Buscar

SEMANA 04 FIL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SEMANA 04
Caso 01 – Justo como meio termo
1. É possível, em Aristóteles, relacionar a ideia de justo meio à ideia de proporcionalidade no direito? Justifique sua resposta.
Não. Para Aristóteles, a justiça assim como algumas virtudes de caráter, é uma disposição e não mera capacidade. Para ele, uma ação só é justa, estrita ou absolutamente falando, se for causada pela disposição de ser justo. Ou seja, não é possível fazer este tipo de relação, do justo com a proporcionalidade, pois para ele, não se pode ser justo em partes, proporcionalmente, ou você é justo ou não, não há espaço para ser justo de forma proporcional.
2. No caso acima, constatada que a lei não respeita a proporcionalidade entre o valor da multa, seria esta justa na concepção aristotélica?
A lei é justa ao punir o ato ilícito, mas a sua penalidade não é considerada proporcional ao valor da infração cometida.
3. A ideia aristotélica de justo meio foi recepcionada, de alguma forma, no sistema jurídico brasileiro hodierno?
Sim, como forma de adequação da legislação à cada situação específica, sua aplicação é determinada de acordo com a interpretação do magistrado. Exemplos:
A) Lei seca
B) Código de trânsito nacional (ultrapassar sinal vermelho após às 22:00 horas, por questão de segurança)
Caso 02 – Equidade
1. O que é equidade em Aristóteles?
Para Aristóteles, tudo que é equitativo é justo, mas nem tudo que é justo é equitativo, e todo homem que possui a disposição para a equidade, tem a mesma disposição para a justiça, mas nem todo homem que possui disposição para a justiça possui a disposição para a equidade. Equidade é uma forma de corrigir falhas e omissões da justiça legal, ou seja , das leis elaboradas pelo legislativo.
2. No caso apresentado pelo Ministro Tarso Genro, um possível acolhimento aos argumentos do padre pelo policial, poderia ter como fundamento a utilização do conceito aristotélico de equidade? Fundamente.
Não, pois de acordo com o princípio de equidade de Aristóteles, a equidade esta diretamente ligada à justiça, tudo que é equitativo é justo, não havendo a proporcionalidade, a “burla” da lei, a interpretação no caso concreto. Mas nos dias de hoje, aplica-se o princípio da equidade, quando falamos em uma forma de tentar corrigir falhas ou omissões cometidas pelos legisladores na elaboração de leis, fazendo com que sua aplicação não seja mecânica, e sim aplicada a cada caso concreto, com uma interpretação diferente.
	 Entrega realizada!
	Seu trabalho foi entregue com sucesso.
Trabalho entregue: Caso Concreto 4
Data da entrega: 26/08/2013 12:57
Observações: segue doc
Arquivo enviado: SEMANA 04.docx

Outros materiais