Buscar

PSICOFISIO AV2

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201502269597)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	A experiência emocional é um fenômeno múltiplo, de variação individual e resultado de vários eventos. Está relacionada a alterações endócrinas, autônomas, sensoriais e motoras. A emoção é a manifestação de reações psicomotoras que podem estar acompanhadas de alterações neurovegetativas, em resposta a um estímulo ambiental. Descreva o que emoções como amor, raiva, alegria e medo têm em comum.
		
	
Resposta: Todas essas emoções são primárias, elas têm caracteristicas marcantes, e fazem alteraçoes em nosso organismo que nos fazem demonstratar certas expressões faciais e corporais.
	
Gabarito: O que emoções como amor, raiva, alegria e medo têm em comum é que toda são reações a um evento reforçador, que pode compreender recompensas e punições.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201502276393)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	João procura por um psicólogo, sua queixa principal é nervosismo. Relata estresse elevado no trabalho e pouca paciência com os filhos. Durante o exame clínico psicológico (anamnese) ao ser questionado da qualidade do seu sono, João relata: Tenho sentido que meu sono está insuficiente e sinto muito desconforto com isso. Me sinto cansado durante o dia, inúmeras vezes tenho dificuldade em dormir e acordo facilmente, parece que o meu sono não é suficiente. Sendo encaminhado pelo psicólogo ao médico, este solicita um estudo polissonográfico. O Resultado revelou vários eventos respiratórios do tipo obstrutivo. Como você interpreta estas informações do ponto de vista dos distúrbios do sono? Defina e correlacione ambos os fenômenos.
		
	
Resposta: Pelas informações da questão, João sofre de Apnéia obstrutiva do sono. Apnéia que é um disturbio do sono, causado pelo elavado nível de estresse no sujeito, que pode ser desenvolvido pela a pessoa ter muitas funções e responsabilidades; como ter cobranças no trabalho, da suporte a família com presença, responsabilidades financeiras, entre outras coisas.
	
Gabarito: A insônia é um sintoma. É definida como insuficiência de sono que causa desconforto ao indivíduo. Quem dorme pouco sem se sentir desconfortável não tem insônia. A causa primária de insônia persistente mais conhecida é a chamada apnéia obstrutiva do sono. O indivíduo se queixa de sonolência e cansaço durante o dia, mas não apresenta alterações da hora de dormir e acordar. Ocorre excessiva atonia muscular durante o sono de ondas lentas, atingindo o diafragma e demais músculos respiratórios, inclusive os da faringe, que colapsa e se fecha. A respiração cessa subitamente, o indivíduo sufoca e desperta para restabelecer a respiração e isso pode ocorrer apenas com microdespertares, neste caso, não há consciência do despertar, por haver permanência no estágio 1 do sono de ondas lentas, suficiente para restaurar o ritmo respiratório e retornar os demais estágios. Mas o problema se repete logo depois, e o resultado é que o individuo apresenta muitas interrupções durante o período de sono. (o aluno pode ou não considerar hipopnéias)
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201502935805)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Definida como a permanente tendência ou estado dos organismos de manter a constância do meio interno por Walter Canon (1871-1945), é atualmente reportada como a manutenção do ambiente interno do organismo dentro de estreitos limites fisiológicos (Bear, 2008). O fundamental é entendermos que a manutenção do organismo nesta condição assegura as condições necessárias para uma vida livre e independente. O parágrafo refere-se a um estado denominado:
		
	
	Visceral
	 
	Homeostase
	
	Vegetativo
	
	Autônomo
	
	Somático
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502273832)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Leia com atenção a seguinte definição: processo que explica que somente os aspectos mais importantes dos eventos são escolhidos durante a aquisição para ser armazenados em nossa memória. Podemos afirmar que ela explica qual dos termos abaixo?
		
	 
	Seleção
	
	Aquisição
	
	Consolidação
	
	Evocação
	
	Retenção
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201502936293)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Charles Darwin (1809-1882) observou as semelhanças entre indivíduos de diversas espécies (cães, gatos, homens,...) na expressão emocional da raiva e caracterizou que as expressões faciais e corporais mostravam uma determinação inata que persiste com a evolução das espécies, revelando deste modo:
		
	
	pequena importância para a manutenção/sobrevivência das espécies.
	
	grande importância para a não manutenção/sobrevivência das espécies.
	
	grande importância para a manutenção/extinção das espécies.
	 
	grande importância para a manutenção/sobrevivência das espécies.
	
	grande importância para a extinção/subsistência das espécies.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201502806932)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"Penso, logo existo" afirmou Descartes e nós, pensadores que somos, percebemos com facilidade que as imagens mentais surgem de forma voluntária e espontânea em nossa mente. Além disso, podemos evocar ou combinar e até mesmo criar novos conceitos em nossa mente. Considerando seus estudos sobre o pensamento podemos afirmar que:
		
	
	A combinação de eventos passados e fatos atuais levará a antecipações favoráveis.
	
	A criatividade é um privilégio observado em poucas mentes.
	
	As imagens mentais sempre levam a associações corretas.
	 
	Ao fazer uma predição nosso cérebro pode induzir um erro de interpretação.
	
	O pensamento é uma habilidade comum a todos os animais.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201502961781)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A (X) humana depende de (Y). Como o homem vive em sociedade, comunicação e sociedade relacionam-se intimamente. Uma não existe sem a outra: uma língua só existe se há uma comunidade que a utiliza, e um agrupamento de pessoas só constituirá uma comunidade se tiver uma língua que possibilite a comunicação das pessoas desse grupo. As diversas linguagens empregadas pelo homem fazem parte do conjunto de elementos que distinguem uma sociedade de outra. Em relação ao parágrafo as incógnitas X e Y referem-se à:
		
	
	sinalização e linguagem
	 
	comunicação e linguagem
	
	expressão e compreensão
	
	compreensão e expressão
	
	linguagem e vocalização
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201502468125)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A atenção está diretamente relacionada com a seletividade do processamento de informações, podendo estar correlacionada, por exemplo, com uma dada posição no espaço ou a uma característica física do ambiente: uma cor, som, odor, textura ou objeto interessante. Isso ocorre porque nós conseguimos sensibilizar áreas específicas de nosso cérebro que executam essa tarefa e acabam inibindo ou reduzindo a tarefa das demais. Esse processo é conhecido por:
		
	
	percepção não seletiva ou atenção relativa.
	 
	atenção relativa ou percepção seletiva.
	
	atenção autônoma ou percepção parcial.
	 
	atenção sensorial ou percepção seletiva.
	
	atenção autônoma ou percepção não seletiva.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201502981382)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Considerando seus estudos sobre a dor, leia a afirmativa a seguir com atenção: "São terminações nervosas livres, ramificadas e não mielinizadas, que sinalizam quando o corpo está sendo lesionado ou corre risco de lesão". Podemos afirmar que o trecho define corretamente:
		
	
	Aferentes primários.
	
	Dor espontânea.
	 
	Nociceptores.
	
	Aferentes secundários.
	
	Hiperalgesia.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201502276356)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	João procura por um psicólogo, sua queixa principal é nervosismo. Relata estresse elevado no trabalho e pouca paciência com os filhos. Durante o exame clínico psicológico (anamnese) ao ser questionado da qualidade do seu sono, João relata:Tenho sentido que meu sono está insuficiente e sinto muito desconforto com isso, me sinto cansado durante o dia, inúmeras vezes tenho dificuldade em dormir e acordo facilmente, parece que o meu sono não é suficiente. Levando em consideração o relato de João, que tipo de sintoma ele está descrevendo?
		
	
	Sono paradoxal
	
	Narcolepsia
	 
	Apnéia obstrutiva do sono
	 
	Insônia
	
	Hipersonia

Continue navegando