Buscar

16.04.18 Doenças Parasitárias Complexo Tristeza Parasitária Bovina

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Doenças Parasitárias – Carrapatos e Doenças Transmitidas
Paulo Henrique da Silva Barbosa
Medicina Veterinária – UFRRJ
Ixodidae
- Amblyomma; (três hospedeiros)
	Muito importante em animais silvestres. Na zona rural é muito importante para cães (outra espécie). Espécie de importância para cavalos (A. cajenense). Importância para anfíbios.
- Ixodes; (três hospedeiros)
	Grande importância no hemisfério norte, zonas frias. Único grupo de carrapatos que parasitam humanos estão dentro desse gênero, que causam doença de lyme, erlichiose humana e anaplasmose.
- Haemaphysalis; (três hospedeiros)
	Carrapatos de animais de pequeno porte e silvestres no mundo inteiro, exceto na Índia.
- Rhipicephalus; (três hospedeiros)
	R. sanguineus e R. boophilus. 
- Anocentor (Dermacentor); (um hospedeiro)
	Pavilhão auricular de cavalos. Muito importante na equino do Brasil e no hemisfério norte. Tem certa importância também para bovinos.
- Boophilus; (um hospedeiro)
	Muito importante para bovinos.
Argasidae
Chega no hospedeiro, engurgita em segundos/minutos e pode ficar meses sem outro hospedeiro.
- Argas;
	Importante para aves, transmite doenças sérias e muito patogênicas. Sobrevivem por longos períodos no solo.
- Ornithodorus;
	Peste suína africana. Onde tem esse carrapato há potencial para que ocorre a peste suína africana. Tifo e borreliose para humanos. (???)
Doenças como febre maculosa, babesiose, e outras, são de grande relevância. 
Ciclo de Vida - Ixodidae
Fêmeas fecundadas fazem postura e depositam ovos no ambiente. Inicia-se procura de micro habitat favorável com umidade, temperatura adequada e PO2, foge do sol (pode ser uma folha). O período de postura dura cerca de 2 semanas e tem cerca de 3000 ovos. Depois da postura a fêmea morre. Os ovos evoluem para larvas que sobrevivem semanas até anos dependendo das condições ambientais. Depois evoluem para ninfas e adultos. 
Complexo da Tristeza Parasitária Bovina
Anaplasma marginale, Babesia bovis e Babesia bigemina.
Para bovinos o carrapato é limitante. Os bovinos continuam vivos, o grande problema é a diminuição de produtividade que é sistêmica, abrange todas as regiões do Brasil mas é muito mais grande na pecuária de leite (bos taurus não sobrevive, bos índicos fica de boa na lagoa).
O Bos taurus, como raça zootécnica, tem 4 a 5 séculos, enquanto o indicus tem 30 a 40 séculos nos trópicos. O indicus é mais rústico, porém mais bravo e menos produtivo, em vista que precisa-se de animais que precisam ser dóceis e com alta produtividade para a pecuária leiteira.
Nem todos os animais apresentam a doença. Queda de imunidade é um fato importante, principalmente pela desnutrição/falta de alimento.
Todos os agentes etiológicos transmitidos por carrapatos colonizam leucócitos ou eritrócitos. Erlichia coloniza leucócitos, Babebia e Anaplasma coloniza eritrócitos (hemácias). O bovino tem capacidade muito grande de repor hemácias, mas isso é um problema muito grande. A colonização de leucócitos prejudica a imunidade do animal. 
O score corporal do animal cai e vai demorar meses/anos para recuperar, talvez nunca recupere. Ele sofre esse problema quando jovem, o que repercurte durante toda sua vida produtiva. 
O búfalo é muito sensível ao anaplasma. Normalmente são criados juntos com bovinos, que acabam “passando” os carrapatos. 
As fases de larvas e ninfas dos carrapatos são de grande importância, pois é nestas fases que inocula-se o agente etiológico.
A anaplasmose é mais comum em bezerros com cerca de 60 dias, ou seja, o tempo que o animal ainda tem anticorpos colostrais. Se os animais adultos não tiverem anticorpos para passarem aos bezerros, uma infecção desses animais sem anticorpos torna-se muito grave e, na maioria das vezes, fatal. Por isso não é importante ter uma ausência de carrapatos e sim o controle de um limiar de carrapatos.
Ferramentas Para Controle de População de Carrapatos
- Seleção de animais resistentes e suscetíveis dentro de uma mesma população (Animal sangue doce – infestado de carrapato); Pode ser o mais produtivo da propriedade mas é o que mais contribui para a amplificação de carrapatos na propriedade – vale a pena mantê-lo na propriedade?
- Em qual época do ano tem mais carrapato? Quais os animais mais acometidos? Qual área da fazenda os animais mais albergam carrapatos? O R. boophilus microplus não tem tendência de se locomover por longas distâncias, faz postura próximo onde cai. 
- Diminuir população de carrapatos: Período de descanso maior para áreas que têm maior população de carrapatos. Período sem utilizar esse pasto; Tratar animais com carrapaticidas após pastejo naquela área muito infestada.
Os adultos são muito mais resistentes à medidas de controle (pesticidas, carrapaticidas)do que larvas. Os adultos são mais visíveis, uma vez que visualizados, o controle é mais difícil, tanto pela resistência quanto pelo fato de já terem caído adultos no ambiente. A forma de reduzir carrapatos adultos é controlando, principalmente, a população de larvas.

Outros materiais