Buscar

Resp, civil 1 / av1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Responsabilidade civil :
1) Ricardo buscando evitar um acidente faz uma manobra e atinge o muro de uma casa , causando um grave prejuízo. Em relação a situação acima, é correto afirmar que :
Resp : Responderá pela reparação do dano, apesar de ter agido em estado de necessidade.
2) No ordenamento brasileiro, quando tratamos de dano moral, é correto afirmar que :
I - Sempre foi acolhido pelo nosso ordenamento
II - Não possui qualquer menção expressa no ordenamento, é uma construção da jurisprudência.
III - Somente será indenizável caso proceda um dano material.
Resp : nenhuma das respostas anteriores estão corretas .
3) A teoria da responsabilidade civil integra o direito obrigacinal , pois a principal consequência prática de um ato ílicito é a obrigação que acarreta, para seu autor, de reparar o dano. A lei prevê no entanto, as excludentes de responsabilidade civil, que afastam a responsabilidade do agente porque :
Resp : Rompem o nexo de causalidade .
4)Francisco dirigia seu veículo respeitando todas as normas de trânsito , quando Bernardo totalmente alcoolizado, atravessor a rua, sem observar as condições de tráfego. Francisco não teve condições de frear ou desviar-se dele, atingindo-o e causando-lhe graves ferimentos. Estão presentes os requisitos caracterizadores da responsabilidade civil no ato praticado por Francisco ?
Resp : Não estão presentes os requisitos pois houve rompimento do nexo de causalidade, em razão da conduta da vítima, não configurada a responsabilidade civil.
5)Joana e João da Silva moveram ação de indenização por dano moral contra o Estado do Rio de Janeiro por que dois servidores estaduais, José da Silva e Aroldo dos Santos, asinaram , divulgaram e promoveram distribuição de aviso de suspeita de caso de AIDS no Município do Rio das Pedras, indicando o nome dos filhos dos autores, Antonio da silva, como sendo portador de tal doença. Sustentam que o mencionado aviso, além de violar o direito à intimidade e a vida privada da vítima de Antonio, debilitou ainda mais o seu estado de saúde, apressando a sua morte, ocorrida poucos meses depois da divulgação. Em contestação o estado alega não terem os autores, pais de Antonio, legitimidade para pleitearem a indenização por o dano moral, por se tratar de direito personalissímo, é intrasmissível, desaparece com o próprio indivíduo, impossibilitando a transmissibilidade sucessória e o exercício da ação indenizatória por via subrogatória .
Diante do caso aborde a possibilidade dos pais de Antonio obterem a reparação civil pelos danos causados a seu filho.
Resp : A ação de reparação comporta transmissibilidade aos sucessores do ofendido (art 943 do CC/2002) , desde que o prejuízo tenha sido causado em vida da vítima, cabendo aos herdeiros o direito de exigir reparação dos danos. Pode sofrer dano extrapatrimonial não apenas a vítima do ato, más também terceiros indiretamente atingido, o que a doutrina chama de dano indireto .
 Ems e tratando de dano material, se pela morte ou incapacidade da vítima as pessoas que dela se beneficiam ficam privadas do benefício, o dano é evidente. Entretanto , com relação ao dano moral a certeza do dano fica no campo da subjetividade, prevalecendo uma presunção "juris tantum" do dano, pelo fato de serem os pais da vítima seus herdeiros (art 12 .Páragr Ú, CC/2002 ).
6)O APOSENTADO ANTÔNIO GOMES, DE 74 ANOS, MORREU ONTEM, EM REALENGO, VÍTIMA DE ATAQUE DE ABELHAS AFRICANIZADAS. A VÍTIMA FOI CAMINHAR NUM LUGAR PERTO DE SUA CASA, ONDE HÁ UM APIÁRIO, QUANDO FOI PICADO DO COURO CABELUDO AOS PÉS POR INÚMERAS ABELHAS. LEVADO PARA O HOSPITAL ALBERT SCHWEITEZ, COM PRESSÃO MUITO BAIXA E CHOQUE ANAFILÁTICO, ANTÔNIO NÃO RESISTIU E MORREU. SEGUNDO CÉLIO DOS SANTOS, DONO DO APIÁRIO, NA PRIMAVERA E NO VERÃO OS ENXAMES CRESCEM E, COMO AS COLMÉIAS FICAM PEQUENAS, AS ABELHAS SE TORNAM MAIS AGRESSIVAS. SUPONDO QUE A MULHER DE ANTÔNIO PRETENDA SER INDENIZADA, PERGUNTA-SE:DE QUEM PODERÁ PLEITEAR A INDENIZAÇÃO E COM QUE FUNDAMENTO? PODERÁ O RÉU ALEGAR COM SUCESSO A EXCLUDENTE DE FORÇA MAIOR (FATO DA NATUREZA) POR NÃO TER CONTROLE SOBRE AS ABELHAS? RESPOSTA FUNDAMENTADA. 
RESPOSTA: A ação indenizatória da mulher deve ser dirigida contra o dono ou detentor do animal, dono do apiário (Célio), que é o guardião, aquele que tem o poder de direção, de controle ou de uso do animal. Se perde esse controle, e o animal vem a causar dano a outrem, és surge seu dever de indenizar. Teoria da Causalidade Adequada. Responsabilidade Objetiva. Responsabilidade civil pelo fato de animal (art. 936 do Código Civil). Trata-se de responsabilidade objetiva que só pode ser excluída no caso de culpa exclusiva da vítima ou força maior. No caso, não pode Célio, dono do apiário, invocar a força maior para excluir a sua responsabilidade porque esta, como se sabe, caracteriza-se pela inevitabilidade, ainda que o fato seja previsível. Decorre de fatos da natureza que, embora previsíveis, não podem ser evitados. Ora, as abelhas eram domesticadas e não silvestres, tanto assim que pertenciam ao apiário de Célio, por ele exploradas economicamente, portanto, tinha o poder de comando sobre elas. Ademais, o dono sabia que nesta época do ano as abelhas se tornam mais agressivas, pelo que poderia e deveria tomar providências (aviso etc) para que terceiros não se aproximassem do apiário.

Outros materiais