Buscar

Discursiva Libras e Pratica Profissional A Escola Matriz Discursiva do MÓDULO A Fase II

Prévia do material em texto

Disciplina(s):
Libras
Prática Profissional - A Escola
	Data de início:
	06/06/2016 19:06
	Prazo máximo entrega:
	06/06/2016 20:21
	Data de entrega:
	06/06/2016 19:46
Questão 1/5
Leia o texto a seguir:
 
“No ano de 1994, os representantes de mais de oitenta países se reúnem na Espanha e assinam a Declaração de Salamanca, um dos mais importantes documentos de compromisso de garantia de direitos educacionais. Este documento declara as escolas regulares inclusivas como o meio mais eficaz de combate à discriminação e ordena que as escolas devam acolher todas as crianças, independentemente de suas condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais ou lingüísticas.”
STROBEL, K; PERLIN, G. Fundamentos da Educação de Surdos. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2008. Pg. 37-38.
 
 
A Declaração de Salamanca em 1994 determinou mudanças na educação das pessoas com deficiência. Explique as consequências ocorridas no processo educacional dos surdos em decorrência dessa Política Educacional.
Nota: 16.0
	Texto 3: Ensino de Língua Portuguesa para surdos: Caminhos para a prática Pedagógica
Páginas 57 e 58.
 
A educação bilíngüe nessa concepção é uma proposta de ensino que preconiza o acesso a duas línguas no contexto escolar, considerando a língua de sinais como língua natural e partindo desse pressuposto para o ensino da língua escrita. A proposta bilíngüe busca resgatar o direito da pessoa surda de ser ensinada em sua língua, a língua de sinais, levando em consideração os aspectos sociais e culturais em que está inserida. (...) [Respeitar a pessoa surda e sua condição sociolingüística implica considerar seu desenvolvimento pleno como ser bicultural a fim de que possa dar-se em um processo psicolingüístico normal' (Skliar et al., 1995: 16 ).
Cabe acrescentar que um marco na educação da pessoa surda encontra-se na Declaração de Salamanca, de 1994, documento de referência mundial e orientador do processo de inclusão. Em relação à situação do surdo, destaca a importância de uma educação pautada no direito e reconhecimento da língua natural do indivíduo, que lança um novo olhar sobre a inclusão, no sentido de ampliar essa noção: 'Políticas educacionais deveriam levar em total consideração as diferenças e situações individuais. A importância da linguagem de signos como meio de comunicação entre os surdos, por exemplo, deveria ser reconhecida e provisão deveria ser feita no sentido de garantir que todas as pessoas surdas tenham acesso a educação em sua língua nacional de signos. Devido às necessidades particulares de comunicação dos surdos e das pessoas surdas/cegas, a educação deles pode ser mais adequadamente provida em escolas especiais ou classes especiais e unidades em escolas regulares'.
Resposta:Política e organização; fatores relativos a escola; recrutamento e treinamento de educadores; serviços externos de apoio; A Declaração de salamanca é guiada pelos princípios de que a educação é direito de todos; a escola deve se adaptar as especificidades dos alunos para uma melhor inclusão e não ao contrário; o ensino deve ser diversificado e realizado em um espaço comum a todas as crianças. 
Questão 2/5
A escola como organização humana, também apresenta sintomas de resistência as mudanças, porém, por ser um espaço de desenvolvimento individual, social e planetário, precisa se conter em um ambiente em que: Investigue, adeque e disponibilize os espaços físicos para a concretização da sua função social: educar.
PALMA, Marcia Silva di. Organização do trabalho pedagógico. Curitiba:Intersaberes, 2012 p.92.
 
A definição de gestão é compreendida como um processo que envolve várias ações como: diagnóstico, tomada de decisões e definição de objetivos. Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, discorra sobre a gestão educacional.
Nota: 20.0
	A gestão educacional é um processo dinâmico que unifica as diretrizes e as políticas educacionais, tendo um projeto compromissado com os princípios democráticos e utilizando de métodos que criam condições para um ambiente educacional autônomo (p. 89)
Resposta:A gestão educacional passa pela democratização da escola sob dois aspectos: Interno => que contempla os processos administrativos, a participação da comunidade escolar nos projetos pedagógicos; Externo => ligado a função social da escola, na forma como produz, divulga e socializa o conhecimento. 
Questão 3/5
Embora a origem da elaboração do Projeto Político Pedagógico remonte a década de 1930, ele foi efetivado apenas em forma de Lei com a LDBEN n 9394/1996, e se constituiu como um documento de resistência as políticas neoliberais.
PALMA, Marcia Silva Di. Organização do trabalho pedagógico. Curitiba: Intersaberes:2012 p.107p.139 
 
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina discorra sobre o processo de construção do Projeto Político Pedagógico.
Nota: 20.0
	O processo de construção do projeto pedagógico é dinâmico e exige esforço coletivo e comprometimento; não se resume, portanto, na elaboração de um documento escrito por um grupo de pessoas para que se cumpra uma formalidade (VEIGA, 2003, p.14). Assim, o PPP deixa de ser um simples documento para apenas garantir a autorização de funcionamento da escola (p.57)
Resposta:É um instrumento que reflete a proposta educacional da escola. É atravez dele que a comunidade pode desenvolver um trabalho coletivo, cujas responsabilidades individuais e coletivas são assumidas para a execução dos objetivos estabelecidos. O PP deve possibilitar aos membros da escola uma tomada de consciência dos problemas e das possíveis soluções estabelecendo as responsabilidades de todos.
Questão 4/5
O atual contexto político, cientifico e pedagógico, requer, de nós gestores e das demais pessoas da escola, uma reflexão sobre a gestão educacional e seus fundamentos e sobre a organização do trabalho pedagógico, bem como a compreensão das inter-relações que se estabelecem na escola entre as políticas educacionais e o contexto social mais amplo. 
BARTNIK, Helena Leomir de Souza. Gestão Educacional. Curitiba:Intersaberes, 2012 (p.7-8)
 
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, descreva a gestão educacional.
Nota: 10.0
	A gestão educacional vai além da gestão escolar, e inter-relaciona todos os componentes de uma política de educação, envolvendo os sistemas de ensino, a direção, as diretrizes educacionais e os projetos políticos-pedagógicos das escolas. (p.90)
Resposta:É uma das instâncias que compõem a gestão governamental. Veio para atender a necessidade de haver um ensino mais padronizado possível a nível nacional.
Questão 5/5
Leia o texto a seguir:
 
“Carlos Sánchez, um famoso médico venezuelano e estudioso da educação de crianças surdas fala sobre a notícia mais importante a ser comunicada aos pais, no momento do diagnóstico da surdez. Ele relata que, em seu consultório, no momento de informar o diagnóstico de surdez de um filho aos pais, costumava oferecer uma explicação muito clara e simples: ter um filho surdo equivalia a acolher um “estrangeiro” no seio familiar. Essa explicação embora estranha, ajudava os pais a entenderem que mesmo nascendo no país, a aprendizagem de seu idioma como língua materna estaria inviabilizada pela surdez.”
FERNANDES, Sueli. Comunicação em Língua Brasileira de Sinais. UFPR/CIPEAD, 2012. Pg. 89.
 
Do nascimento aos cinco anos de idade, podem ser percebidos sinais aos quais a família pode identificar a surdez na criança. Descreva cinco comportamentos da criança surda, aos quais caracterizam a deficiência auditiva.
 
Nota: 16.0
	Espera-se que os alunos descrevam os comportamentos que as crianças demonstram e que permitem aos pais desconfiar e identificar a surdez.
 
Texto 04: Ensino de Língua Portuguesa para Surdos: Caminhos para a Prática Pedagógica
Páginas 20, 21 e 22.
 
 
DO NASCIMENTO AOS TRÊS ANOSDE IDADE:
-  o recém-nascido não reage a um forte bater de palmas, numa distância de 30 cm; ?
-  o recém-nascido desenvolve-se normalmente nas áreas que não envolvem a audição, quando propriamente estimulado. ?DOS TRÊS AOS
SEIS MESES DE IDADE: ?
-  a criança não procura, com os olhos, de onde vem um determinado som; ?
-  a criança não responde à fala dos pais; ?
-  a criança pode interagir com os pais, se a abordagem for visual. ?DOS SEIS
AOS DEZ MESES DE IDADE:?
- a criança não atende quando é chamada pelo nome, não atende a campainha da ?porta ou à voz de alguém; ?
-  a criança não entende frases simples como “não, não”, ou “até logo”; ?
-  a criança pode entender o que as pessoas estão “falando” com ela, se for utilizada a ?língua de sinais.
DOS DEZ AOS QUINZE MESES DE IDADE:
-  a criança não aponta objetos familiares ou pessoas quando interrogada em língua ?portuguesa oral; ?
-  a criança não imita sons e palavras simples; ?
-  a criança não reage ao “não, não”, ou ao nome, a menos que veja quem está falando; ?
-  a criança não mostra interesse por rádio; ?
-  a criança aponta objetos familiares ou pessoas quando interrogada em língua de ? ?
DOS QUINZE AOS DEZOITO MESES DE IDADE: ?
-  a criança não obedece a instruções faladas, por mais simples que sejam; ?
-  as primeiras palavras da criança, como “até logo”, “não, não”, não se desenvolvem; ?
-  a criança obedece a instruções dadas em língua de sinais; ?
-  a criança inicia sua linguagem gestual, sinalizada. ?
DOS DEZOITO MESES AOS TRÊS ANOS E MEIO DE IDADE: ?
-  não há enriquecimento vocabular (via oral); ?
-  em vez de usar a fala, a criança gesticula para manifestar necessidades e vontades; ?
-  a criança observa intensamente o rosto dos pais, enquanto eles falam; ?
-  a criança não gosta de ouvir histórias; ?
-  a criança tem histórico de dores de cabeça e infecções de ouvido; ?
-  a criança parece desobediente a ordens dadas em língua portuguesa oral; ?
-  a criança desenvolve a língua de sinais, comunica seus desejos e necessidades, gosta ?de histórias narradas em língua de sinais e gosta de desenhos. ?
Resposta:* Criança que assiste televisão muito próxima do aparelho; * Só responde quando a pessoa fala de frente para ela; * Pede que repita varias vezes o que lhe foi dito, o quê? Como?; * Têm problemas de concentração na escola; * Problemas comportamentais, também podem estar apresentando dificuldades auditivas.

Continue navegando