Buscar

AULA SISTEMA ARTICULAR

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
SISTEMA ARTICULAR
Prof. Dr. Eulâmpio José da Silva Neto
*
SISTEMA ARTICULAR
Artrologia é a parte da anatomia que estuda as articulações.
Articulação, juntura ou artrose é qualquer ligação entre dois ou mais elementos do endoesqueleto, estes podem ser osso-osso, osso-cartilagem e cartilagem-cartilagem
*
*
CLASSIFICAÇÃO GERAL DAS ARTICULAÇÕES 
A classificação geral das articulações leva em consideração o tipo de tecido interposto entre os elementos articulares ou sua ausência. Deste modo observamos dois tipos de articulações: sinartroses (com tecido interposto) e diartroses (sem tecido interposto).
*
*
*
SINARTROSES
Sinartroses: são articulações que apresentam tecido interposto entre os elementos ósseos, resultando em uma articulação sem movimento ou com movimentos limitados. As articulações sinartroses podem ser divididas em Fibrosas e Cartilaginosas, e estas ainda são divididas de acordo com a natureza e quantidade de tecido interposto. 
*
*
SINARTROSES
Fibrosas: são articulações em que o tecido interposto é fibroso. Estas por sua vez estão dividias em: sutura e sindesmose.
*
SINARTROSES
		Sutura: quando a quantidade de tecido interposto é pequena, resultando em articulações imóveis. Estas articulações ocorrem no crânio de origem membranosa, desmocrânio, e podem ser subdivididas de acordo com a forma de suas margem de contato. A sutura está dividida em vários subtipos.
*
*
SINARTROSES
		Sutura Plana: quando as margens articulares são retilíneas e paralelas. Ex. sutura intenasais, sutura palatina mediana.
*
*
SINARTROSES
		Sutura Escamosa: quando as margens articulares são biseladas, sobrepondo-se uma sobre a outra, dano o aspecto de escama. Ex. sutura esfenoescamosa, sutura escamosa (entre o osso temporal e o parietal).
*
*
SINARTROSES
		Sutura Serrátil: quando as margens ósseas apresentam projeções lembrando dentículos de uma serra. Ex. frontomaxilar.
*
*
SINARTROSES
		Sutura Denticulada: quando as projeções da margem articular alargam-se nas extremidades formando estruturas semelhantes a dentes. Ex. sutura sagital (entre os ossos parietais).
*
*
SINARTROSES
		Sutura Limbosa: quando a sutura é escamosa e ao mesmo tempo apresenta rugas ou dentes na margem óssea. Ex. sutura coronal (entre o osso frontal e o parietal).
*
*
SINARTROSES
		Sutura Esquindelese: quando a margem afilada de um osso encaixa-se dentro da fenda ou fissura de outro osso. Ex. sutura vômeretmoidal.
*
*
*
SINARTROSES
		Sindesmose: quando a quantidade de tecido interposto é grande. Há a formação de longos ligamentos e membranas, prendendo de certo modo os elementos articulares de uma forma pouco estável, ou seja, de uma forma não rígida como as suturas.
*
*
SINARTROSES
Exemplos de sindesmoses: da coluna vertebral, ligamentos interespinhais (entre os processos espinhosos das vértebras), ligamentos intertranversários (entre os processos transversos das vértebras); sindesmose do tórax: membrana intercostal interna (entre as costelas); sindesmose radioulnar (membrana interóssea do antebraço e corda oblíqua).
Gonfose: é a articulação entre a raiz do dente e seu alvéolo dentário, localizado na maxila ou mandíbula. Os ligamentos periodontais fazem a ligação entre a raiz do dente (cemento) e o osso alveolar.
*
*
*
*
*
SINARTROSES
		Articulações cartilaginosas: são articulações que apresentam cartilagem ou fibrocartilagem como tecido interposto entre os elementos ósseos. Elas podem ser dividias de acordo com a natureza destes tecidos em: sincondrose e sínfise, respectivamente.
*
SINARTROSES
	Sincondrose: quando o tecido interposto é cartilagem. Encontramos este tipo de articulação em várias partes do esqueleto.
	Exempços: sincondrose esfenoccipital, sincondrose esfenoetmoidal, sincondrose costesternal e entre as epífises e corpos dos ossos longos.
*
*
*
SINARTROSES
	Sínfise: quando o tecido interposto é fibrocartilagem. Encontramos este tipo de articulação na linha mediana do corpo. Ex. sínfise manubrioesternal, sínfise xifosternal, sínfise intervertebral (entre os corpos das vértebras. Esta sínfise está formada pelos discos intervertebrais que estão compostos de um anel fibroso e um disco pulposo) e sínfise púbica.
*
*
*
*
*
*
SINARTROSES
	A grande maioria das sinartroses, suturas, sincondroses e algumas sínfises, tendem a ossificação. Esta ossificação é fisiológica e advém com a idade, sendo denominada de sinostose.
 
.
*
*
DIARTROSES
	Diartroses: apenas um tipo de articulação está classificado como diartrose, são denominadas articulações sinoviais. Este tipo de articulação se caracteriza por possuir uma cavidade entre os elementos ósseos e realizar movimentos, sendo por alguns autores denominadas de verdadeiras articulações. 
*
*
DIARTROSES
	Todas as articulações sinoviais são providas dos elementos essenciais. Estes elementos essenciais são: 
		Face articular
		Cartilagem articular
		Cápsula articular
			Membrana fibrosa
			Membrana sinovial
		Cavidade articular
		Sinóvia ou líquido sinovial
*
*
DIARTROSES
	Além destas estruturas essenciais existem outras estruturas que estão presentes penas em uma parte das articulações sinoviais, e são por isto denominadas de elementos acessórios.
		Meniscos articulares, articulação do joelho.
		Disco articular, articulação temporomandibular.
		Lábios articulares, articulação do ombro.
		Ligamentos intra e extracapsulares, ligamentos 		cruzados, intracapsulares, ligamento da 			patela, extracapsular) 
*
*
*
*
*
DIARTROSES
	As articulações que apresentam discos e meniscos são denominadas de incongruentes em oposição as que não necessitam destes complementos e são denominadas de congruentes. Caso as articulações sinoviais fiquem por muito tempo imóveis podem desenvolver uma ossificação patológica, a anquilose, perdendo assim seus movimentos para nunca mais recuperá-los. 
*
*
DIARTROSES
	As articulações sinoviais são classificadas segundo vários critérios:
o  		Quanto ao número de elementos 			articulares:
§       		Simples: quanto há apenas dois 			elementos articulares, ex. articulação 		do ombro, articulação atlantoccipital;
§       		Composta: quando há mais de dois 		elementos articulares, ex. articulações 		do carpo, articulação do quadril.
*
*
DIARTROSES
	Quanto aos eixos de movimento:
§     Uniaxial: articulação que gira em torno de 	um único eixo, ex. atlantoaxial mediana, articulação umeroulnar;
§       Biaxial: articulação que gira em torno de 	dois eixos, ex. articulação do joelho, 	articulação umerorradial;
§       Triaxial: articulação que gira em torno de 	três eixos, ex. articulação do ombro, 	articulação do quadril.
§       Obs: Os eixos utilizados para esta classificação têm a mesma direção que os eixos do corpo, ou seja, supero-inferior, ântero-posterior e latero-lateral. As articulações que são uniaxiais apresentam um grau de liberdade, as biaxiais dois graus de liberdade e as triaxiais três graus de liberdade. 
*
*
*
*
DIARTROSES
	Quanto à forma das superfícies articulares:
		Sinovial plana: quando as superfícies são ligeiramente planas e paralelas, resultando em um movimento de deslizamento, ex. articulação do carpo, articulação dos processos articulares das 	vértebras cervicais.       		
*
*
DIARTROSES
	Quanto à forma das superfícies articulares:
	Sinovial cilíndrica:
		Sinovial trocóide: quando a superfície articular tem o formato de um pivô, ex. articulação atlantoaxial mediana e radioulnar proximal;
		Gínglimo: quando a superfície articular tem um formato de polia, ex. articulação umeroulnar, articulação talocrural.
*
*
*
DIARTROSES
	Quanto
à forma das superfícies articulares:
		Sinovial bicondilar: quando a superfície articular está composta por dois côndilos, ex. atlantoccipital, articulação do joelho.	 
*
*
DIARTROSES
	Quanto à forma das superfícies articulares:
		Sinovial selar: quanto à superfície articular apresenta um formato de sela de montaria, ou seja, as faces dos elementos articulares são convexas em um sentido e côncavas em outro sentido, ex. articulação carpometacarpal do polegar.
 
*
*
DIARTROSES
	Quanto à forma das superfícies articulares:
		Sinovial eliposóide: quando a superfície articular tem o formado de uma elipse ou ovóide, ex. articulações radiocárpicas e metacarpofalângicas.
*
*
DIARTROSES
	Quanto à forma das superfícies articulares:
		Sinovial esferóide: quando a superfície articular tem um formato de um segmento de esfera, ex. articulação do ombro, articulação do quadril (esta articulação em particular é denominada de cotilóide).
 
 
*
*
*
DIARTROSES
	As articulações sinoviais apresentam vários movimentos, realizados em torno dos eixos citados acima:
		Translação: movimento de deslizamento, ex. articulações planas.
		Rotação: movimento em torno de um eixo longitudinal, supero-inferior, esta rotação pode ser lateral ou medial, ex. articulações trocóides;
		Flexão: movimento que diminui o ângulo da articulação, ex. articulação do cotovelo, quando elevamos a mão;	
*
DIARTROSES
		Extensão: movimento que aumenta o ângulo da articulação, ex. articulação do cotovelo, quando baixamos a mão. Para o pé não há o movimento de extensão e sim os movimentos de flexão dorsal, dorsiflexão, e flexão plantar. Embora os movimentos de extensão e flexão sejam realizados em torno de um eixo transversal latero-lateral para a maioria das articulações, eles são realizados no polegar através de um eixo antero-posterior;
		
		Abdução: movimento que afasta os membros da linha mediana do corpo, ex. articulação do ombro, quando levantamos a mão lateralmente;	
*
DIARTROSES
		Adução: movimento que aproxima a mão da linha mediana do corpo, ex. articulação do ombro, quando baixamos a mão medialmente. Os movimentos de adução e abdução são realizados através de um eixo antero-posterior para a maioria das articulações, porém no polegar estes movimentos são realizados através do eixo latero-lateral;
		Pronação: movimento de rotação com o antebraço que deixa a palma da mão voltada posteriormente, ex. articulação do cotovelo;
*
DIARTROSES
		Supinação: movimento de rotação do antebraço que deixa a palma da mão voltada anteriormente, ex. articulação do cotovelo;
		Circundação: movimento que realiza o desenho de um cone, estando o ápice do cone localizado na articulação e a base do cone na extremidade do membro, ex. articulações esferóides. Este movimento é o somatório dos movimentos flexão, abdução, extensão e adução;
		Inversão: movimento que volta a planta do pé para o lado mediano, ex. articulações do tarso;
*
DIARTROSES
		Eversão: movimento que volta a planta do pé para o lado lateral, ex. articulações do tarso;
		Protrusão: movimento que desloca a mandíbula para frente, ex. articulação temporomandibular;
		Retrusão: movimento da mandíbula para trás, ex. articulação temporomandibular;
		Levantamento: elevação do ombro;
		Abaixamento: baixar o ombro.
 
 
*
IRRIGAÇÃO, DRENAGEM E INERVAÇÃO 
		A irrigação é feita por vasos próximos às articulações, que nas articulações sinoviais chegam, muitas vezes, a formar redes artérias com várias anastomoses, além das artérias que servem ao periósteo e aos ligamentos. A drenagem é feita também pelas veias próximas, periostais e dos ligamentos. A drenagem linfática é feita pelos vasos linfáticos da região da articulação. A inervação é feita principalmente pelos nervos da membrana fibrosa e periostais. 
*
VOAR CADA VEZ MAIS LONGE, CADA VEZ MAIS ALTO, ESTA É NOSSA RESPOSTA AS DIFICULDADES IMPOSTAS ÀS NOSSAS ESCOLHAS.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais