Buscar

AVALIANDO O APRENDIZADO 2 PSICOLOGIA, GESTÃO E RESPONSABILIDADE SOCIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 200702251380)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O comportamento passado é um bom meio de se prever o comportamento futuro. Considere as afirmativas abaixo quanto ao o uso de referências e dos antecedentes na seleção de pessoal.
 
I. a utilização da verificação das referências pré-emprego reduz a rotatividade no trabalho dependendo do cargo e do ramo de negócios.
 
II. a utilização dos antecedentes evita a contratação de alguém que pode deixar a empresa em uma situação legal perigosa.
 
III. se uma empresa contratar descuidadamente um empregado que venha a causar algum dano a um cliente, a outro empregado ou a um visitante, esse fato constitui a base para um processo de contratação negligentecontra a empresa.
 
Estão Corretas as afirmativas
		
	 
	I, II e III
	
	apenas II e III
	
	apenas I e III
	
	apenas I e II
	
	apenas III
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 200702251350)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A entrevista estruturada consiste em perguntas e respostas aceitáveis que são determinadas antes da entrevista. A entrevista estruturada que procura avaliar as características pessoais do candidato, tais como confiança e a capacidade de manejo do estresse é chamada:
		
	 
	entrevista psicológica
	 
	entrevista situacional
	
	entrevista em grupo
	
	entrevista relacionada ao cargo
	
	entrevista virtual
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 200702251266)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Existe na área organizacional um grande desafio para os profissionais da Psicologia: legitimar a psicologia como um campo importante e estratégico dentro das organizações. O Psicólogo como profissional inserido no mundo corporativo é assolado por diversas variáveis que prejudicam seu trabalho e pode até mesmo ser um obstáculo ético. Considere as afirmativas sobre as variáveis que limitam o trabalho do psicólogo na área organizacional.
 
I. Uma variável importante é a própria condição da organização, o psicólogo do trabalho tem como cliente a empresa e não seus funcionários por isso deve sempre agir de maneira a beneficiar a empresa mesmo que para isso tenha que prejudicar o funcionário.
 
II. Outra variável são os limites orçamentários, as empresas exigem dos profissionais soluções para questões comportamentais e de desenvolvimento que demoram um tempo para ter resultado, mas os investidores querem resultados imediatos e abortam os projetos pela metade ou não liberam a quantia necessária.
 
III. A última variável a ser levada em consideração é perca da identidade da profissão já que muitos psicólogos acabam assumindo tarefas que estão muito mais ligadas a administração do que da psicologia propriamente dita, na verdade se envolvem tanto com as questões da empresa que esquecem seu papel nas organizações
 
Estão Corretas as seguintes variáveis:
		
	
	somente I e II
	 
	I, II e III
	 
	somente I e III
	
	somente III
	
	somente II e III
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 200702251281)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A Psicologia do Trabalho é uma disciplina em movimento que já enfrentou momentos distintos em sua história. O campo da psicologia que se volta à saúde mental do homem que trabalha e as dimensões esquecidas como o significado e as relações de trabalho ficou conhecido como:
		
	
	Psicologia dos Recursos Humanos
	
	Psicologia Organizacional
	 
	Psicologia do Trabalho
	
	Psicologia Industrial
	
	Psicologia do Emprego
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 200702251273)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Das diversas atividades do Psicólogo do Trabalho, o tripé clássico da psicologia organizacional (Recrutamento - Seleção - Treinamento) é onde residem as principais ocupações do Psicólogo. Esse resultado, entretanto, não deve ser utilizado como um indicador para que os cursos de Psicologia e seus profissionais enfatizem sua formação em tal tripé. As demandas para os psicólogos das organizações são bem mais variadas. Dentre as atividades do Psicólogo do Trabalho fora do tripé (Recrutamento - Seleção - Treinamento) podemos descrever:
 
I. Desenvolvimento de R.H.
II. Função Gerencial
III. Acompanhamento de Pessoal
IV. Avaliação de Desempenho
 
Estão de acordo com as atividades do Psicólogo do Trabalho:
		
	
	apenas II, III e IV
	 
	I, II, III e IV
	
	apenas II e IV
	
	apenas I, III e IV
	
	apenas I, II e III

Outros materiais