Buscar

A Importância do Endomarketing na Melhoria da Produtividade nas Empresas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A Importância do Endomarketing na Melhoria da Produtividade nas Empresas
O endomarketing é uma das ferramentas mais utilizadas para a melhor o clima organizacional, facilitando as relações entre patrão e funcionário. O marketing interno está diretamente ligado ao Departamento de Recursos Humanos da empresa. 
Os colaboradores fazem parte do processo de conquista, encantamento e fidelização desses clientes externos. E tudo que é feito dentro da empresa, seja bom ou ruim, reflete no cliente externo. Por isso é importante o endomarketing, afinal, se o cliente interno está satisfeito, assim ele poderá fazer bem o seu trabalho e encontrar o cliente externo, que é o que mantém a empresa de pé. Você vende bem seu produto quando você o conhece e acredita nele, caso contrário você não possui argumentos favoráveis à venda do mesmo. No entanto, se você conhece e se sente satisfeito com o produto que vende, conseguirá com facilidade transmitir essa nostalgia ao seu cliente, fazendo assim com que ele se entusiasme, compre seu produto e seja feliz. Tudo isso graças ao endomarketing e a outras ferramentas. 
Antigamente os funcionários viviam em situações irrisórias. Basta relembrarmos as situações da Revolução Industrial onde trabalhavam em locais úmidos e escuros durante 16 horas e ainda os homens levavam suas esposas e filhos para trabalharem juntos. Hoje, fala-se em valorização do recurso humano dentro da empresa. É muito discutida a questão da qualidade de vida no trabalho, afinal passam-se em torno de 8 horas diárias ou mais trabalhando. O fator humano tem sido estudado sob esse ângulo. As empresas estão procurando melhorar este tempo em que os funcionários dedicam ao trabalho. Algumas empregam técnicas de ginástica laboral e até salas de recreação e de descanso; mas tudo isso é de acordo com o trabalho que cada um realiza.  Os benefícios que as empresas fornecem aos seus funcionários também é uma forma de endomarketing, e isso leva a satisfação desses clientes internos. Dessa forma, pretendo estabelecer um projeto de endomarketing com a finalidade de mostrar para as empresas a grande importância de implantação do marketing para clientes internos e o rendimento através de resultados obtidos pela satisfação do cliente interno. 
Objetivos Gerais 
Este trabalho tem como Objetivo geral, identificar a real necessidade da implantação do sistema de Endomarketing nas pequenas empresas da cidade de Rio Verde. Trazendo através de pesquisas realizadas, dados que comprovam o grau de satisfação do cliente interno.
 Justificativa
 É importante a empresa valorizar seus colaboradores porque eles fazem parte do processo de conquista, encantamento e fidelização de clientes externos. É quase impossível levá-los a qualquer prática de marketing que não condiz à realidade interna de sua organização. Tudo que é feito para os colaboradores, positivo ou não, reflete diretamente no cliente externo. Uma empresa para alcançar êxito nas suas estratégias de Mercado Externo, precisa “vitaminar” seu corpo interno.
 As praticas de Endomarketing são bem-vindas em qualquer organização e em qualquer momento. Reestruturar e qualificar a comunicação interna é o caminho certo para satisfazer os clientes internos. É necessário reeducar os colaboradores oferecendo-lhes conhecimento da visão, missão e valores da empresa, isto é, compartilhar os objetivos da organização e fazê-los caminhar com as vitaminas impulsionadoras de satisfação para atingir resultados. Desta forma, estaremos gerenciando estratégias e atitudes. Depois, sugiro um coquetel de campanhas motivacionais, porém focadas, que geralmente dão um resultado rápido além da aplicação ser simples e de custo baixo. Porém, tudo deve ser realizado com um planejamento prévio unindo metas a serem atingidas, e avaliação dos resultados conquistados. É válido ressaltar que com a mesma facilidade que o cliente interno fica desmotivado, com certeza ele poderá ficar motivado.  Atualmente, algumas organizações que não investem em clientes internos já estão perdendo na qualidade dos serviços prestada ao cliente externo. Estamos na era da competitividade onde ganha não quem sabe fazer, mas quem faz melhor. Por observamos isso, devemos mudar a maneira de pensar e analisar novas idéias, como a do marketing para clientes internos. E este é o grande objetivo de meu projeto, implantar na mente dos empresários a nova concepção de trabalho, onde o funcionário é o grande colaborador da empresa, sendo assim valorizado por seus esforços e trabalhos através de diversos benefícios e programas de incentivo e motivação.
 Formulação do Problema
 Um dos grandes patrimônios dentro de uma empresa são os funcionários, os recursos humanos propriamente ditos. E atualmente, conforme comentamos, surgem as preocupações com esses clientes internos com relação à sua satisfação dentro da empresa. Daí surge o problema, por qual motivo as pequenas empresas não costumam investir na satisfação do seu cliente interno?
 Formulação da Hipótese
 Em sua maioria, as pequenas empresas não têm como objetivo identificar o seu público interno como prováveis clientes. E, muitas empresas não investem em seus funcionários de maneira eficiente por falta de informação e não conhecimento dos benefícios que esse tipo de marketing de relacionamento pode trazer para a empresa.
 Metodologia Utilizada
 De modo a reduzir custo de implantação do projeto e otimizar a solução do problema, delimitaremos a área de atuação da pesquisa de campo: para este projeto, compreenderá as empresas em Rio Verde com a até 50 funcionários registrados e, na região central ou industrial da cidade.  Deverá ser feito um levantamento através de um formulário que contém de forma detalhada as informações que procuraremos obter.  
Procuraremos entrar em contato com a Associação Comercial e Industrial de Rio Verde (ACIRV), a fim de complementar as informações obtidas.  Serão feitas pesquisas de satisfação entre os funcionários e de desempenho com os patrões.
 Finalmente será feito a análise do projeto.
 Cronograma
 Primeira Fase: Compreenderá entre os meses de Agosto de 2003 à Dezembro de 2003.
 Segunda Fase: Compreenderá entre os meses de Fevereiro de 2004 à Junho de 2003.
 Terceira Fase: Compreenderá entre os meses de Agosto de 2004 à Dezembro de 2004.

Outros materiais