Buscar

AV2 PSICOLOGIA ESCOLAR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AV2_PSICO_ESCOLAR – 02/06/2016
	
	
	
	
	
	
	
	 1a Questão (Ref.: 200701314558)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	Comente a inadequação das atuações calcadas nos modelos curativos e individualizados em psicologia da educação, e descreva o modelo que se apresenta como uma opção inovadora à esta visão.
		
	
Resposta: Estas atuações individualizadas não são eficientes, uma vez que a formação do aluno se dá de forma integral e depende de vários fatores. O modelo que abrange todos esses fatores, levando em conta todas as pessoas envolvidas tem gerado melhores resultados no processo de aprendizagem.
	
Gabarito: é possível se observar a atuação de profissionais de psicologia, em diversos lugares, que já vem superando uma atuação puramente remediativa, construindo estratégias para lidar com os novos contextos de trabalho e um modelo de atuação profissional mais acessível a segmentos populacionais antes excluídos da prestação de serviços, via instituições, o que vem contribuindo para romper com o modelo de profissional liberal. Entretanto essas mudanças ainda são tênues e aparecem sob determinadas condições nas quais temos pouco conhecimento. Na área escolar convivem, lado a lado, modelos de atuações e práticas extremamente críticas e inovadoras e atuações permeadas pela visão curativa e individualizada, que é denunciada por ser estigmatizadora e por fazer recair sobre o próprio indivíduo a culpa pelo problema. Entretanto, a formação nessa área ainda não é priorizadas na grade curricular dos cursos, ela é geralmente considerada inadequada, desvinculada de nossa realidade sociocultural, teoria e prática são dicotomizadas e diversos modelos são utilizados.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 200701336190)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O psicólogo escolar deve possuir saberes teóricos e técnicos do campo da psicologia. Considerando o campo da psicologia, que saberes teóricos são necessários a atuação do psicólogo no espaço escolar?
		
	
Resposta: Conhecimento da área de educação, psicologia social, trabalho com grupos (dinâmicas, etc), domínio na aplicação de testes, entrevistas, conhecimento das psicopatologias.
	
Gabarito:
O aluno deverá descrever os seguintes saberes teóricos:
Psicologia social, psicologia do desenvolvimento da criança, psicologia do desenvolvimento do adolescente e psicologia da aprendizagem.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 200701319316)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O enfoque inicial de atuação do psicólogo escolar brasileiro foi:
		
	
	Realizar trabalhos de intervenção institucional para compreender o fenômeno do fracasso escolar.
	
	Realizar orientação vocacional, através do uso de testes, para orientar os estudantes às profissões que melhor se adequassem ao seu perfil de aptidões e interesses.
	 
	Atender e diagnosticar crianças com problemas de aprendizagem escolar.
	
	Atender, diagnosticar e tratar crianças com distúrbios de comportamento.
	
	Atender, diagnosticar e tratar crianças com diferentes patologias.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 200701319609)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O aluno, no espaço escolar, passa pelo processor de adatação que pode influenciar no rendimento e na socialização do mesmo. Acerca desse processo podemos afirmar:
I- Adaptação escolar pode ser definida como um processo dinâmico que envolve o aluno e a escola
II- A adaptação escolar termina quando a criança para de chorar ao ir à escola.
III- A adaptação é um processo que ocorre somente com a escola quando há aluno portador de necessidades especiais.
		
	
	I e III
	
	II e III
	 
	Somente a alternativa I
	
	I, II e III
	
	I e II
	
	
	 5a Questão (Ref.: 200701319687)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Lucas é um aluno de 9 anos de idade, que foi reprovado no 3º ano do Ensino Fundamental. Apresenta comportamento agitado, inquieto na classe, tem dificuldades para realizar atividades em silêncio e não consegue manter atenção em uma atividade por mais de três minutos. Sua agitação altera negativamente a dinâmica das aulas e a professora freqüentemente chama sua atenção e lhe impõe punições. Lucas relata que sente-se perseguido e discriminado.Ao conversar com a família de Lucas, o psicólogo escolar foi informado que o menino apresenta diagnóstico neurológico de TDAH e se utiliza de medicação especializada. Ao conhecer o diagnóstico do qual já suspeitava, o psicólogo orientou a família e a professora sobre como lidar com o menino. Avalie os procedimentos do psicólogo:
I. É preciso que pais e professora encontrem, junto com Lucas, formas de ajudar o menino a fixar atenção, como estabelecer horários fixos e tempo adequado de estudo.
II. É preciso que a professora utilize mais recursos visuais, auditivos e cinestésicos em suas aulas, de modo a facilitar a atenção do menino.
III. É preciso que a professora estabeleça punições severas sempre que Lucas desobedecer. A punição tenderá a extinguir o comportamento indesejável.
Está INCORRETO o que se afirma em:
		
	
	II e III
	
	Apenas II
	
	I, II e III
	
	Apenas I
	 
	Apenas III
	
	
	 6a Questão (Ref.: 200701320267)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Assinale a alternativa que está incorreta acerca da teoria de Vygotsky sobre desenvolvimento mental:
		
	 
	O professor atua criando a Zona de Desenvolvimento Real e não a proximal.
	
	Para Vygotsky é através da interação social que a criança se desenvolve.
	
	O aprendizado deve se antecipar ao nível de desenvolvimento em que a criança se encontra para produzir os avanços necessários para o desenvolvimento.
	
	Para Vygotsky é através dos aspectos biológicos que a criança se desenvolve.
	
	A Zona de Desenvolvimento Proximal define as funções mentais que estão em processo de maturação.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 200701320613)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre as relações interpessoais e sua contribuição para a construção do sujeito e sua aprendizagem afirma-se:
(I) O processo educativo é realizado tanto pela escola quanto pela família.
(II) O processo educativo ocorre através das relações interpessoais que são estabelecidas, a exemplo da relação professor-aluno e entre alunos.
(III) As relações interpessoais estabelecidas no processo educativo influenciam a construção do sujeito, mas a aquisição do conteúdo da disciplina ocorre somente através da relação professor-aluno.
Está CORRETO o que se afirma em:
		
	
	II e III
	 
	I e II
	
	I e III
	
	I, II e III
	
	Somente a alternativa II
	
	
	 8a Questão (Ref.: 200701320753)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Leia, a seguir, o trecho do artigo científico O Conselho de Classe e a Construção do Fracasso Escolar. A pesquisa que fornece o material sobre o qual este texto se centra foi inteiramente realizada no Brasil. Os resultados deste estudo apontam no sentido de uma vulnerabilidade da escola quanto ao modo de funcionamento dos Conselhos de Classe como um dos principais componentes do processo de avaliação do aluno. Parece-nos que a hipótese de que a função implícita dessas instâncias de fortalecer e confirmar as visões negativas, por vezes infundadas ou apressadas, que as professoras traçam de alunos e alunas com dificuldades de aprendizagemforam amplamente estabelecidas pela análise etnográficas das cenas apresentadas. Tudo indica que, diante da difícil realidade escolar, do seu despreparo técnico e dos obstáculos que parecem ultrapassar suas possibilidades de ação, as professoras se sentem impotentes e paralisadas. Elas tentam assim eximir-se de possíveis culpas quanto a suas responsabilidades para com o processo de aprendizagem e de socialização de seus alunos e alunas, recorrendo a recursos diversos: eles tanto podem projetar a culpa do fracasso da interação pedagógica sobre o aluno e a aluna, sobre seu nível de inteligência ou suas características de personalidade, traçando um perfil desumanizantee preconceituoso que comprove a impossibilidade de seu desenvolvimento cognitivo por maior que seja a competência e os esforços da professora; quanto podem responsabilizar a família por não acatar as sugestões escolares quanto ao futuro de seus filhos, ou ainda remetê-los a instâncias especializadas exteriores à escola. Esta última forma adotada para se eximir da culpa ¿ a atribuição apressada do fraco desempenho escolar a causas psicológicas ¿ assume características de uma profecia auto-realizável, cujo fundamento se encontra, por vezes, até mesmo em fatores de caráter genético. Poucos atores do sistema escolar têm consciência desse fato. No entanto, a entrevista com duas diretoras da escola urbana é bastante eloqüente a esse respeito: estas duas profissionais são unânimes ao afirmar que o recurso à medicalização do fracasso não apenas isenta a professora de culpa, mas também serve como elemento desmobilizador do aluno e da aluna, em seu processo de aprendizagem. A partir da leitura do texto é possível afirmar que:
I. Os obstáculos vividos nos processos educacionais decorrem fundamentalmente da existência de muitos alunos que apresentam problemas psicológicos.
II. É da família do aluno, frequentemente desestruturada, a maior responsabilidade do fracasso na interação pedagógica.
III. O recurso à medicalização do fracasso escolar isenta a professora de culpa e desmobiliza o aluno em seu processo de aprendizagem.
Está INCORRETO o que se afirma em
		
	
	I, II e III
	
	Apenas I e III
	 
	Apenas I e II
	 
	Apenas I
	
	Apenas II e III
	
	
	 9a Questão (Ref.: 200701320807)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Leia as afirmativas a seguir:
I- O trabalho do psicólogo escolar, do pedagogo e do professor deve ser multidisciplinar.
II- O trabalho em equipe é importante para que os objetivos propostos no Projeto Político Pedagógico possam ser alcançados.
III- O psicólogo deve atuar como um interlocutor qualificado para auxiliar os demais profissionais na busca de soluções para os problemas existentes.
Marque a opção de resposta que contempla afirmativas CORRETAS:
		
	
	I e II
	
	I e III
	
	II e III
	
	Somente a alternativa II
	 
	I, II e III
	
	
	 10a Questão (Ref.: 200701320746)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre a dificuldade de aprendizagem de um aluno:
I. O professor e a instituição devem buscar alternativas no espaço escolar para auxiliar o aluno.
II. Antes de qualquer investigação sobre a influência dos aspectos pedagógicos na dificuldade de um aluno aprender, ele deve ser avaliado por um médico neurologista.
III. É importante saber como o próprio aluno percebe o problema, como se percebe na sala de aula, como é sua relação com os professores e com os demais alunos.
Após a leitura das afirmativas acima, assinale a(s) correta(s):
		
	
	I e II
	
	Somente III
	
	II e III
	 
	I e III
	
	I, II e III

Continue navegando