A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
AV1 Fundamentos da EJA

Pré-visualização | Página 1 de 2

Av1 - FUND. DA EDUC. DE JOVENS E ADULTOS E EDUC. POPULAR
	
	 1a Questão (Ref.: 201603759534)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Uma das funções da escola deve ser a de esclarecer as relações entre emprego, trabalho e educação. Portanto, educação, sendo direito, deve ser respeitado e atendido pela sociedade com isonomia, deve ser para vida toda e não apenas . . .
		
	
	para melhorar as relações sociais
	
	para se alfabetizar
	 
	para o mercado de trabalho
	 
	para ler, escrever e contar
	
	para um movimento de inclusão social
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201603669221)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Que perspectiva educacional o MOBRAL e o Ensino Supletivo reforçavam após os anos 70?
		
	
	Conteudista
	 
	Compensatória
	
	Libertadora
	
	Crítica
	
	Emancipadora
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201603158570)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Foi a partir da década de 1940 que o espaço específico da Educação de Jovens e Adultos se delineou: "as idéias, as leis e as iniciativas que se consolidam (...) [configuram] uma situação inteiramente nova. Até então, registravam-se alguns esforços locais, (...) mas, na década de 40, cogita-se uma educação para todos os adolescentes e adultos analfabetos do país"(BEISIEGEL, 1982: 177).
Assinale a opção correta sobre os determinantes que estimularam a EJA nos anos de 1940 e seu impacto social:
		
	
	3. A Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos (CEAA), de 1947, criada pelo Ministério da Educação e Saúde, constitui-se na primeira política pública nacional oferecida a população brasileira não escolarizada e teve um grande impacto e sucesso na superação do analfabetismo no período.
	
	4. O país passa a educar os jovens e adultos da classe trabalhadora numa perspectiva libertadora.
	
	5. Na educação, observa-se a incorporação das orientações impostas pelas organizações multilaterais, consolidam-se a influência da Teoria do Capital Humano, ligada as matrizes socialistas de educação.
	
	1. A intensificação do capitalismo industrial e da ruralização fortaleceu as políticas de EJA no Brasil.
	 
	2. A EJA foi estimulada internacionalmente, pela UNESCO na década de 40 que, nesse período, tinha um importante papel no fomento da educação de adultos em diversos países.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201603077612)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL), criado em 1967 pelo governo federal perdurou durante todo o período da ditadura militar com significativa força política e financeira. Nas colocações MARQUE a ÚNICA que NÃO que não corresponde ao MOBRAL.
		
	
	Gozava de plena autonomia.
	
	Forjou sucesso dos resultados divulgados com relação à alfabetização.
	
	Esvaziado da ótica problematizadora e conscientizadora da perspectiva freireana.
	 
	Trabalhava com os conceitos de autonomia e conscientização.
	
	Instrumento de controle ideológico das massas.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201603077610)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL), criado em 1967 pelo governo federal perdurou durante todo o período da ditadura militar com significativa força política e financeira. Nas colocações MARQUE a ÚNICA que NÃO que não corresponde ao (MOBRAL).
		
	
	A crise econômica aponta a falência do modelo autoritário de governo sob o controle militar, o Brasil entra num lento e gradual processo de transição.
	
	No contexto das reformas neoliberais da educação, percebe-se um evidente esvaziamento no Ministério da Educação na área da escolarização de jovens e adultos.
	 
	Na visão de agências internacionais, como o Banco Mundial, educar jovens e adultos no mundo globalizado e competitivo é infértil.
	
	Novas bases legais redefiniram os rumos da política educacional e significaram expressivo retrocesso e desqualificação da Educação de Jovens e Adultos, acentuando-se o lugar secundário por ela ocupado no conjunto das políticas educacionais.
	 
	O MEC transfere para a esfera pública a responsabilidade pela EJA e exige dos municípios e estados a implementação imediata dessa política educacional.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201603077628)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A Constituição de 1988 significou um marco legal importante no campo da EJA ao garantir a educação para todos como direito, principalmente no seu artigo 208, que aponta: "O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de ensino fundamental obrigatório e gratuito, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ele não tiveram acesso na idade própria". Assinale a opção que NÃO retrata essa mudança legal:
		
	 
	Dada a nossa composição federativa, os sistemas são autônomos para definir a organização, a estrutura e o funcionamento da EJA.
	
	Dentre as iniciativas que ganham destaques estão àquelas ligadas a grupos populares organizados e movimentos sociais da época.
	 
	A EJA passa a ter financiamento exclusivamente federal e as políticas educacionais para essa modalidade são centralizadas no âmbito do MEC.
	
	No processo de elaboração da nova Constituição havia a consciência do papel social e econômico da educação, apesar de não terem sido criados mecanismos para mudar substancialmente o sistema educacional brasileiro.
	
	Essa legislação significou um avanço, ainda que apenas formalmente, ao garantir o direito universal ao ensino fundamental público e gratuito, independente da idade.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201603077830)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O Parecer CEB 11/2000, de autoria do Conselheiro Carlos Roberto Jamil Cury, estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a EJA e apresenta três funções para a educação de jovens e adultos: 1 - Função reparadora  2 - Função equalizadora 3 - Função qualificadora
(   ) Educação permanente e para toda a vida.
(   ) Possibilita a reentrada no sistema daqueles/ as que tiveram trajetórias escolares e vida desiguais.
(   ) Refere-se à entrada de jovens e adultos ao circuito dos direitos, outrora negados.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
		
	
	1/3/2
	
	1/2/3
	 
	3/2/1
	
	3/1/2
	
	2/1/3
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201603577024)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Emenda Constitucional n.º 14, de setembro de 1996 criou um Fundo destinado à adição de recursos nas escolas e na formação de professores, entretanto, destinava recursos somente para o ensino fundamental e não contemplou a educação básica como um todo, deixando de fora a educação infantil, o ensino médio e a educação de jovens e adultos. Este Fundo chamava-se:
		
	
	FUNDE
	
	FUNDEB
	
	FUNDB
	
	FUNDF
	 
	FUNDEF
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201603158529)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Apesar do esforço de vários segmentos da sociedade civil, no sentido de transformar as bases em que são definidas as políticas no campo da EJA, esta modalidade de ensino ainda mantém muitas características das iniciativas do passado. Dentre estas características, merece destaque:
		
	 
	3. A perspectiva compensatória, que visa repor o tempo de estudos perdido e qualificar para o mercado de trabalho.
	
	1. A perspectiva libertadora, que visa à emancipação.
	
	4. A perspectiva construtivista, que visa transformar os alunos em construtores de conhecimento.
	
	5. A perspectiva tradicional, que visa a instrumentalização como manutenção do sistema.
	
	2. A perspectiva tecnicista, cujos