Buscar

PESQUISA E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO II av I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PESQUISA E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO II av I
Questão: 2011.2T- CEL 0347014 (145070)
1 - Para a natureza é indiferente que o planeta seja habitado por seres inteligentes ou por bactérias, pois o planeta seguirá seu curso em torno do sol, quer sejam os homens os seus passageiros ou os microorganismos. Para o homem, entretanto, a preservação de certas condições indispensáveis para a sua sobrevivência, como ar respirável, água potável, terras férteis, temperaturas suportáveis, etc., deve ser resultado de sua ação consciente e coletiva, capaz de devolver ao homem o controle sobre seu trabalho, sua humanidade e sua relação racional e sustentável com a natureza. (http://www.espacosocialista.org/node/209)
A partir da reflexão apresentada podemos dizer que o conflito homem-natureza-homem não pode ser pensado, investigado e problematizado sem levar em conta as
R condições históricas de uma determinada época 
Questão: 2011.2.T. EAD- CEL0347056 (145446)
2 - A tradição representa um elemento vital para a compreensão da filosofia aristotélica. Sua filosofia pretendia não apenas rever como também corrigir as falhas e imperfeições das filosofias anteriores. Ao mesmo tempo, trilhou novos caminhos para fundamentar as críticas, revisões e novas proposições. O sistema teórico de Aristóteles constitui a ciêcia como conhecimento da realidade, divide-se em
 R  ciência geral, ciência natural, saber prático, saber produtivo 
3 - A cultura atual construiu algumas concepções de ciência, bem como, os principais acontecimentos históricos, o desenvolvimento do pensamento filosófico e as principais descobertas científicas. Entre as concepções de ciência podemos elencar, segundo Marilena Chauí:
I. Racionalista 
II. Empirista 
III. Construtivista 
IV. Materialista 
V. Fundamentalista
R Somente II, III, IV são corretas 
4 - Sócrates assumiu uma postura contrária aos sofistas, por não terem amor e respeito pela sabedoria e pela verdade. Ele afirmava que os mesmos não poderiam ser considerados:
Filósofos
5 - 1. (FUVEST) Do ponto de vista cultural, na passagem da Antigüidade para a Idade Média, é correto afirmar que o patrimônio greco-romano.
R Não desapareceu com a antigüidade porque a Igreja serviu de conduto para sua sobrevivência
Questão: 2011.2T.EAD.CEL0347156 (151197)
6 - O século XX foi o período de cem anos iniciado em 1 de janeiro de 1901 e terminado em 31 de dezembro de 2000 que se notabilizou pelos inúmeros avanços tecnológicos, conquistas da civilização e reviravoltas em relação ao poder. No entanto, esses anos podem ser descritos como a "época dos grandes massacres", já que nunca se matou tanto como nos conflitos ocorridos no período. Em muitos países da Europa e da Ásia, o século XX também foi largamente apelidado de "Século Sangrento". O historiador Eric Hobsbawn considera, de maneira figurada, o século XX como o período entre a eclosão da Primeira Guerra Mundial, em 1914, e o Colapso da União Soviética, em 1991. Hobsbawn chama esse período de Era dos Extremos. (http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A9culo_XX). Deste século podemos citar: 
I. Primeira Guerra Mundial (1914-1918) e Revolução Russa (1917) 
II. Ascensão do Fascsimo na Itália (1922) Ditadura Salazar em Portugal (1932-1968) 
III. Ascensão do nazismo na Alemanha (1933) e Guerra Civil: ditadura de Franco na Espanha (1939-1969) 
IV. Segunda Guerra Mundial (1939-1945) e Bomba Atômica – Hiroshima e Nagasaki (1945) 
V. Queda do Muro de Berlim (1989) Desagregação dos Estados Nacionalistas (a partir de 1991)
R  Todas são verdadeiras
Questão: 2011.2T- CEL 0347029 (145089)
7 - Sua teoria do Heliocentrismo, que colocou o Sol como o centro do Sistema Solar (evolução das Orbes) contrariando a então vigente teoria geocêntrica (que considerava, a Terra como o centro), é tida como uma das mais importantes hipóteses científicas de todos os tempos, tendo constituído o ponto de partida da astronomia moderna. A quem é atribuída esta Teoria:
R Nicolau Copérnico 
8- A única característica que NÃO pertence ao Senso Comum é que ele é um conhecimento
R  sistemátizado, rigoroso e que exige investigação, lógica e pesquisa
9 - Período que começou no século XV e prolongou-se até o fim do século XVI. A partir desse período, a Ciência, que até então estava atrelada à Filosofia, separa-se desta e passa a ser um conhecimento mais estruturado e prático. As causas principais da revolução podem ser resumidas em: renascimento cultural, a imprensa, a reforma protestante e o hermetismo. Essa reflexão se refere ao movimento que ficou conhecido como Revolução:
R – Científica
10 quanto a archê não são expressões do anárquico (...), tampouco do ocasional... O que esses termos conjuntamente designam é o que ocorre sempre ou de ordinário (...), mas com uma eficácia tal que "dispara" sempre (como se fosse um gatilho biológico) o que é melhor dentre todo o possível" (SPINELLI, Miguel. Questões Fundamentais da Filosofia Grega. São Paulo: Loyola, 2006, pp.36-37). ( C )(- Nas palavras do professor Miguel Spinelli: "tudo o que nasce está destinado a ser o que deve ser e não outra coisa. Esse nascer destinado, pelo qual o que nasce se submete a um processo de realização, é a phýsis, e, como tal, a archê. (...) tanto a phýsis
A partir da reflexão sobre a Physis podemos concluir que a: 
I. chave de compreensão da realidade natural encontra-se nessa própria realidade e não fora dela. 
II. compreensão da realidade natural necessita de um olhar de afastamento da mesma, ou seja de fora dela. 
III. busca das respostas dos fenômenos naturais não estão na própria natureza
R Somente I é Verdadeira

Continue navegando