Buscar

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM Av 8

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

As crianças precisam de uma família e todas as famílias devem oferecer suporte. Os pais são essenciais para o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças. Mesmo as famílias diferindo quanto à estrutura, ela ocupa uma função fundamental. Pensando na importância da família no processo de aprendizagem das crianças de 7 a 11 anos, está INCORRETO afirmar que: 
		
	As famílias de estilo aberto valorizam as contribuições de todos os membros, inclusive das crianças.
	Fatores interno e externo são elementos determinantes no processo de desenvolvimento e aprendizagem. 
	Satisfação das necessidades básicas, encorajamento da aprendizagem, desenvolvimento da autoestima, estímulo à amizade com os colegas e proporcionar harmonia e estabilidade são aspectos fundamentais proporcionados pela família.
	As crianças em idade escolar são afetadas pela estrutura familiar que é a única estrutura que apresenta possibilidades de sucesso ou fracasso do aluno.
	A estrutura familiar é definida como o relacionamento legal e genético entre adultos e seus filhos.
	
	
	
	De forma geral, podemos afirmar que as crianças em idade escolar passam mais tempo na escola do que fora dela, estudam mais e brincam menos. Esse fato se dá pela capacidade que as crianças têm de aprender. Nessa fase da vida aumenta a importância de a criança frequentar a escola. Com relação a esse aspecto, está INCORRETO afirmar que: 
		
	Uma notável melhora ocorre na capacidade das crianças de se concentrar na tarefa em andamento e de ignorar distrações.
	A base de conhecimento cresce a cada ano escolar, tornando mais fácil a assimilação de novas informações.
	Alguns dos progressos do pensamento nos anos escolares são consequência da maturação do cérebro, por isso não devemos nos preocupar com os métodos, pois todas as crianças irão alcançar as mesmas habilidades.
	Professores e pais, em parceria, podem contribuir acompanhando as tarefas escolares da criança. 
	Os processos de raciocínio das crianças em idade escolar são inteiramente diferentes dos processos das crianças mais novas. A capacidade de direcionarem o pensamento e se tornarem aprendizes mais eficazes é muito maior.
	
	
	
	De uma forma geral, considerando a teoria clássica de Piaget, as crianças de cerca de 7-8 anos de idade apresentam um desenvolvimento cognitivo característico do estágio denominado: 
		
	Operatório-concreto.
	Pré-operatório.
	Operatório-formal.
	Simbólico.
	Sensório motor.
	
	
	
	Segundo a visão de Piaget, a aquisição cognitiva mais importante da meia-infância é a obtenção do pensamento operacional concreto. Sobre essa habilidade está INCORRETO afirmar que as crianças:
		
	Aprendem um conceito teórico ao verificarem no plano concreto. 
	As crianças, entre os 7 a 11 anos, aplicam os princípios lógicos em situações concretas, isto é, situações que lidam com coisas visíveis, tangíveis e reais. 
	Adquirem, geralmente, na passagem dos 5 para os 7 anos.
	Podem raciocinar com lógica sobre as coisas e eventos que elas percebem.
	Imitam e utilizam a intuição e visões subjetivas para compreensão do mundo.
	
	
	
	Carina tem 8 anos de idade, cursa o 3º. ano do ensino fundamental. Estava com suas amigas no laboratório de ciências de seu colégio realizando experiências com água em diferentes formas de tubos de ensaio. Num desses experimentos, Carina conta que ao passar a água de um tubo de ensaio fino para outro com um diâmetro maior de largura, sua amiga percebeu que a água ficava com o mesmo volume, entretanto, nem todos os colegas de sala tiveram tal compreensão. Fernanda, também com 8 anos de idade, insistiu em dizer que o tubo mais largo continha menos quantidade de água e que ela tinha evaporado durante a operação de passagem de um tubo para o outro. Qual o esquema de conhecimento que Fernanda ainda não construiu? 
		
	Egocentrismo 
	Objeto Permanente
	Conservação do Volume
	Simbolização
	Pensamento formal
	
	
	
	No período entre 6 e 12 anos, as crianças de mesmo sexo têm interesses comuns, as meninas geralmente são mais maduras que os meninos, e as meninas e os meninos desenvolvem estilos diferentes de brincar e conversar. Nessa fase, os laços de amizades construídos são fundamentais para a sociabilidade e a intimidade. Assinale a única opção que não compete ao papel dos laços de amizade no desenvolvimento do sujeito: 
		
	As crianças aprendem a se relacionar em sociedade e desenvolvem maior segurança emocional. 
	As crianças adquirem habilidades de liderança e de comunicação, de cooperação, de papéis e de regras. 
	As crianças desenvolvem as habilidades necessárias para promover os relacionamentos e adquirindo um senso de afiliação e identidade. 
	As crianças adquirem maior dependência dos pais e passam a se tornar mais independentes dos amigos em termos de ajuda.
	As crianças aprendem a aceitar valores e normas de comportamento diferentes dos seus, desenvolvendo o respeito pelo outro.

Outros materiais