A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
Gestão do Conhecimento Apol 01 nota 100

Pré-visualização | Página 1 de 1

Apol 01 nota 100
Gestão do Conhecimento . 
Análise Conjuntural e Cenários / Economia Internacional
Questão 1/5
As diferenças entre as teorias tradicionais de comércio internacional e a teoria de vantagem competitiva das nações podem ser resumidas na forma do tratamento do problema: dinâmico ou estático. As teorias tradicionais tratam de uma realidade muito simplificada, na qual o estoque de fatores e a produtividade são dados e nada se pode fazer a esse respeito. No mundo real, isso não ocorre. Para análise do comércio internacional é importante termos claro alguns conceitos básicos de comércio exterior.  Com base nesse contexto escolha a alternativa, ao modelo de comércio internacional descrito abaixo:
“É um conceito relacionado à estratégia de preço praticado pela organização, onde a empresa pratica um preço no mercado interno e outro no mercado externo. Normalmente os preços cobrados no exterior são menores a fim de destruir a capacidade concorrencial de outros países, constituindo uma prática protecionista.”
	
	A
	Dumping
	
	B
	Economia de escala
	
	C
	Custo marginal
	
	D
	Comércio interindústrias
Questão 2/5
Dentro das organizações, a intuição e a interpretação acontecem no nível da inteligência individual; a integração ocorre em nível de grupo, e a institucionalização, em nível da inteligência organizacional. 
Fonte da questão: TARAPANOFF, K. (Org.) Aprendizado organizacional. Vol. 1: Fundamentos e abordagens multidisciplinares. Curitiba: InterSaberes, 2012. P. 40-41
Baseados na definição desses quatro processos, feita pelos autores Crossan, Lane e White, analise as afirmativas a seguir:
I. Interpretação é a explicação de um insight ou ideia para si mesmo ou para os outros.
II. Institucionalização é o processo de assegurar que as ações convertidas em rotinas ocorram.
III. Intuição é o processo de incorporação de aprendizagem que ocorre por parte de indivíduos e grupos na organização.
IV. Integração é o processo de desenvolvimento do entendimento entre indivíduos e a tomada de ações coordenadas por meio de ajustes mútuos.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	a) ( ) I, II e IV, apenas. 
	
	B
	b) ( ) III e IV, apenas.
	
	C
	c) ( ) I e III, apenas.
	
	D
	d) ( ) II, apenas.
	
	E
	e) ( ) I, II e III, apenas.
Questão 3/5
Assim como a inteligência organizacional nasce da inteligência individual, a aprendizagem organizacional também deve estar profundamente conectada à aprendizagem individual.
Porque
A aprendizagem individual e a organizacional estão dinamicamente ligadas em um ciclo de lações de feed-forward e feedback, onde, em seu modelo, a aprendizagem organizacional ocorre em três níveis: individual, grupal e organizacional.
Fonte da questão: TARAPANOFF, K. (Org.) Aprendizado organizacional. Vol. 1: Fundamentos e abordagens multidisciplinares. Curitiba: InterSaberes, 2012. P. 40-41
A respeito dessas assertivas, assinale a alternativa correta.
	
	A
	a) ( ) As assertivas I e II são excludentes.
	
	B
	b) ( ) As assertivas I e II são falsas.
	
	C
	c) ( ) As duas assertivas são verdadeiras e a segunda assertiva justifica e complementa a primeira. 
	
	D
	d) ( ) A assertiva I é uma proposição verdadeira e a II é falsa. 
	
	E
	e) ( ) A assertiva II contraria a ideia expressa na assertiva I.
Questão 4/5
As diferenças entre as teorias tradicionais de comércio internacional e a teoria de vantagem competitiva das nações podem ser resumidas na forma do tratamento do problema: dinâmico ou estático. As teorias tradicionais tratam de uma realidade muito simplificada, na qual o estoque de fatores e a produtividade são dados e nada se pode fazer a esse respeito. No mundo real, isso não ocorre. Para análise do comércio internacional é importante termos claro alguns conceitos básicos de comércio exterior.  Com base nesse contexto escolha a alternativa, ao modelo de comércio internacional descrito abaixo:
“Consiste no fenômeno de uma empresa poder elevar a sua produção necessitando proporcionalmente de menos insumos. Significa que a empresa pode dobrar a sua produção e necessitar de menos que o dobro de insumos, refletindo em um menor custo e preço final mais baixo.”
	
	A
	Dumping
	
	B
	Economia de escala
	
	C
	Custo marginal
	
	D
	Comércio Inter indústrias
Questão 5/5
Uma organização inteligente é uma organização que aprende, tornando-se hábil a criar, adquirir e transferir conhecimento e a modificar seu comportamento para refletir novos conhecimentos e percepções (CHOO, 2012)
Fonte da questão: TARAPANOFF, K. (Org.) Aprendizado organizacional. Vol. 1: Fundamentos e abordagens multidisciplinares. Curitiba: InterSaberes, 2012. P. 35-39
A partir do texto, analise as proposições a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas em relação à organização inteligente.
I. ( ) Organizações são sociedades de mentes humanas. Ações e decisões não são resultados de um processo único e ordenado.
II. ( ) Uma organização é inteligente ao desenvolver a cultura e a estrutura para reunir o conhecimento coletivo.
III. ( ) As causas das possíveis falhas da inteligência organizacional são dificilmente encontradas, sendo consideradas ocultas por gestores. Assim, não atingindo algum tipo de bloqueio e/ou distorção.
IV. ( ) Uma organização inteligente persegue seus objetivos em um ambiente externo em constante mudança, adaptando se comportamento conforme o conhecimento sobre suas conjunturas interna e externa. 
Agora, assinale a sequência correta:
	
	A
	( ) F, V, F, V
	
	B
	( ) V, V, F, V
	
	C
	( ) V, F, F, V
	
	D
	( ) F, V, V, V
	
	E
	 V, V, V, F