Buscar

RESUMO AULA 1 A 4 CONTABILIDADE GERAL I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESUMO AP1 CONTABILIDADE GERAL I
AULA 1
O planejamento de uma empresa depende de informações financeiras. É por meio da Contabilidade que o administrador avalia a capacidade de a empresa efetuar pagamentos a curto e longo prazos, ou define os níveis de estoque de mercadorias que deverá manter, além de outros aspectos igualmente importantes. Esse processo é denominado controle de custos e finanças. Portanto, gerentes dos mais diversos ramos de negócios precisam sempre saber como está a situação contábil, financeira e econômica de uma empresa, a fim de fazer seu planejamento e controle.
STAKEHOLDERS Para Gitman (1997), stakeholders são grupos, tais como empregados, clientes, fornecedores, credores e outros, que possuem algum tipo de vínculo com a empresa.
COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS (CVM) Vinculada ao Ministério da Fazenda, a CVM é um órgão que tem por finalidade básica a normatização e o controle do mercado de valores mobiliários.
A Contabilidade se divide em duas partes: A Contabilidade Economica e a Contabilidade Administrativa:
A determinação do lucro ou prejuízo de uma empresa representa a função econômica;
A função administrativa inclui o controle e o planejamento do patrimônio e das atividades dessa organização. 
De forma geral, qualquer atividade que envolva ações realizadas no passado diz respeito à Contabilidade econômica, ao passo que aquelas relativas ao futuro são atividades referentes à prática da Contabilidade administrativa.
A Summa de Arithmetica descreve, em um de seus capítulos, um método empregado por mercadores de Veneza no controle de suas operações. Este método foi posteriormente denominado Método das Partidas Dobradas ou Método de Veneza, idealizado pelo frei Luca Paccioli.
AULA 2
FATOS CONTÁBEIS Segundo Athar (2005), são quaisquer transações ou eventos que provoquem alterações nos bens, nos direitos e nas obrigações das empresas e, a depender das transações ou dos eventos ocorridos, podem provocar aumento ou diminuição do patrimônio líquido (capital próprio) das empresas.
São postulados, princípios e convenções que trazem consistência para a prática da Contabilidade, são uma seria de regras de dados que podem variar de acordo com o livro ou país...
Postulados(Axioma), princípios(Teorema) e convenções(Corolário)
RECEITA É a quantia recebida ou arrecadada. Exemplo: receita de vendas = quantia recebida pelas vendas.
RELATÓRIO CONTÁBIL De acordo com Marion (2003), relatório contábil (ou informe contábil) é a exposição resumida e ordenada de dados colhidos pela Contabilidade.
Fato gerador é confrontar despesas ou receitas com o episódio que as gerou.
Postulados: 
O postulado da entidade contábil, os bens do dono (pessoa física) da empresa não devem ser confundidos com aqueles da empresa (pessoa jurídica).
O postulado da continuidade pressupõe que a empresa funcione indefinidamente, ou seja, é um empreendimento em andamento. 
Principios:
O princípio do denominador comum monetário diz que os relatórios contábeis deverão ser feitos em moeda única. 
O princípio da realização esclarece que só devemos considerar um bem vendido quando o entregarmos e recebermos por ele.
Principio da Confrontação das despesas com as receitas Uma receita deverá ser confrontada (comparada) com a despesa incorrida (necessária) para obtê-la. 
Principio do Custo histórico como base de valor Deve-se registrar um bem pelo seu valor de aquisição (valor da nota fiscal). O custo de instalação ou de adaptação do bem para funcionamento específico deve ser incluído no cálculo.
Convenções:
Consistência ou uniformidade O objetivo principal dessa convenção é a padronização dos relatórios contábeis, visando facilitar sua utilização por uma série de usuários que não sejam contadores.
Conservadorismo ou prudência entre dois valores prováveis de receita, você deve escolher o menor; entre dois valores prováveis de despesa, você deve escolher o maior.
Materialidade a fim de evitar desperdício de tempo e dinheiro, a contabilidade deve registrar apenas os eventos relevantes e dignos de atenção. Essa convenção leva a ponderar a relação custo x benefício na Contabilidade.
Objetividade entre um critério subjetivo e outro objetivo, deve-se escolher o último.
Aula 3
Método das Partidas Dobradas quando considerarmos uma transação contábil, não há gastos (DÉBITOS) sem que haja ganhos (CRÉDITOS) correspondentes, ou seja, todo débito em uma transação corresponde sempre a um crédito, sendo o valor debitado igual ao valor creditado.
RAZONETE É a anotação, a representação gráfica de um dos livros obrigatórios utilizados pela Contabilidade, chamado Razão. Nele, o débito fica na coluna da esquerda e o crédito deve ser colocado na coluna da direita.
Tudo aquilo que se refere a ganhos da empresa (bens e direitos) é chamado de ATIVO, ao passo que tudo que constitui as obrigações é chamado de PASSIVO.
Aula 4
Na aula anterior, você teve uma noção do que é Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido. Viu que o Ativo é composto pelos bens e direitos de uma entidade. O Passivo engloba as dívidas, e o Patrimônio Líquido registra os recursos próprios da entidade (recursos investidos pelos acionistas ou donos da entidade), O BALANÇO PATRIMONIAL é exatamente isso: uma demonstração estática, ou seja, uma foto da posição do patrimônio de uma entidade em determinado momento (normalmente no fi nal do ano). É um relatório preparado com o objetivo de registrar os principais fatos que afetaram o patrimônio, mostrando um levantamento de tudo o que se tem em bens e direitos menos o que se tem em obrigações. Isso é assim independente do caráter da entidade, seja pessoa física ou jurídica, pública ou privada, com ou sem fi ns lucrativos.

Outros materiais