Buscar

avaliando aprendizado METODOLOGIA ED.FÍSICA 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201302604836)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Ao longo da História da Educação Física surgiram algumas tendências que nortearam o ensino da Educação Física Escolar. Considere os itens abaixo relacionando-os às suas respectivas tendências:
 I. O ensino-aprendizagem é conduzido em função da assepsia social, da ausência de doenças, da disciplina corporal biológica, etc.
II. O ensino-aprendizagem não tem características de educação popular, enfatiza a promoção da coragem, da vitalidade, do heroísmo e a disciplina exacerbada.
III. O ensino-aprendizagem visa educação integral do aluno. Reclama para que a sociedade encare a Educação Física Escolar como uma prática educativa.
IV. O ensino-aprendizagem é a caracterização da competição e da superação individual como valores fundamentais e desejados para uma sociedade moderna.
V. O ensino-aprendizagem da Educação Física veio historicamente se desenvolvendo contra as concepções ligadas à ideologia dominante.
Os itens acima fazem referência respectivamente às tendências pedagógicas:
		
	
	Higienista; Militarista; Pedagogicista; Popular; Competitivista.
	 
	Higienista; Militarista; Pedagogicista; Competitivista; Popular.
	
	Militarista; Competitivista; Popular; Higienista; Pedagogicista.
	
	Educação Física Militarista; Higienista; Pedagogicista; Popular; Competitivista.
	
	Higienista; Pedagogicista; Popular Competitivista; Militarista.
		
	 2a Questão (Ref.: 201302097019)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O professor de Educação Física escolar deve trabalhar sistematicamente o respeito mútuo, a justiça, a dignidade e a solidariedade dentro de contextos significativos das aulas. Esse momento apresenta-se como ambiente ideal para explicitação, discussão e reflexão sobre as atitudes e valores
		
	 
	considerados éticos ou não-éticos.
 
	
	impressos na seção esportiva dos jornais e revistas.
	
	étnicos e estéticos divulgados na grande mídia desportiva.
	
	estéticos divulgados na mídia desportiva.
	
	divulgados na mídia esportiva.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201302119935)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Nas Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Física, considera-se que as atividades físicas, recreativas e esportivas compõem o direito dos indivíduos conhecerem de terem acesso às manifestações e expressões culturais que constituem a tradição da Educação Física, tematizadas nas diferentes formas e modalidades de exercícios físicos, ginástica, jogo, esporte, luta/arte marcial e dança. Dessa maneira, o professor pode utilizar o esporte aliado a manifestações e expressões culturais do movimento humano, além de atender a outros objetivos decorrentes da prática de atividades físicas, recreativas e esportivas.
 
Com base no texto acima, marque a opção incorreta:
		
	
	Por meio do esporte na escola, o professor pode intervir pedagogicamente junto aos alunos, para que a competitividade nunca ultrapasse os direitos essenciais de cada ser humano, a liberdade individual e a integridade física.
	
	O professor deve, durante as práticas esportivas de competição na escola, orientar os alunos e torcedores a se manifestarem de forma respeitosa e solidária.
	
	Para o desenvolvimento de manifestações e expressões culturais em uma aula de voleibol na escola, o professor deve dividir o grupo em pequenas rodas, distribuir o material esportivo e não deixar os alunos sozinhos, para que eles a mantenham a interação e desenvolvam a aprendizagem da cultura corporal com intervenção pedagógica.
	 
	O professor deve promover atividades físicas, recreativas e esportivas, para estimular a importância da competitividade e da necessidade de ganhar nos jogos, pois esses interesses são fundamentais na ascensão profissional dos alunos.
	
	Nos dias chuvosos, quando não se pode utilizar as quadras, os jogos de tabuleiro tornam-se opções para atividades pedagógicas, durante as quais o professor pode utilizar brincadeiras para orientação e compreensão das regras da sociedade e para a promoção da atividade infantil, do pensamento e da liberdade.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201302604826)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Ao compreender que a Educação Física, como componente curricular, deve tratar da cultura corporal, em sentido amplo cuja finalidade é inserir e integrar o aluno a essa esfera, contribuindo na formação do cidadão que vai produzir, reproduzir e também transformar essa cultura. Para tanto, o aluno deverá adquirir as competencias e habilidades necessárias para usufruir de jogos, esportes, danças, lutas e ginásticas em benefício do exercício crítico da cidadania e da melhoria da qualidade de vida. A partir da leitura do texto, sobre o papel da Educação Física escolar, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. Assinale a sequência correta.
		
	 
	( ) Oportunizar a exposição variada ao movimento, permitindo a opção de escolhas baseadas nas experiências.
	 
	( ) Viabilizar adaptações nas regras dos esportes, a fim de poder expressar a aptidão motora sem regras rígidas do movimento padronizado.
	 
	( ) Propiciar experiências de diferentes tipos de movimentos e esportes, a fim de aumentar o arsenal motor, facilitando novos aprendizados.
	 
	( ) Desenvolver o esporte formal, seguindo as regras estabelecidas nas federações internacionais apenas.
		
	
 5a Questão (Ref.: 201302748829)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Na abordagem pedagógica desenvolvimentista, os conteúdos devem ser elaborados segundo uma ordem de habilidades básicas e específicas. Nesse sentido, considere as habilidades abaixo especificadas. I. Motoras II. Culturais III. Manipulativas IV. Estabilização. São habilidades básicas da abordagem pedagógica desenvolvimentista aquelas apresentadas apenas nos itens:
		
	
	E) III e IV.
	
	B) I e II.
	
	D) II, III e IV.
	
	A) I, II e III.
	 
	C) I, III e IV.

Outros materiais