Buscar

Revisão pesquisa de marketing

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Pesquisa em Profundidade é realizada individualmente. As entrevistas em profundidade são realizadas com diversas pessoas, mas em momentos diferentes. Normalmente não há um roteiro para ser seguido nestes tipos de entrevista. Apenas há um tema principal e a “conversa” vai fluindo de acordo com as respostas do pesquisado. Em alguns casos, há um pequeno roteiro de cerca de cinco perguntas, para assegurarem de que todo o escopo do projeto será abordado e cumprido.
Etapas do Processo de pesquisa : 1 Etapa : Definição do problema de pesquisa, entender e explicar quais os problemas ou oportunidades de marketing geram a necessidade de informação; 2 Etapa : Planejamento da pesquisa, envolver a definição dos objetivos da pesquisa, as questões de hipóteses; 3 Etapa: Execução da pesquisa : envolver a preparação do campo como construção do formulário de pesquisa, treinamento do campo, coletar dados e analise dos resultados; 4 Etapa: Comunicação dos resultados : elaborar o relatório da pesquisa e preparar a apresentação.
A pesquisa motivacional tem por objetivo identificar fatores que influenciam as pessoas escolherem entre os produtos no ato de compra
A pesquisa qualitativa está mais relacionada no levantamento de dados sobre as motivações de um grupo, em compreender e interpretar determinados comportamentos, a opinião e as expectativas dos indivíduos de uma população ( é ótima para aprofundar conhecimentos já quantificados ou quando deseja-se criar uma base de conhecimentos para só depois quantificá-los) 
pesquisa quantitativa, é a mais comum no mercado, e prioriza apontar numericamente a frequência e a intensidade dos comportamentos dos indivíduos de um determinado grupo, ou população ( podemos citar a prática constante em anos eleitorais: a pesquisa de intenção de votos, que busca estimar através da amostra o número total de eleitores que votariam em cada candidato)
Amostragem probabilística é aquela em que cada elemento da população tem uma chance conhecida e diferente de zero de ser selecionado para compor a amostra. As amostragens probabilísticas geram amostras probabilísticas. ( ?
Amostragem não probabilística é aquela em que a seleção dos elementos da população para compor a amostra depende ao menos em parte do julgamento do pesquisador ou do entrevistador no campo. ( ?
Tipos de escala 
Escala Nominal: os números servem para nomear, identificar dados sobre objetos, pessoas ou fatos.
Ex. O número da carteira de identidade diferencia uma pessoa da outra, cada uma é única. Na variável sexo, geralmente o número 01 identifica o sexo masculino.
Escala Ordinal: os números, além de nomear, servem para ordenar segundo um processo de comparação, dados sobre pessoas, objetos ou fatos, em relação a uma determinada característica. Ex. Classe Social, é possível saber que uma pessoa sa classe A tem maior poder aquisitivo que uma pessoa pertencente a classe C.
Escala Intervalar: os intervalos entre os números indicam a posição e quanto que as pessoas, objetos ou fatos estão distantes entre si em relação a determinada característica. Esta escala permite comparar diferenças entre as medições, mas não concluir quanto à magnitude absoluta das medições, isto porque o zero da escala é escolhido arbitrariamente e não correspondem ao zero absoluto da característica que se deseja medir.
Ex. Medir atitudes, opiniões, conscientização e preferências.
Escala Razão: Possui as mesmas propriedades da escala intervalar, com a vantagem de possuir o zero absoluto. As medidas nos permite concluir quanto à magnitude absoluta, além de informar a posição e quanto as pessoas, objetos ou fatos estão distantes entre si em relação a determinada característica.
Ex. Idade, preço, renda, número de lojas.
Os 4 P’s de marketing, também conhecidos como Marketing Mix ou Composto de Marketing, são os 4 elementos básicos que compõe qualquer estratégia de marketing: Preço, Praça, Produto, Promoção. Como o nome já diz, elas são as definições fundamentais que uma empresa deve fazer para atingir um determinado público-alvo. ( os 4 P’s tem a ver com posicionamento dentro do mercado e harmonia entre todos os elementos. O que não pode é tentar vender produtos caros em lugares que desvalorizam ele, nem produtos para mulheres com promoções para homens e assim em diante)
Dados primários são aqueles que ainda não foram antes coletados. Eles são pesquisados com o objetivo de atender às necessidades específicas da pesquisa em andamento.
Dados Secundários São aqueles que já foram coletados, tabulados, ordenados e, às vezes, até analisados, com outros propósitos de atender às necessidades da pesquisa em andamento.
Os dados primários coletados podem ser dos seguintes tipos:
1) Características demográficas, socioeconômicas e de estilo de vida: São utilizadas no processo de segmentação do mercado. Exemplo: sexo, nível educacional, estado civil, número de filhos, renda, ocupação, bens e produtos.); 2) atitudes e opiniões: Conhecer as atitudes dos clientes/consumidores em relação à empresa, seus produtos e produtos concorrentes é de enorme importância para marketing; 3) conscientização e conhecimento: Referem-se ao que os entrevistados sabem a respeito de determinado produto, serviço, marca, propaganda (é utilizado por agências de propaganda no processo de avaliação de campanhas) 4) motivações : Refere-se a necessidades, desejos, vontades, impulsos ou qualquer outro estado que conduz o comportamento das pessoas; 5) comportamento passado e presente: Refere-se ao que as pessoas fizeram ou ao que estão fazendo(Propicia entender melhor os consumidores e assim antecipar ou prever o seu comportamento futuro); 6) intenções: Refere-se a previsões e antecipações de comportamentos futuros declarados pelos próprios entrevistados.
As fontes básicas de dados secundários são ; 1) a própria empresa (dados secundários internos : detalhamento do numero de vendas efetuadas, características do cliente e concorrência; 2) publicações: Há várias publicações de diversos tipos que podem contribuir com dados para diferentes tipos de pesquisa ( ex : Jornais e revistas); 3) governos : a consulta às fontes governamentais pode oferecer diversos tipos de dados secundários.
Trabalho social e sócietal da empresa : social lida com a população e vizinhança em torno dela e societal – lida com aspectos global.
Amostragem por cotas é aquela na qual unidades são selecionadas com base em características já especificadas que condizem com a proporção da população total. Por exemplo, se você estiver conduzindo uma amostragem com base na distribuição da população do país, você provavelmente precisará saber qual a proporção de mulheres e homens(A principal vantagem da amostra por quotas é que ela oferece resultados extremamente úteis a um custo baixo e, se as variáveis foram escolhidas de forma correta, os resultados serão totalmente confiáveis)

Continue navegando