Buscar

Estudo dirigido

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Estudo dirigido – Clínica Médica
1- Elabore um texto com no mínimo 15 linhas contendo informações sobre as DPOC’s (fatores de risco, patologias, tratamento, perspectiva de vida).
DPOC – Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica
Doença caracterizada por limitações do fluxo aéreo não totalmente reversível, usualmente progressiva e associada a uma resposta inflamatória pulmonar e partículas de gases nocivos. A qualidade de vida de uma pessoa que sofre de DPOC diminui a medida que a doença progride.
Os fatores de risco incluem: tabagismo, poluição ambiental, exposição ocupacional, predisposição genética, infecções respiratórias graves na infância.
A DPOC é uma condição que inclui duas doenças principais: Bronquite crônica e enfisema.
A bronquite crônica inflamação do revestimento dos brônquios, caracterizada por produção excessiva de muco traqueobrônquico, associada à tosse de pelo menos três meses por ano durante dois anos consecutivos.
O enfisema é uma doença pulmonar crônica caracterizada por aumento permanente de espaços aéreos distais aos bronquíolos terminais e por dispnéia ao esforço.
O tratamento da DPOC consiste em abandono do tabagismo, evitar poluentes atmosféricos, fisioterapia torácica, tratamento com nebulizador, ingestão adequada de líquidos, dieta hipercalórica e hiperprotéica, atividade física conforme tolerância. E também através de medicações, de acordo com as prescrições médicas.
A equipe de enfermagem deve orientar o paciente a parar de fumar, orientar a fazer controle da PA , incentivar a ingestão de líquidos para fluidificar as secreções tornando mais fácil a eliminação, orientá-lo ao uso das medicações de acordo com a prescrição médica, evitar aglomerações de pessoas e pessoas sabidamente portadoras de infecção, oxigenoterapia domiciliar se houver indicação.
2- Luana, 5 anos, é portadora de asma sua mãe procura outro médico, pois mesmo seguindo as orientações do pediatra a criança mão melhora.
a- Quais seriam as orientações adequadas afim de minimizar as crises da criança?
Evitar alérgenos e irritantes conhecidos; inalador com dosímetro ou uso de inalador com pó; respiração com lábios franzidos e a respiração diafragmática; manutenção de hidratação adequada.
b- O novo médico propõe iniciar uma imunoterapia com objetivo de tratar a asma de Luana. Explique.
A imunoterapia é indicada devido à manifestação dos sintomas durante todo ano ou maior parte dele; a dificuldade do controle da doença com a medicação atual, incluindo aqueles que controlam as crises.
c- Ao realizar as leituras laboratoriais dos exames de Luana, o médico evidencia uma anemia ferropriva. Quais seriam as orientações para sanar essa anemia?
Orientar que a prevenção da anemia consiste em uma alimentação rica em ferro, ácido fólico e vitamina B12. Além disso, deve-se ingerir alimentos com alta concentração de vitamina C.
3- Dinorá, 42 anos, ex fumante, obesa com histórico de cardipopatia familiar chega a emergência com queixa de cefaléia a mais ou menos 2 semanas e no momento dormência nos membros do lado direito associada a uma dislalia.
a- Qual a principal suspeita diagnóstica?
Acidente vascular encefálico (AVE)
b- Após 20 dias de internação Dinorá irá receber alta. Quais as principais recomendações para ajudar na reabilitação e prevenção de novos acidentes?
Realizar exercícios passivos nas extremidades afetadas
4- Toda convulsão significar dizer que o paciente é portador de epilepsia. Você concorda com essa afirmação? Justifique.
Não. Porque a epilepsia é caracterizada por convulsões recorrentes e não um quadro isolado de convulsão. É necessário que haja pelo menos 2 episódios de convulsão não provocada por outras causas. Como por exemplo: febre.
6- Na fila do banco da UNIVERSO uma senhora cai no chão e começa a apresentar contraturas involuntárias, tremores e um aumento da salivação. Qual será a conduta correta a ser adotada pelos que irão prestar socorro.
Proteger a cabeça e extremidades; evitar contenção mecânica durante a convulsão; colocar lenço ou gaze entre dentes do paciente para evitar que ele morda a língua; evitar colocar os dedos e objetos na cavidade oral do paciente tentando segurar sua língua para prevenir obstrução das vias aéreas; proteger a cabeça com material macio para amortecer o impacto; encaminhar para o hospital se inconsciente ou com dificuldades respiratórias.

Continue navegando