Buscar

Estudo das Relações Étnico APOL

Prévia do material em texto

Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira, Africana e
Libras
Organização Pedagógica em Espaços não Escolares
	Data de início:
	12/04/2016 21:24
	Prazo máximo entrega:
	- 
	Data de entrega:
	12/05/2016 14:32
Questão 1/10
Leia o texto:                                                 
A educação, enquanto atividade intencionalizada, é uma prática cunhada como influência do meio social sobre o desenvolvimento dos indivíduos na sua relação ativa com o meio natural e social, tendo em vista, precisamente, potencializar essa atividade humana para torná-la mais rica, mais produtiva, mais eficaz, diante das tarefas da práxis social postas num dado sistema de relações sociais.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e Pedagogos: para quê. 8ª. Ed. São Paulo: Cortez, 2005, p. 82.
  
Considerando os múltiplos espaços de atuação dos profissionais da educação, leia as sentenças a seguir, analisando-as:
I.( )O processo de formação do pedagogo e de profissionais que atuam em educação requer, atualmente, o desenvolvimento de novos conhecimentos, habilidades e atitudes, para que sua atuação seja efetiva.
II.( ) As competências necessárias para o desempenho da função do pedagogo estão cada vez mais refinadas.
III.( ) O entendimento do processo educacional indo além dos muros da escola nos remete à reflexão sobre o papel do pedagogo nesse cenário.
IV.( ) Atualmente basta ter domínio de conteúdo correlacionado à área educacional que o profissional está preparado para atuar em diversos espaços educativos.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	F, V, F, V
	
	B
	F, V, V, V
	
	C
	V, V, V, F
Você acertou!
As afirmativas I, II e III são verdadeiras, pois o processo educacional indo além dos muros da escola nos remete à reflexão sobre o papel do pedagogo nesse cenário, pois, o processo de formação do pedagogo e de profissionais que atuam em educação precisa, atualmente, o desenvolver novos conhecimentos, habilidades e atitudes, para que sua atuação seja efetiva, e assim, as competências necessárias para o desempenho da função do pedagogo estão cada vez mais refinadas.
A afirmativa IV é falsa, pois, não basta ter domínio de conteúdo correlacionado à área educacional, para estar preparado para atuar em diversos espaços educativos, o profissional precisa conhecer sobre gestão de pessoas e gestão organizacional. (Livro-base, p.82)
	
	D
	V, F, V, F
	
	E
	F, F, V, V
Questão 2/10
Leia o fragmento de texto a seguir: 
[...] há a possibilidade de se considerar a globalização como reafirmação do espaço e reinvenção do cotidiano decorrente de ações oriundas dela. Nesse cenário, tanto a educação como a organização e a identificação de novos espaços educativos exercerão papel fundamental. [...]
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: FARFUS, D. Espaços educativos: um olhar pedagógico. Curitiba: Ibpex, 2011, p. 60.
Para conceber a cidade como local de oportunidades educativas, é preciso entender que o conceito de local:
I. Refere-se a uma dada localidade, região ou nação constituída em qualquer dos casos em subespaço, subconjunto espacial.
II. Termo utilizado para determinar uma região que apresenta relações culturais e que permitem relações e interações sociais.
III. Local e global são termos idênticos que remetem à ideia de recorte territorial expressa em termos políticos e econômicos.
IV. Do ponto de vista cartográfico, é uma fração de divisão de uma superfície.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativas II, III e IV, apenas.
	
	B
	Afirmativas I, III e IV, apenas.
	
	C
	Afirmativas I, II, e IV, apenas.
Você acertou!
As afirmativas I, II e IV são corretas, pois,o conceito de local tem sido utilizado para delimitar regiões, considerado como subespaço, subconjunto espacial dentro de uma esfera maior que é o global, mas também representa relações culturais e sociais, lembrando que  estes aspectos estão vinculados a modelos econômicos de produção. 
A alternativa III é falsa porque, o global vem antes do local, e o local é definido pelo global em termos de delimitação e recorte territorial (Livro-base, p. 62).
	
	D
	Afirmativas II e III, apenas.
	
	E
	Afirmativas I, IV, apenas.
Questão 3/10
Leia o fragmento de texto:
“Os que condenam as políticas de ação afirmativa ou as cotas favorecendo a integração dos afrodescendentes utilizam de modo especulativo argumentos que pregam o status quo, ao silenciar as estatísticas que comprovam a exclusão social do negro. Querem remeter a solução do problema a um futuro longínquo, imaginando-se sem dúvida que medidas macroeconômicas poderiam miraculosamente reduzir a pobreza e a exclusão social.”
Após a avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: MUNANGA, K. Políticas de ação afirmativa em benefício da população negra no Brasil: um ponto de vista em defesa de cotas. Sociedade e cultura, v. 4, n. 2, 2007. (p. 42)
Munanga afirma que os que contestam as políticas afirmativas defendem o status quo. Julgue as assertivas e responda a questão. 
I – O país possui grande taxa de miscigenação, impedindo que o conceito de raça seja viável.
II – As políticas afirmativas são importadas, não correspondendo a nossa experiência de como lidar com a questão racial.
III – A política de cotas cria um racismo às avessas.
IV – Tratar todos com absoluta igualdade não elimina o fato de existir desigualdade de fato na sociedade.
 
Quais afirmativas contêm críticas às políticas afirmativas feitas no Brasil?
	
	A
	II e IV apenas.
	
	B
	I e IV apenas.
	
	C
	II, III e IV apenas.
	
	D
	I, II e IV apenas.
	
	E
	I, II e III apenas.
Você acertou!
“Alguns argumentam que a implementação dessas medidas comprometeria as relações étnico-raciais existentes, tidas como presumidamente harmônicas. A miscigenação da população seria outro elemento impeditivo à execução de qualquer tratamento diferenciado do fenômeno da pobreza e da marginalização. Além disso, os adversários das ações afirmativas alegam que estaríamos importando mecanismos estadunidenses”. (p.166).
Questão 4/10
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“A causa da surdez também é um fator de variabilidade significativa que está relacionado com a idade da perda auditiva, com a reação emocional dos pais, com os possíveis transtornos associados e com o desenvolvimento da criança.”
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: COLL C.; MARCHESI A.; PALACIOS J. Desenvolvimento psicológico e educação: Transtornos de desenvolvimento e necessidades educativas especiais. Porto Alegre: Artmed, 2004. p. 174.
No texto-base 02 estudado em aula, apresenta-se a definição de surdez e seus fatores etiológicos. Enumere, na ordem sequencial, as explicações que se relacionam a cada um dos elementos a seguir:
Surdez
Fator etiológico período pré-natal
Fator etiológico período perinatal
Fator etiológico período pós-natal
 
(   ) Redução ou a ausência da capacidade para ouvir determinados sons devido a fatores que afetam as orelhas externa, média e/ou interna.
(   ) Acontece durante o parto, como anoxia, falta de oxigenação no cérebro; prematuridade e traumas no parto.
(  ) Pode ocorrer fatores hereditários, encontrando-se entre eles algumas síndromes e fatores familiares ou não hereditários, como as alterações endócrinas; bacterianas como a sífilis; deficiência na nutrição materna; diabetes; drogas e medicamentos e más formações.
(  ) Pode ocorrer pós-nascimento por meio de drogas ototóxicas; infecções bacterianas (encefalite, meningite); traumas (crânio encefálico); virais (caxumba, meningite, sarampo); ruído; icterícia ou hiperbilirrubina e baixo peso.
 
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	1, 3, 2, 4
Você acertou!
A sequência correta é: 1, 3, 2, 4.
Surdez - A redução ou a ausência da capacidade para ouvir determinados sonsdevido a fatores que afetam as orelhas externa, média e/ou interna.
Fator etiológico período pré-natal - Pode ocorrer fatores hereditários, encontrando-se entre eles algumas síndromes e fatores familiares ou não hereditários, como as alterações endócrinas; bacterianas como a sífilis; deficiência na nutrição materna; diabetes; drogas e medicamentos e más formações.
Fator etiológico período perinatal - Acontece durante o parto, como anoxia, falta de oxigenação no cérebro; prematuridade e traumas no parto.
Fator etiológico período pós-natal - Pós-nascimento por meio de drogas ototóxicas; infecções bacterianas (encefalite, meningite); traumas (crânio encefálico); virais (caxumba, meningite, sarampo); ruído; icterícia ou hiperbilirrubina e baixo peso.
	
	B
	1, 2, 3, 4
	
	C
	4, 1, 3, 2
	
	D
	3, 4, 1, 2
	
	E
	2, 1, 4, 3
Questão 5/10
Leia o fragmento de texto:
“O tema do preconceito é, sem dúvida, um dos mais relevantes e contundentes de nossos tempos. Minimizar os efeitos do preconceito, seja na subjetividade, quanto nas relações objetivas já é uma forma de discriminação.”
Após a avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: SILVA, R. E. L. Por uma visão social e concreta acerca do preconceito nosso de cada dia. Revista Espaço Acadêmico, v. 14, n. 165, 2015. (p. 101)
A que conjunto de palavras está ligada a definição de preconceito?
	
	A
	Conceito reflexivo – intolerância.
	
	B
	Reflexão a partir da experiência – atitude hostil.
	
	C
	Julgamento prematuro – atitude tolerante.
	
	D
	Julgamento reflexivo – atitude tolerante.
	
	E
	Atitude hostil – opinião sem reflexão.
Você acertou!
“No seu sentido usual, o preconceito implica um julgamento prematuro e inadequado sobre determinada coisa, ou ainda uma opinião formada sem reflexão. (...) O preconceito pode ser definido como uma atitude hostil contra um indivíduo, simplesmente porque ele pertence a um grupo desvalorizado socialmente” (p. 144).
Questão 6/10
Leia o texto a seguir: 
“A importância da comunicação pré-verbal e sua influência na aquisição da linguagem são uma realidade reconhecida unanimemente. Nos primeiros meses de vida, ocorrem intercâmbios comunicativos ente o adulto e o bebê mediante expressões primitivas pelas quais um e outro regulam mutuamente seu comportamento. Esses significados organizam-se em torno das rotinas de vida diária do recém-nascido. Dessa forma, vai se constituindo uma relação social básica entre o bebê e o adulto, na qual este adapta sua conduta ao que observa ou atribui à criança.”
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: COLL C.; MARCHESI A.; PALACIOS J. Desenvolvimento psicológico e educação: Transtornos de desenvolvimento e necessidades educativas especiais. Porto Alegre: Artmed, 2004. p. 177. 
Levando em consideração o estudado no textos-base 02, sobre as primeiras interações da criança surda com o adulto, leia as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
 
I.  (  ) A interação emocional é percebida pela criança surda através de um conjunto de sinais visuais, como o sorriso e a expressão dos olhos e da face, movimentos estes que adquirem para a criança que não ouve uma importância equivalente à da voz.
II. (  ) A única forma de interação com a criança surda é apenas pela comunicação na modalidade auditiva.
III.(  )  O ambiente físico é outro fator importante a ser considerado. Em um ambiente escuro a criança surda fica isolada pois, além de não ouvir, não tem mais a referência visual da mãe.
IV. (  ) A criança surda perde muitas experiências significativas dentro de um contexto predominantemente oral-auditivo, além de deixar de participar de interações significativas que lhe permitiriam equilibrar-se psiquicamente em um ambiente assim. 
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V, F, V, V
Você acertou!
As afirmativas I, III e IV são verdadeiras. Um ambiente físico favorável para comunicação visual é de suma importância para o desenvolvimento integral da criança. A afirmativa II é falsa, pois a interação pode acontecer de diversas maneiras que não seja apenas o estímulo oral-auditivo. A criança surda compreende os mesmos sinais, exceto os sonoros, como qualquer outra criança ouvinte.
	
	B
	F, F, V, V
	
	C
	V, V, F, F
	
	D
	V, F, V, F
	
	E
	F, F, F, V
Questão 7/10
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“A idade da criança quando se produz a perda auditiva tem uma grande repercussão em seu desenvolvimento posterior. Diferenciam-se em dois tempos: antes dos 3 anos e depois dessa idade. No primeiro caso, denomina-se surdez pré-locutiva, isto é, antes que a criança tenha consolidado a fala. No segundo caso, existe uma surdez pós-locutiva, posterior à aquisição da fala.”
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: COLL C.; MARCHESI A.; PALACIOS J. Desenvolvimento psicológico e educação: Transtornos de desenvolvimento e necessidades educativas especiais. Porto Alegre: Artmed, 2004. p. 175. 
Tendo isso em vista e de acordo com o artigo-base 02 estudado na disciplina, Marchesi (1995) entende que a criança surda não consegue, ao mesmo tempo, olhar para o rosto do adulto para perceber sua intenção comunicativa e olhar o objeto ao qual está se referindo [...] o que faz com que a criança assuma, muitas vezes, uma atitude mais passiva e menos interessada nos intercâmbios comunicativos, denominando esta questão como:
	
	A
	Déficit de atenção e Hiperatividade
	
	B
	Retardo do processamento da informação recebida
	
	C
	Desinteresse intencional
	
	D
	Compreensão total da mensagem
	
	E
	Problema da atenção dividida
Você acertou!
A criança surda tem grande desvantagem em comparação à criança ouvinte quanto a estímulos sonoros a partir do momento em que está privada de participar de experiências que ocorrem simultaneamente; lllatenção, tendo assim, uma maior chance de aprender o seu mundo através dos inúmeros estímulos que se realizam em torno de si.
Questão 8/10
Leia o fragmento de texto:
“(...) entende-se violência doméstica como as variadas formas de violência interpessoal (agressão física, abuso sexual, abuso psicológico e negligência) que ocorrem dentro da família, sendo perpetradas por um agressor (que possui laços de parentesco, familiares ou conjugais) em condições de superioridade (física, etária, social, psíquica e/ou hierárquica).”
Após a avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está  no livro: DESLANDES, S F. et al. Caracterização dos casos de violência doméstica contra a mulher atendidos em dois hospitais públicos do Rio de Janeiro. Cad. Saúde Pública v. 16, n. 1, 2000. (p. 130)
Levando em consideração as elaborações de Saffioti no livro-base, sobre violência doméstica, julgue as afirmações abaixo:
 
I – A violência de gênero é socialmente tolerada.
II – A violência física e simbólica na família é uma forma de punição ao desvio das normas patriarcais.
III – A capacidade de mando dos homens não tem relação com a violência física e/ou simbólica.
IV – A violência doméstica se faz em nome do patriarcado, e não necessariamente dos homens. 
 
São corretas as afirmativas:
	
	A
	II, III e IV apenas.
	
	B
	I e III apenas.
	
	C
	I, II e IV apenas.
Você acertou!
“A violência de gênero é uma prática autorizada, ou pelo menos tolerada socialmente, de punição a qualquer forma de desvio ou subversão das normas de gênero patriarcais. Ou seja, a capacidade de mando dos homens e o requisito de obediência das mulheres só funcionam na medida em que são auxiliados pela violência física e simbólica” (p. 84)
	
	D
	I, III e IV apenas.
	
	E
	III e IV apenas.
Questão 9/10
Observe a imagem:
  
https://www.google.com.br/ Acesso em 23/07/2015 
As principais temáticas abordadas pelos estudos feministas, em articulação com o ativismo, no final da década de 1960, foram:A
	A transexualidade, a homossexualidade e a maternidade.
	
	B
	A maternidade, a homossexualidade e a violência contra a mulher.
	
	C
	A violência contra a mulher, a transexualidade e a maternidade.
	
	D
	A homossexualidade, as relações conjugais e a violência contra a mulher.
	
	E
	A maternidade, as relações conjugais e a violência contra a mulher.
Você acertou!
“Muito interligados, estudos e ativismo estavam centrados nos significados da maternidade, numa melhor compreensão das relações conjugais e no combate à violência contra a mulher.” (p. 67)
Questão 10/10
Leia o texto abaixo: 
Os quatro pilares da educação é um referencial para estruturação de práticas pedagógicas que foi apresentado em um relatório consolidado pela Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, a partir da solicitação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - Unesco.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro:  FARFUS, D. Espaços educativos: um olhar pedagógico. Curitiba: Ibpex, 2011, p. 69.    
A Declaração de Barcelona é resultado do Congresso Internacional sobre Cidades Educadoras, e esse documento afirma que:
I – As cidades educadoras relacionam-se com o seu entorno em um sistema complexo.
II – É uma nova forma de pensar a educação a partir da reorganização dos modelos mentais.
III – Permite o crescimento individual e coletivo, sem distinção, ensinando moradores a serem sujeitos corresponsáveis na construção e no desenvolvimento,
IV – A cidade educadora está fechada em si, aproveitando as relações pertencentes aquele espaço.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativas I, II e III, apenas.
As afirmativas I, II e III são corretas. A cidade educadora apresenta personalidade própria, integrada no país onde se localiza.  Essas cidades relacionam-se com o seu entorno em um sistema complexo. É com certeza uma nova forma de pensar a educação a partir da reorganização dos modelos mentais. Uma cidade educadora permite o crescimento individual e coletivo, sem distinção, ensinando moradores a serem sujeitos corresponsáveis na construção e no desenvolvimento, buscando no processo educativo um novo olhar para os direitos e deveres.
A alternativa IV é falsa porque a cidade educadora não está fechada em si mesma, ela mantém relações com o que rodeia, com outros núcleos urbanos do seu território e cidades. (Livro-base, p. 69)
	
	B
	Afirmativas I, III e IV, apenas.
	
	C
	Afirmativas II, III e IV, apenas.
	
	D
	Afirmativas II e III, apenas.
	
	E
	Afirmativas I, IV, apenas.

Continue navegando