variedade de alimentos.
A quantidade deve ser suficiente para atender o organismo em todas suas necessidades e a variedade tem que ser ampla para que haja diferentes tipos de nutrientes.
6° - A nutrição relacionada à saúde é um campo bem amplo, pois temos que sempre levar em consideração o publico que esta sendo trabalhado. Em relação a dieta para indivíduos de terceira idade são necessários algumas modificações devido a características do processo de envelhecimento humano. Quais são as principais mudanças na dieta de um idoso?
Aumentar o numero de refeições e em quantidades menores já que o metabolismo dos idosos é menos eficaz, uma vez que os mesmo praticam menos atividades físicas e precisam de menos energia para suas atividades diárias.
7° - Alimentos transgênicos são benéficos ou maléficos do ponto de vista econômico e saudável a população? Justifique.
É relativo, quando se trata de alimentos transgênicos temos os pró e contras.
Benefícios: Economicamente são melhores por que sua vida útil é maior. 
Do ponto de vista saúde, podem ser produzidos alimentos com melhores características nutricionais do que as das espécies naturais.
Malefícios: Economicamente estes produtos são os preferidos pelos agricultores, gerando uma dependência das empresas multinacionais que os comercializam, onde sua falta chega a ser algo impensável.
Do ponto de vista saúde os produtos podem produzir alergias em pessoas e resistência aos antibióticos usados pelos seres humanos, além de poderem trazer consigo substancias químicas que causem alguma patologia em longo prazo no individuo.
8° - Enzimas são substâncias que aceleram o processo de degradação do alimento quimicamente. A enzima é ativada sempre no seu tempo e apenas em certo tipo de reação envolvendo certo tipo de nutriente do alimento. Quais são os tipos de enzimas contidas no suco pancreático? Explique o papel de cada uma delas.
Lipase: após a divisão física das gorduras em minúsculas partidas por meio da ação da bile a enzima pancreática lipase, altamente ativa, digere quase todas as gorduras. 
Amilase: muda o amido para açúcar.
Tripsina: divide as proteínas em aminoácidos.
Nucleasses: dissolve os ácidos nucleicos DNA e RNA
9° - Observe o texto a seguir e diga sobre qual patologia relacionada à dieta ele se refere: “O acúmulo de gordura no corpo causado quase sempre por um consumo excessivo de nutrientes na alimentação, superior ao valor usado pelo organismo para sua manutenção e realização das atividades do dia a dia”.
Obesidade.
10° - Cite basicamente o caminho do alimento da boca aos ânus, o nome do bolo alimentar em cada região do tubo digestório a função de cada órgão nesse caminho e o que ele absorve para o corpo humano.
Na boca ocorre a mastigação (trituração) dos alimentos pelos dentes, mistura e formação do bolo alimentar pela língua o que chamamos de digestão mecânica. A secreção da saliva, rica em amilase, tem a função de lubrificar o alimento para facilitar sua deglutição e iniciar a digestão química do amido por ação enzimática da amilase salivar.
A partir da boca, impulsionado pela língua (deglutição), o alimento desloca-se para a faringe e a seguir para o esôfago, que possui paredes musculares e de cujas as contrações resultam os movimentos peristálticos, que movimentam os alimentos para o estomago. O alimento atinge o estômago por meio da válvula cárdia, que impede seu refluxo para o esôfago durante as contrações estomacais. No estômago, o bolo alimentar é misturado ao suco gástrico por contrações involuntárias de suas paredes musculares, formando-se o quimo. Nele ocorre a digestão enzimática, a principal enzima encontrada no suco gástrico é a pepsina, embora ele também seja composto por ácido clorídrico e agua.
Após a formação do quimo, o alimento passa do estomago para o intestino através da válvula pilórica, o que impede seu refluxo. O quimo atinge a primeira porção do intestino delgado (duodeno), onde a digestão enzimática do alimento ocorre e onde é recebido o suco pancreático e a bile. Passando para a porção intermediaria do intestino (jejuno) ocorre a absorção de alguns nutrientes e finalmente passa para a porção terminal do intestino delgado (íleo) onde começa a absorção de água e sais minerais.
Através da válvula íleo-cecal os restos alimentares e parte da água e sais minerais não absorvidos no íleo vão para o intestino grosso (cólon ascendente, transverso, descendente e sigmóide), onde é retirado toda a água e se forma o bolo fecal até atingirem o reto e, através do ânus excretarem o que o corpo não precisa mais sob forma de fezes.
REFERÊNCIAS
Https://www.youtube.com/watch?v=qvk_6edjkza
https://www.google.com.br/?gfe_rd=cr&ei=bt49v5gybovm8afn07uq&gws_rd=ssl#q=nutri%c3%a7%c3%a3o+e+saude
http://www.cfn.org.br/
https://www.passeidireto.com/
Nutrição e promoção da saúde: perspectivas atuais - Vanessa a. Ferreira
Rosana Magalhães.
Utilização de recursos ergogênicos nutricionais e/ou farmacológicos em uma academia da cidade de barra do piraí, rj - Luana palmeira pereira.
Proteínas do soro do leite: composição,Propriedades nutricionais, aplicações no
Esporte e benefícios para a saúde humana - Wilson césar Universidade federal de lavras (ufla)
Alimentação e nutrição no brasil – Governo Federal.
Educação alimentare nutricional – da teoria a pratica – Monica Galisa, Alessandra Paula Nunes, Luciana Garcia e Sandra Chemin.
Fisiologia Humana – 7°Edição – Stuart Ira Fox.

Outros materiais