Buscar

Prova discursiva de libras pratica profissional a escola

Prévia do material em texto

Questão 1/5
Leia o texto a seguir:
 
“[...] pode-se dizer que a narração dos surdos por eles mesmos não necessariamente estaria carregada de uma maior veracidade ou autenticidade deste discurso sobre a surdez. São novos olhares que se constroem (e acredito que é nesse ponto que reside a grande contribuição), mas que produzem, assim, novos objetos, eles mesmos carregados, como todo saber, de relações de poder.”
PERLIN, Gladis; QUADROS, Ronice Muller de.(Org.). Estudos Surdos II. Rio de Janeiro: Gralha Azul, 2007. Pg 39.
 
Tendo em vista os textos lidos, analise os fatos históricos ocorridos dos os surdos e explique como era a concepção sobre a pessoa com surdez antes e depois da década de 70 quando houve diversas pesquisas em busca de um pensamento crítico em relação a Educação Brasileira.
Nota: 10.0
	Espera-se que o aluno fale que o surdo, antes da década de 70 era visto como uma pessoa cheia de limitações, de ideias pré concebidas e equivocadas e que após esse período passou-se a discutir sobre o tema focalizando muito mais na diferença no que na deficiência.
 
Texto 1: As Primeiras Aprendizagens da Criança Surda
Páginas 30, 31, 32 e 33.
Resposta:O diretor por sua vez é a pessoa encarregada de conduzir o grupo a realizar seu trabalho de forma coletiva, incentivando e promovendo ação que possibilitem o diálogo o respeito e as diferenças. Por meio dessas atitudes, são criadas condições propícias ao processo de ensino de aprendizagem. 
Questão 2/5
Leia o texto a seguir:
 
“ Para o povo surdo deve ter sido difícil as suas vivencias durante a antiguidade devida às injustiças sofridas e suportadas, no entanto o quase silencio sobre o que se diz com a reverência sobre os sujeitos surdos é na verdade um sentido revelador, a forma parcial dos registros dos vários pesquisadores mostra-nos a preocupação deles em nos apresentar a história de surdos uma visão de que focaliza, na maior parte em esforços de fazer de sujeitos surdos como modelos ouvintes ao oferecer “curas” para as suas “audições” danificadas”.
STROBEL, K; PERLIN, G. Fundamentos da Educação de Surdos. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2006. Pg. 6.
 
De acordo com os textos lidos, no que diz respeito a história da educação de surdos descreva como eram vistas e tratadas as pessoas surdas desde o início das civilizações Grega e Romana :.
Nota: 10.0
	Espera-se que o aluno fale dos preconceitos, da segregação, do sentimento de comiseração em relação a pessoa surda.
 
Texto 3: Ensino de Língua Portuguesa para surdos: Caminhos para a prática Pedagógica
Páginas 54 e 55.
Nas civilizações grega e romana, por exemplo, as pessoas surdas não eram perdoadas, sua condição custava-lhes a vida. Posteriormente, há o reconhecimento de que não há surdez absoluta e que os restos auditivos podem ser utilizados e desenvolvidos. No entanto, as pessoas surdas, ao longo do caminho, enfrentam descrédito, preconceito, piedade e loucura.
Resposta: A história dos surdos registra os acontecimentos históricos dos surdos, como grupo que possui uma língua, uma identidade e uma cultura. Ao longo das eras, os surdos travaram grandes batalhas pela afirmação da sua identidade, da comunidade surda, da sua língua e da sua cultura até alcançarem o reconhecimento que tem hoje, na era moderna.
Questão 3/5
 
De acordo com os conteúdos abordados nas teleaulas e no livro base da disciplina, o que é primordial e decisivo para o aprimoramento das práticas de organização da instituição escolar?
Nota: 20.0
	Compreender a concepção de educação que dá base para as ações do cotidiano do espaço escolar e o entendimento a respeito da função da escola é primordial e decisivo para o aprimoramento das práticas de organização da instituição escolar. (p. 08)
Resposta: É refletir sobre as relações entre os agentes educativos de dentro e fora da escola, promover vários interfaces definir uma organização da escola; observar a organização da escola tornando-se mais efetivo quando a comunidade participa e constrói coletivamente os instrumento que normatizam o funcionamento da escola e define projetos educativos, não apenas do ponto de vista burocrático porém com a prática educacional.
Questão 4/5
O atual contexto político, cientifico e pedagógico, requer, de nós gestores e das demais pessoas da escola, uma reflexão sobre a gestão educacional e seus fundamentos e sobre a organização do trabalho pedagógico, bem como a compreensão das inter-relações que se estabelecem na escola entre as políticas educacionais e o contexto social mais amplo. 
BARTNIK, Helena Leomir de Souza. Gestão Educacional. Curitiba:Intersaberes, 2012 (p.7-8)
 
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, descreva a gestão educacional.
Nota: 20.0
	A gestão educacional vai além da gestão escolar, e inter-relaciona todos os componentes de uma política de educação, envolvendo os sistemas de ensino, a direção, as diretrizes educacionais e os projetos políticos-pedagógicos das escolas. (p.90)
Resposta:É o ato de gerir algo, ações, contextos, encaminhamentos, é administração, organização, tomada decisão, fazer uma organização e atingir seus objetivos. 
Questão 5/5
A escola como organização humana, também apresenta sintomas de resistência as mudanças, porém, por ser um espaço de desenvolvimento individual, social e planetário, precisa se conter em um ambiente em que: Investigue, adeque e disponibilize os espaços físicos para a concretização da sua função social: educar.
PALMA, Marcia Silva di. Organização do trabalho pedagógico. Curitiba:Intersaberes, 2012 p.92.
 
A definição de gestão é compreendida como um processo que envolve várias ações como: diagnóstico, tomada de decisões e definição de objetivos. Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, discorra sobre a gestão educacional.
Nota: 20.0
	A gestão educacional é um processo dinâmico que unifica as diretrizes e as políticas educacionais, tendo um projeto compromissado com os princípos democráticos e utilizando de métodos que criam condições para um ambiente educacional autônomo (p. 89)
Resposta:A gestão educacional é um processo dinâmico que unifica as diretrizes e as políticas educacionais, tendo um projeto compromissado, com os princípios democrático e utilizando de métodos que criam condições para um ambiente educacional autônomo.

Continue navegando