Buscar

SIMULADO 3 CIÊNCIAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Desempenho: 10,0 de 10,0
	Data: 02/05/2016 23:26:56 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201402705135)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Estudos têm demonstrado que os melhores métodos para ensinar a atitude e a habilidade científica são aqueles que tratam da solução de problemas de forma sistêmica. É preciso que exista algo para se resolver, e que esteja relacionado com a realidade do aluno. O ensino de Ciências tem o potencial de desenvolver algumas habilidades nos estudantes, desde as primeiras séries do ensino fundamental. Escolha a alternativa que melhor representa esse "rol de habilidades":
		
	 
	Inicialmente, as habilidades processuais dos alunos são limitadas e assistemáticas, por tentativa e erro. As habilidades mais simples envolvem: observar, classificar, questionar e levantar hipóteses, mas são fundamentais para o desenvolvimento de habilidades mais avançadas, como planejar, prever e interpretar dados.
	
	Habilidades de levantar hipóteses; comprovar, sem questionar, os conceitos mencionados no livro didático; manipular experimentos científicos no laboratório para demonstrar a teoria explicada; classificar seres vivos e planejar dados obtidos anteriormente pelos cientistas.
	
	a capacidade de perceber lacunas, de usar caminhos diferentes na solução de um problema, o respeito às ideias do professor, saber manipular equipamentos sofisticados no laboratório, estudar apenas o conteúdo mencionado no livro didático e não apresentar ideias novas ao assunto que está sendo abordado.
	
	Aprender os conteúdos científicos ensinados pelo professor, observar, classificar, planejar e prever dados que serão comprovados no laboratório de ciências, sem questionar ou levantar hipóteses.
	
	São as habilidades de saber manusear os equipamentos do laboratório de ciências, saber pesquisar, saber escrever relatórios científicos e fazer a previsão de dados resultantes dos experimentos.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403222878)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No que se refere ao conceito de Ciência: I- É a atividade que propõe a aquisição sistemática do conhecimento sobre a natureza social, biológica e tecnológica; II- É composta de fatores abióticos, bióticos e cultura humana; III- Sua principal função é o aperfeiçoamento do conhecimento em todas as áreas para tornar a existência humana mais significativa. Logo, é correto afirmar:
		
	 
	As alternatinas I e III estão corretas
	
	Apenas a alternativa I está correta
	
	Apenas a altenativa III está correta
	
	As alternatinas I e II estão corretas
	
	Apenas a altenativa II está correta
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402705117)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Para que a ciência tenha relevância para os alunos do século XXI, que ela não seja uma disciplina seca e limitante, que não interessa ou anima e onde os testes e sucessos do passado se reduzem a uma lista de fatos a aprender e experimentos a conduzir, precisamos desenvolver algumas características. São elas:
		
	
	aulas práticas em laboratórios muito bem equipados, estudos do meio em áreas de preservação permanente, professores que sejam também cientistas, estímulo constante para que os alunos reflitam e que não haja erro nos experimentos realizados com a turma.
	
	abordagens da ciência de modo objetivo e respeitando as ideias positivistas de Comte, aulas práticas dentro do planejamento escolar semanal, incentivo ao trabalho individual em sala de aula e leitura de livros científicos.
	 
	abordagens que envolvam curiosidade, respeito pelas evidências, disposição para tolerar a incerteza, criatividade, reflexão crítica, cooperação com as pessoas, sensibilidade e perseverança. Também são importantes os procedimentos científicos, que incluem a natureza da ciência, a coleta e a análise das evidências e o desenvolvimento de ideias científicas.
	
	abordagens que envolvam curiosidade, mas não considerem a incerteza, estímulo ao estudo individual e evitando polêmicas, aulas práticas em laboratórios muito bem equipados, incentivo para que os alunos reflitam e que não haja erro nos experimentos realizados com a turma.
	
	estudos do meio mensais, professores formados em universidades públicas, aulas práticas com equipamentos de última geração e sem considerar os experimentos que dão errado, procedimentos científicos, que incluem a natureza da ciência, a coleta e a análise das evidências e o desenvolvimento de ideias científicas.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402702193)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Chaui (1997) destaca que, historicamente, as três têm principais concepções de ciência ou ideais de cientificidade são:
 
		
	
	fundamentalista, filosófica e construtivista
	
	racionalista, empirista e epistemológica
	
	racionalista, filosófica e epistemológica
	 
	racionalista, empirista e construtivista.
	
	construtivista, cientificista e fundamentalista
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402705122)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Durante o período do regime militar de 1964, pretendia-se modernizar e desenvolver o país. O ensino de ciências passou a fazer parte da formação profissional, com a aprovação da lei 5692, de 1971. Houve grande expansão da rede privada do ensino superior, devido a movimentos estudantis. Quais foram os fatos que marcaram o período das décadas de 1970 e 1980 e que implicações eles tiveram para o ensino de Ciências?
		
	
	Antes das guerras mundiais havia uma forte influência francesa e alemã e o ensino era voltado para as verdades clássicas. No pós-guerra mundial a influência maior no ensino de ciências era dos americanos e dos russos, que influenciaram a elaboração dos conteúdos dos livros de ciências dessa época.
	
	Nessas décadas a industrialização e o desenvolvimento tecnológico e científico estavam em alta e no ensino de ciências prevalecia a lógica sobre o senso comum, separando-se teoria e prática. Era a superação do modelo tradicional devido à guerra fria e ao início da guerra do Iraque.
	 
	O período foi de muitas crises sociais e econômicas e também marcado por uma crise energética que atingia todo o mundo. Agressões ao meio ambiente, devido ao desenvolvimento industrial, também marcaram essa época, levando o ensino de ciências a repensar seus objetivos e a considerar implicações sociais do desenvolvimento científico.
	
	Nessas décadas havia grandes empreendimentos científicos no mundo todo e com a construção da bomba atômica, o ensino de ciências foi estimulado. O professor foi incentivado a refletir sobre a sua prática em uma ciência moderna, relacionada às ciências sociais e humanas.
	
	A época foi marcada pelo reflexo da segunda guerra mundial e o desenvolvimento tecnológico e o ensino de ciências estava voltado para verdades clássicas, privilegiando métodos estatísticos.
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201402702170)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No que se refere ao Conhecimento Escolar:
I- abrange conteúdos, métodos e técnicas específicas do espaço escolar
II- é construído pelas classes populares como uma forma de conhecer a realidade em que vive, age, mora, fala, integrando o homem ao seu meio
III- organizam e delimitam um território de trabalho, concentram a pesquisa e as experiências dentro de um determinado ângulo de visão.
Neste sentido é correto afirmar:
		
	
	As alternativas II e III estão corretas
	
	Apenas a alternativa III está correta
	
	Apenas a alternativa II está correta
	 
	Apenas a alternativa I está correta
	
	As alternativas I, II e estão corretas
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201402702221)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Segundo a Unesco (2005), "Educação ambiental é uma disciplina bem estabelecida que enfatiza a relação dos homens com o ambiente natural, as formas de conservá-lo, preservá-lo e de administrar seus recursos adequadamente". De acordo com a Conferênciade Tbilisi, ocorrida em 1977, Educação Ambiental tem como principais características ser um processo:
I- Participativo - atua na sensibilização e na conscientização do cidadão, estimulando-o a participar dos processos coletivos.
II- Contextualizador - atua diretamente na realidade de cada comunidade, sem perder  de vista a sua dimensão planetária.
III- Globalizador - considera o ambiente em seus múltiplos aspectos
IV- Permeante - extrapola as atividades internas da escola tradicional
Neste contexto, são características do processo de Educação Ambiental:
		
	
	Apenas I, II
	
	Apenas I, III, IV
	
	Apenas I, II, IV
	 
	Apenas I, II, III
	
	Apenas II, IV
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201402702214)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento ECO92 trouxe Chefes de Estado de mais de 130 países para o Rio de Janeiro. Dentre os vários documentos produzidos na ECO92, destacam-se a Carta da Terra e a Agenda 21. São características marcantes da Agenda 21:
I - a reorientação da educação na direção do desenvolvimento sustentável
II - a ampliação da conscientização pública, compreendendo ações destinadas às comunidades urbanas e rurais
III - documento sem força de lei e sem detalhamento de medidas concretas a serem adotadas
Assinale a alternativa correta:
		
	 
	I e II estão corretas
	
	I e III estão corretas
	
	Apenas III está correta
	
	Apenas I está correta
	
	II e III estão corretas
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201402818739)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em consequência dos problemas sociais e ambientais, associados às novas formas de produção, passaram a ser realidade reconhecida em todos os países, inclusive no Brasil. Os problemas relativos ao meio ambiente e à saúde começaram a ter presença nos currículos de Ciências Naturais, mesmo que abordados em diferentes níveis de profundidade. Pesquisas recentes mostram que a alta taxa de CO atmosférico está afetando também os oceanos. Depositado na superfície da água, tal gás acaba misturando-se a ela devido ao movimento dos copépodes ¿ pequenos animais que constituem o plâncton. Tal fato está fazendo com que o pH da água torne-se mais ácido, o que altera a vida de diversas espécies marinhas, podendo inclusive levá-las à extinção. Analise as alternativas abaixo e marque a opção cuja ação leva ao acontecimento do fato relatado no texto.
		
	 
	Utilização crescente de combustíveis fósseis.
	
	Maior extração de alimentos dos oceanos.
	
	Crescimento das espécies autotróficas nos oceanos.
	
	Extinção de muitas espécies marinhas aeróbias
	
	Ampliação da área de terras cultivadas.
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201403310547)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Enquanto processo contínuo e permanente a Educação Ambiental: I- deve atingir todas as fases do ensino formal e não formal; II- deve examinar as questões ambientais do ponto de vista local, regional, nacional e internacional; III- A educação ambiental deve, necessariamente, ser restrita às políticas públicas. Logo, é correto afirmar que:
		
	
	Apenas as afirmativas II e III estão corretas
	
	Todas as afirmativas estão corretas
	
	Apenas as afirmativas I e III estão corretas
	 
	Apenas as afirmativas I e II estão corretas
	
	Apenas a afirmativa III está correta

Outros materiais