Buscar

Atividade cap. 7 - Livro Psicologias

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Qual o objeto de estudo da Psicologia do Desenvolvimento?
É o desenvolvimento humano desde o nascimento até a sua vida adulta em todos seus aspectos: físico-motor, intelectual, afetivo-emocional e social.
O que é desenvolvimento humano?
Refere ao crescimento orgânico juntamente com o desenvolvimento mental que abrange o aparecimento progressivo de estruturas mentais, estão são formas de organizações das atividades mentais que vão se aperfeiçoando até todas elas estarem plenamente desenvolvidas.
Por que é importante estudar o desenvolvimento humano? Cite dois motivos.
O simples fato de entendermos que a uma criança não é um pequeno adulto, mostra como é importante o estudo do desenvolvimento humano, as características que apresentamos a cada idade que interfere na forma como compreendemos, percebemos e nos comportamos diante o mundo. E também que essas características tem grande importância na Educação, pois é preciso saber quem é o educando para poder aplicar melhor um método de ensino.
Quais são os fatores que influenciam o desenvolvimento? Caracterize cada um deles.
Ao todo são quatro fatores:
Hereditariedade: A carga genética herdade pelos pais biológicos constitui o potencial da pessoas, porem esses podem ou não se desenvolver dependendo do estimulo gerando pelo ambiente em que vive. Um exemplo é as pesquisas que mostram os aspectos genéticos da inteligência, no entanto sabemos que a inteligência pode o não se desenvolver, ou até mesmo ir além de seu potencial, tudo depende das condições do meio ambiente em que se encontra.
Crescimento orgânico: Referente à parte do aspecto físico. O aumento de altura e a estabilização do esqueleto permitem ao indivíduo comportamentos e um domínio do mundo que antes não existiam.
Maturação neurofisiológica: Através desse fator é que torna possível determinar certo padrão de comportamento. A alfabetização das crianças, por exemplo, depende dessa maturação. Para segurar o lápis e manejá-lo como nós, é necessário um desenvolvimento neurológico que a criança de 2, 3 anos não tem. 
Meio: É o conjunto de influências e estimulações ambientais que altera os padrões de comportamento do indivíduo. Por exemplo, se a estimulação verbal for muito intensa, uma criança de três anos tende a ter um repertório verbal muito maior do que a média das crianças de sua idade, porém ao mesmo tempo, pode não subir e descer com facilidade uma escada, porque esta situação pode não ter feito parte de sua experiência de vida. 
Quais são os aspectos do desenvolvimento humano? Caracterize cada um deles. Qual a relação entre eles?
Embora deva ser entendido com uma globalidade, em estudo esses são abordados em quatro aspectos:
Físico-Motor: Refere ao crescimento orgânico, a maturação neurofisiológica que se refere a capacidade do individuo de poder manipular objetos e seu próprio corpo.
Intelectualidade: É a capacidade de pensamento e raciocínio.
Afetivo-emocional: É o sentir, um modo particular onde o individuo integra suas experiências, como a sexualidade.
Social: Comportamento do individuo diante situações que envolvem outras pessoas.
Quais são os períodos do desenvolvimento, segundo Jean Piaget?
Sensório-motor; de 0 a 2 anos. Pré-operatório; 2 a 7 anos. Operatório-concreto: 7 a 11/12 anos. Operatório formal: 11/12 anos em diante.
Quais são as principais características dos períodos:
Sensório-motor?
A criança é movida por reflexos e pela percepção, esses reflexos vão sendo melhorados com o passar do tempo, em meio dos cinco meses já consegue coordenar alguns movimentos das mãos e olhos e pegar objetos, no final desse estagio a criança é capa de usar um objeto de meio para atingir outro objeto, nessa fase a ênfase maior é o desenvolvimento ósseo, muscular e neurológico que permite obter essas características da fase.
Pré-operatório?
Onde ocorre a iniciação da criança no aprendizado da linguagem, através da linguagem a criança começa a exteriorizar sua vida interior, assim a criança já antecipa o que vai fazer e tem a possibilidade de corrigir ações futuras. Com a linguagem também o desenvolvimento do pensamento acelera, no começo do estagio a objetividade é excluída onde seus desejos e fantasias são transformados em real. Já no final do estagio procura a causa e a finalidade das coisas (fase dos porquês). E também importante ressaltar a refinação das condições motoras já desenvolvidas e o egocentrismo intelectual que a criança apresenta, e a incapacidade de reversibilidade.
Das operações concretas?
Superando o egocentrismo da fase anterior através da iniciação do raciocínio logico, essa fase é caracterizada pela a nova capacidade mental: as operações; em outras palavras, ela consegue realizar uma ação física o mental e revertê-la. Exercer suas habilidades e capacidades a partir de objetos concretos; estabelecer relações de começo meio e fim; sequenciar ideias ou eventos; 
Das operações formais?
É a passagem do pensamento através de algo concreto para o pensamento formal, abstrato exercendo suas operações no plano de ideias. Gera a capacidade de reflexão, o que permite criar suas próprias conclusões e teorias e submeter o mundo real a elas. Atinge o equilíbrio entre o mundo real e o pensamento, onde entende que a reflexão antes da ação no mundo real é importante. 
Onde estão as origens das formas superiores de comportamento consciente do homem, na visão de Vygotsky?
Para Vygotsky essa forma superior de comportamento consciente do homem que o diferencia dos demais animais é devido às relações sociais que o homem mantém. Por vê-lo como o ser humano como um ser ativo, que age sobre o mundo, sempre em relações sociais, e essas ações são transformados para constituírem o funcionamento do plano interno. 
Quais os três aspectos básicos da visão de desenvolvimento infantil de Vygotsky?
O aspecto instrumental: esse aspecto enfatiza a utilização de um objeto para qual alteramos seu sentido e usamos isso como justificativa para certo tipo de comportamento.
O aspecto cultural: E a estrutura do meio social que forma a organização das tarefas, tipos de instrumentos tanto mentais como físicos que a criança dispõe. 
O aspecto histórico: Se funde ao cultural, pois ao longo da historia o homem criou e modificou instrumentos para manipular seu meio e seu próprio comportamento.
Como você compreendeu o processo de internalização e qual a sua importância no desenvolvimento humano?
É a transformação de uma atividade externa (dependente de algo externo) em uma atividade interna (independente de algo externo), esse conceito é fundamental para o desenvolvimento do pensamento abstrato e formal.
O que são os planos Inter psíquico e intrapsíquico e como estão pensados na teoria de Vygotsky?
Os planos interpsíquicos são obtidos através da interação das pessoas, onde através da mediação dos adultos é que os processos psicológicos mais complexos tomam forma. Já o intrapsíquico é quando estes mesmo processos já começam a ser realizados dentro das próprias crianças e ocorre à medida que eles crescem. É através dessa interiorização dos meios de operação das informações que a natureza social das pessoas se tornou sua natureza psicológica.
Quais as relações entre Vygotsky e Piaget?
Ambos consideravam o conhecimento como adaptação e uma construção individual e concordava que a aprendizagem e o desenvolvimento são autorregulados que não ocorre de maneira automática, mas sim de maneira participativa. Também se preocupavam com o desenvolvimento intelectual, porém cada um segue rumo diferente, enquanto Piaget se interessava pelo conhecimento construído, fazendo da teoria um acontecimento da invenção ou construção que ocorre na mente do individuo, Vygotsky era interessado em como os fatores sociais e culturais influenciam o desenvolvimento intelectual.

Outros materiais