Buscar

SISTEMA DE INTEGRAÇÃO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

SISTEMA DE INTEGRAÇÃO
NEURO-ENDÓCRINO
SISTEMAS INTEGRATIVOS
O primeiro sistema que promove a integração entre os sistemas do nosso corpo é o Sistema Nervoso (SN), o segundo sistema a promover isso é o Sistema Endócrino (SE). 
Mas existem grandes diferenças entre estes dois Sistemas e sua forma de atuação.
SISTEMAS INTEGRATIVOS
A primeira integração do Sistema Nervoso é a integração neural, que é feita por meio do impulso nervoso, através das Sinapses.
 
Já a integração realizada pelo Sistema Endócrino, que é a integração endócrina, é feita através dos hormônios e tem um mecanismo completamente diferente.
SISTEMAS INTEGRATIVOS
Tanto o Hormônio quanto o Impulso Nervoso são considerados mensageiros biológicos, ou seja, eles são elementos que surgem ou que são produzidos e liberados, atingindo outras estruturas do organismo (chamadas de estruturas-alvo), e provocam uma resposta.
SISTEMAS INTEGRATIVOS
O Impulso Nervoso é um potencial elétrico,que se propaga pelas células nervosas através das sinapses.
O Hormônio é uma substância química, que se propaga pela corrente sanguínea, diluído no sangue. 
SISTEMAS INTEGRATIVOS
A velocidade de propagação do impulso nervoso pode ser infinitamente mais rápida do que a propagação endócrina, pois a velocidade de propagação do hormônio é muito lenta.
velocidade de propagação do impulso nervoso= 120 m/s
velocidade de propagação do hormônio= 40 cm/s.
SISTEMAS INTEGRATIVOS
Cada tipo de integração é mais eficiente para casos específicos por exemplo:
Respostas rápidas do organismo precisam ser estimuladas por impulso nervoso, ou seja, dependem de uma Integração Neural
Já as glândulas e os músculos lisos, que precisam de estímulos mais constantes, precisam ser estimulados por hormônios, que mantém sua concentração local constante, estimulando a estrutura com constância, fazendo com que ela mantenha sua atividade por um tempo mais longo, ou seja, eles dependem de um Estímulo Endócrino.
SISTEMAS INTEGRATIVOS
Com o passar do tempo, descobriu-se que o sistema de integração nervoso e o sistema de integração endócrino estão interligados.
O Hipotálamo produz mensageiros químicos que influenciam a glândula Hipófise, que era tida como a mandante de todas as outras glândulas (glândula mestre).
SISTEMAS INTEGRATIVOS
Hoje já se sabe que a Glândula Hipófise (Sistema endócrino) é então subordinada ao Hipotálamo (Sistema nervoso).
E o Hipotálamo sofre influência do frio, do stress, da luminosidade, etc.,fazendo com que ele produza mensageiros químicos que irão estimular a glândula Hipófise a produzir seus hormônios.
REFLEXO NEURO-ENDÓCRINO
A sucção do bebê no peito gera um estímulo nervoso que promove a ejeção do leite e provoca contrações da parede uterina.
O estímulo nervoso gerado pela sucção do peito é encaminhado ao Hipotálamo.
No Hipotálamo esse impulso nervoso chega até neurônios secretores que secretam os mensageiros químicos. Estes estimularão a glândula Hipófise a secretar os hormônios que aumentarão as contrações da parede uterina e a ejeção do leite.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais