Buscar

AV1 de Avaliação da Aprendizagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201602946670)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Acreditamos que constantemente estamos diante de situações concretas que nos fazem avaliar um comportamento, uma ideia, uma obra de arte, uma comida, uma música, um transporte etc. Dessa afirmação podemos deduzir que:
 
		
	
	A natureza do objeto avaliado não interfere no processo de avaliação.
	
	Avaliação é um processo natural, automático, que não exige reflexão.
	
	Não há diferença entre avaliar uma obra de arte e uma comida típica
	 
	A avaliação sempre deve estar relacionada a um determinado objeto/processo;
	
	O sentido do termo avaliação está restrito aos processos educacionais.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201602814400)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A cultura urbano-industrial decorre, fundamentalmente, da aplicação do conhecimento científico no mundo do trabalho e da produção. Tal cultura está calcada numa lógica de organização da produção e do consumo em massa, bem como, dos processos de massificação de organização e de controle racional da vida social. 
De acordo com este projeto de sociedade, o Estado Moderno tem o papel de:
		
	
	Elaborar e implantar políticas sociais que atendam as camadas populares, pois a economia é regulada pelo mercado.
	
	Elaborar e implantar políticas econômicas e sociais que atendam aos interesses e necessidades da classe dominante, ou seja, dos donos dos meios de produção.
	
	Elaborar e implantar um projeto econômico dos setores modernos, pois a questão social é papel das organizações não governamentais.
	 
	Elaborar e implantar políticas que atendam aos interesses e necessidades decorrentes dos conflitos entre-classes e intra-classes.
	
	Elaborar e implantar políticas que atendam aos interesses e necessidades da classe trabalhadora.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201602814442)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Um dos momentos essenciais para a elaboração de um planejamento é a definição das metas a serem alcançadas, bem como, os conteúdos e a organização da ação educativa. Lembre-se que a prática educacional institucionalizada é intencional e deve ser organizada de forma lógica, precisa e rigorosa, ou seja, não deve decorrer de um espontaneísmo individual, mas de um trabalho coletivamente pensado, organizado, e, fundamentalmente, contextualizado. Contudo, não podemos deixar de considerar o momento do encontro entre professor e aluno na sala de aula, ou seja, da materialização do processo de ensino e aprendizagem. Desta forma, podemos compreender que para a prática educativa o planejamento é importante, por:
I - permitir ao professor prever o tempo necessário para a abrangência de cada tópico estudado;
II - permitir ao professor a definição das estratégias e das atividades mais adequadas;
III - permitir ao professor organizar uma melhor forma de ministrar as aulas e conduzir a turma.
IV - permitir ao professor cumprir com uma atividade burocrática institucional que não interfere em sua prática em sala de aula.
Assinale a alternativa correta:
		
	 
	Somente os enunciados I, II e III estão corretos
	
	Somente os enunciados II e III estão corretos
	
	Somente os enunciados III e IV estão corretos
	
	Somente os enunciados I e III estão corretos
	
	Somente os enunciados II, III e IV estão corretos
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201602814529)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O planejamento educacional pretende, a partir de uma realidade vivida construir a realidade desejada. Dessa forma, o planejamento está presente no trabalho docente, mas não está apenas vinculado ao que se passa em sala de aula, está também diretamente ligado às exigências sociais, às condições de trabalho do professor e à experiência de vida dos alunos. Desta forma, os instrumentos avaliativos são essenciais para se fazer um diagnóstico do processo de ensino e aprendizagem.
O enunciado acima, nos permite afirmar que o planejamento educacional é:
		
	 
	Um ato político-pedagógico porque revela visões e intenções, e a intencionalidade expõe o que se deseja realizar, o que se pretende atingir.
	
	Uma tarefa a ser desenvolvida por um especialista que não tenha vínculo direto com a Instituição, pois não pode sofrer interferências subjetivas dos sujeitos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.
	
	Uma tarefa burocrática exigida pelo Estado a toda Instituição de Ensino, portanto, deve ser neutro e objetivo.
	
	Um instrumento técnico desprovido de qualquer intencionalidade.
	
	Um ato político por decorrer das exigências legais e não expressa qualquer relação com a dimensão pedagógica do fazer educativo.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201602826446)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Momento importante do processo educativo é a avaliação, pois ela permite a identificação de como está sendo conduzido o processo de ensino durante o ano letivo e, ainda, que remanejamentos possam ser feitos para adequar o planejamento educacional e as atividades pedagógicas às necessidades dos alunos. Das funções abaixo, qual é a única que se enquadra nesta perspectiva de avaliação do processo educativo?
		
	
	Mecanismo que mede a capacidade de aprendizagem dos alunos ao ser usada como principal mecanismo de medição da inteligência.
	
	O processo avaliativo promove a divulgação de gráficos de desempenho para a instituição escolar ser incluída no ranking das melhores escolas e assim, receber mais alunos.
	
	A avaliação é a forma mais eficiente de fazer o controle do comportamento e da disciplina dos alunos, através da adoção de exercícios de verificação da aprendizagem mais complexos.
	
	A avaliação escolar tem função meritocrática, identificando os melhores alunos de acordo com a sua posição num escalonamento formado pelas notas.
	 
	Na avaliação podem ser identificados os pontos fortes e fracos, as potencialidades e os limites da ação educativa para que se possam corrigir os rumos do trabalho que se está desenvolvendo.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201602814404)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Qual dos enunciados abaixo, expressa a concepção da quarta geração de teóricos da avaliação na sociedade moderna?
		
	
	Defende-se que a avaliação é um instrumento que depende exclusivamente da visão de mundo, de sociedade e de homem do professor.
	
	A avaliação é compreendida como coleta de dados a fim de verificar se de fato certas mudanças ocorre no aprendiz, bem como verificar a quantidade ou grau de mudança ocorrido em cada aluno.
	
	Organizaram uma série de perguntas para diagnosticar debilidade mental nas crianças das escolas de Paris e assim organizaram uma escala da idade mental. Em outras palavras, criaram um instrumento de medida para dar origem ao quociente intelectual (Q.I).
	 
	Defende-se um novo conceito de avaliação em que a característica principal é a negociação, o equilíbrio é buscado entre as pessoas de valores diferentes, ou seja, procura-se respeitar as divergências de que quanto maior a participação das questões avaliativas, dos métodos, e da interpretação dos resultados, maior é o nível de negociação.
	
	Procuraram determinar os dados sobre o alcance dos objetivos por parte dos alunos, ou seja, preocupam-se em descrever o que seria sucesso ou dificuldade com relação aos objetivos estabelecidos.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201602814592)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Uma das teses que sustentam as nossas discussões é a de que os critérios determinam o resultado da avaliação. Sendo assim, analise a seguinte situação do cotidiano: 
Arnaldo, ao chegar em casa, reuniu a família e deu a notícia de que havia chegado a hora de comprar a casa própria e precisava escolher uma das três casas encontradas por ele em sua pesquisa. Contudo, não sabia qual escolher e resolveu fazer o seguinte: mostrar as fotos de cada casa e onde elas se localizavam. Ao final, cada um deveria apresentar um motivo para que se comprasse uma das três casas.Marcelo, de 12 anos, escolheu a casa branca e disse: 
- Apesar de ser menor que a casa amarela, ela tem um quintal grande que dá pra andar de bicicleta e jogar bola. 
Qual o critério que determinou a escolha do Marcelo?
		
	
	Estético
	
	Econômico
	
	Social
	 
	Entretenimento (lazer)
	
	Ético
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201602814584)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A respeito da Prova Brasil, podemos afirmar que: 
I - Foi idealizada para atender a demanda dos gestores públicos, educadores, pesquisadores e da sociedade em geral por informações sobre o ensino oferecido em cada município e escola. 
II - O objetivo da avaliação é auxiliar os governantes nas decisões e no direcionamento de recursos técnicos e financeiros, assim como a comunidade escolar, no estabelecimento de metas e na implantação de ações pedagógicas e administrativas, visando à melhoria da qualidade do ensino. 
III - Sua finalidade está em avaliar apenas o desempenho do professor no Ensino Fundamental, como também, oferecer elementos para a formação continuada do mesmo. 
Assinale a alternativa correta:
		
	
	Somente o enunciado III está correto
	
	Somente o enunciado I está correto
	 
	Somente os enunciados I e II estão corretos
	
	Somente o enunciado II está correto
	
	Somente os enunciados II e III estão corretos
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201602814410)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A complexidade da organização da vida social na cultura urbano-industrial se amplia a partir de uma determinada lógica da eficiência e da produtividade, ou seja, a da elaboração e implantação de mecanismos de controle e de avaliação do pensar e do fazer educativo. Portanto, podemos afirmar que:
I - A prática avaliativa resulta de determinadas formas de organização e atende a interesses e necessidades de um contexto histórico-social específico. 
II - As práticas avaliativas decorrem da construção de uma visão específica sobre o pensar e o fazer humano, ou seja, de toda uma fundamentação teórica.
III - No processo de ensino e aprendizagem a prática avaliativa é uma prática individual e que o docente tem autonomia sobre a mesma no processo de ensino e aprendizagem.
Assinale a alternativa correta:
		
	
	Somente o enunciado III está correto
	
	Somente o enunciado I está correto
	 
	Somente os enunciados II e III estão corretos
	 
	Somente os enunciados I e II estão corretos
	
	Somente o enunciado II está correto
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201602814549)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Escola Tradicional, que prevaleceu até o final da Primeira República no Brasil, apresenta um caráter excludente do modelo de educação nos moldes do pensamento liberal burguês. Na ponta do processo de ensino e aprendizagem a avaliação do rendimento do aluno, neste modelo de escola, acaba por se constituir em:
		
	
	Um mecanismo justo de promoção e reconhecimento dos alunos aplicados com a sua formação, que tinha como caracteristica principal a construção do conhecimento por parte do aluno.
	
	Um instrumento que possibilitava diagnosticar as práticas docentes e discentes e, com isto, tomar as medidas corretivas durante o processo.
	
	Um instrumento de verificação técnica para atender as exigências legais da época, sendo valorizado o aluno que conseguia aprender os conceitos mais complexos.
	
	Uma escala de conceitos em substituição às notas dando um enfoque qualitativo ao processo, valorizando as diferentes formas de aprender do aluno.
	 
	Um instrumento de reprodução das relações de poder típicas de uma sociedade dividida em classes sociais, ou seja, como um elemento de seleção natural entre os que sabem e os que não sabem.

Continue navegando