Buscar

Trabalho Gestao com Pessoas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Curso: Administração
Disciplina: Gestão com Pessoas
Trabalho 3 – Questões para Revisão
Qual a diferença entre os conceitos de treinamento e desenvolvimento de pessoas? Cite 2 exemplos de cada.
R: Treinamento é uma ação de recursos humanos pontual e desenvolvimento é uma ação mais voltada para o futuro do trabalhador dentro da organização.
Treinamento - Um tipo de treinamento que vem ganhado espaço hoje em dia com o avanço da Internet é o treinamento à distância.  Integração de novos empregados também é um tipo de treinamento utilizado no qual uma de suas finalidades é dar boas vindas a novos funcionários e fornecer informações corriqueiras sobre o local de trabalho.
Desenvolvimento - Cada pessoa é responsável por deu próprio desenvolvimento. Se o funcionário tem interesse em desenvolver competências para determinada função, ele terá oportunidade, a qual será oferecida pela empresa, porém, quem desejar “ser desenvolvido” não conseguirá. As organizações agem como facilitadoras desse desenvolvimento, mas a iniciativa deve ser tomada pelo funcionário e desenvolver novas competências.
Explique como funciona o ciclo de um programa de treinamento e defina cada uma das etapas, citando suas características?
Qual a diferença entre criatividade e inovação dentro da empresa? Dê 2 exemplos de cada.
R: Criatividade é a geração de novas idéias e inovação é a aplicação das novas idéia. Ex: Implantar um programa de melhoria contínua e incremento da inovação, fazer pesquisa e desenvolvimento de idéias com as pessoas, criar sessões criativas regulares, desenvolver pessoas que atuem como facilitadores da criatividade. 
Dê 3 exemplos de como a empresa pode implementar ações para desenvolver uma organização criativa?
R: Implantar e incentivar um programa de sugestões, desenvolver grupos de geração de idéias (brainstorming), criar oficinas de criação ou gerenciamento de conceitos. 
Quais são as explicações para a ocorrência de conflitos dentro da organização? Quais as abordagens de resolução de conflitos?
R: Ambiguidade de papel, objetivos concorrentes, recursos compartilhados, interdependências das atividades. Existem três abordagens: Abordagem Estrutural, Abordagens Mistas, Abordagens de Processo.
Explique 3 métodos de desenvolvimento de pessoas?
R: Rotação de cargos: A empresa pode analisar o desempenho do funcionário em cada função e aumentar a produção do mesmo na empresa.
Atribuição de comissões: Através das comissões a empresa incentiva a produção do funcionário.
Aconselhamento de funcionários: A empresa tenta aconselhar e analisar junto com o funcionário uma solução antes de tomar outras providências. 
Quais são os principais sintomas que são percebidos em funcionário que começa a dar problema na empresa (cite no mínimo 2)? O que é regime de disciplina progressiva, como se aplica?
R: Elevado absenteísmo, maior nas 2ªs e 6ªs feiras, antes e após feriados e faltas não justificadas. Regime de Disciplina Progressiva seria: O funcionário recebe uma advertência verbal, uma escrita, recebe uma suspenção e outra advertência escrita e por ultimo a demissão.
Quais itens compõem a higiene do trabalho? Dê 2 exemplos de cada um dos itens que compõe o conceito de higiene do trabalho?
R: Os principais itens do programa de higiene do trabalho estão relacionados com o ambiente físico de trabalho: 
- Iluminação: luminosidade adequada a cada tipo de atividade. 
- Ventilação: remoção de gases, fumaça e odores desagradáveis, bem como afastamento de possíveis fumantes ou utilização de máscaras. 
- Temperatura: manutenção de níveis adequados de temperatura. 
- Ruídos: remoção de ruídos ou utilização de protetores auriculares. 
O que é segurança do trabalho e como desenvolvemos um sistema de higiene e segurança do trabalho?
R: Segurança do trabalho é o conjunto de medidas técnicas, educacionais, médicas e psicológicas utilizadas para prevenir acidentes, quer eliminando as condições inseguras do ambiente, quer instruindo ou convencendo as pessoas da implantação de práticas preventivas.
Como desenvolver um programa de Higiene e Segurança: Envolva a administração e empregados no desenvolvimento de plano de higiene e segurança, reúna o apoio necessário para implementar o plano, determine os requisitos de higiene e segurança para cada local, avalie os riscos existentes no local de trabalho, corrija as condições de risco existentes, treine os empregados em técnicas de higiene e segurança.
 
Escolha 1 teoria de Qualidade de Vida no Trabalho e explique as principais ideias?
R: Cumprimento da carga horária sem exceder o horário com frequência, porque o funcionário acaba não produzindo pelo cansaço do excesso de horas extras. 
CENTRO UNIVERSITÁRIO DINÂMICA DAS CATARATAS
MISSÃO: FORMAR PROFISSIONAIS CAPACITADOS, SOCIALMENTE RESPONSÁVEIS E APTOS A PROMOVEREM AS TRANSFORMAÇÕES FUTURAS

Outros materiais