Buscar

PROVA PESQUISA E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO I

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1a Questão (Ref.: 243171)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"É no espaço universitário que o homem tem a oportunidade de vivenciar plenamente o seu papel de cidadão, e contar com um suporte de conhecimentos científicos a esse respeito". (SANTOS, Boaventura de Souza. Introdução a uma ciência pós-moderna. Rio de Janeiro: Graal, 1989. p.44.)  Destaque e comente as funções elementares de uma Universidade.
	
	
	
Resposta: A universidade tem a função de formar cidadãos criticos, reflexivos, conscientes, pesquisadores e que devem realizar um estudo contínuo, para melhorar cada dia seus conhecimentos.
	
Gabarito: O aluno deve destacar O ENSINO, A PESQUISA E A EXTENSÃO como os pilares da Universidade
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 13680)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A reflexão sobre a prática está associada a uma postura investigativa em que o professor precisa ser capaz de compreender, refletir, adaptar e programar criticamente suas ações. Como educador em formação, posicione-se sobre isto sucintamente:
	
	
	
Resposta: Refletir sobre a pratica docente significa tambem uma busca pela superação dos obstaculos a aprendizagem dos alunos,em que o professor se reconhece como participe, como articulador de saberes e nunca como transmissor de conhecimento , reconhecendo que a aprendizagem é um processo compartilhado em que o aluno e professor aprendem. A postura investigativa do professor esta relacionada com a busca de contínuo aperfeiçoamento de seu fazer através do estudo, da pesquisa e da reflexão, propondo-se a uma avaliação de suas ações docentes.
	
Gabarito: A postura investigativa do professor está relacionada com a busca de contínuo aperfeiçoamento de seu fazer através do estudo, da pesquisa e da reflexão, propondo-se a uma avaliação de suas ações docentes. Refletir sobre a prática docente significa também uma busca pela superação dos obstáculos à aprendizagem dos alunos, em que o professor se reconhece como partícipe, como articulador de saberes e nunca como transmissor de conhecimentos, reconhecendo que a aprendizagem é um processo compartilhado em que alunos e professor aprendem.
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 618886)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Parte importante da história da educação no Brasil, a Universidade estácio de Sá contribui para o crescimento dos indivíduos e para o desenvolvimento sustentável do país, formando cidadãos e disseminando conhecimento.
Segundo a história da universidade, essa instituição de ensino surgiu no ano de:
	
	
	
	1950
	 
	1970
	
	1960
	
	1980
	
	1990
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 574680)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A atividade humana ou trabalho propriamente dito, pode ser analisada em, pelo menos, dois sentidos. Quais são eles?
	
	
	
	Sociológico e teológico.
	
	Biológico e sociológico.
	
	Teológico e teórico gnosiológico.
	
	Biológico e antropológico.
	 
	Antropológico e teórico-gnosiológico.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 264889)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O Período Medieval foi marcado pela criação das primeiras universidades no séc. XI (Salerno 1050 e Bolonha 1088) que surgiram devido a diversos fatores, dentre os quais: Desenvolvimento dos mosteiros e dos estudos teológicos; desenvolvimento do comércio e das cidades; movimento das Cruzadas e surgimento das ordens religiosas mendicantes (Franciscanos e Dominicanos). O primeiro nome dado à universidade foi Studium Generale, que significa reunião de estudantes de diferentes regiões ligados a uma ordem religiosa. As universidades surgiram em consequência do desenvolvimento das escolas ligadas às abadias e catedrais. Com o crescimento dos núcleos urbanos e o enriquecimento de outra parcela da sociedade (burguesia) a demanda por educação aumenta progressivamente. As primeiras universidades resultam da aplicação do modelo de ligas ou corporações de ofício no campo da educação, reunindo mestres e estudantes de diferentes regiões da Europa em uma determinada escola ou cidade. Somente no séc. XIV o nome foi substituído por Universitas e, em seguida, por Universidade. No princípio, apenas Direito Canônico era ensinado, mas a partir de 1224 (Nápoles - Itália) os saberes passaram a ser organizados por áreas de conhecimento: Teologia, Direito, Medicina e Filosofia. As universidades eram instituições de ensino, criadas e controladas pela(o):
	
	
	 
	Igreja
	
	Município
	
	Estado
	
	Governo
	
	Burguesia
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 676303)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em 1932 houve a publicação do Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova. Tal Manifesto se tornou a base política e de modernidade que alicerçaria a educação e a sociedade brasileira. Esse Manifesto enaltece o exercício dos direitos dos cidadãos no que se refere à educação, dentre eles destacamos
	
	
	 
	a escola pública, a laicidade, a gratuidade e a obrigatoriedade da educação.
	
	A institucionalização, em todas as escolas, do ensino da religião católica, como prática curricular;
	
	A introdução de uma administração escolar, vinculada ao modelo das fábricas da época;
	
	o controle do Estado sobre o currículo escolar, e sobre o pensamento crítico do professor;
	
	A institucionalização de uma política educacional, isenta do movimento do pensamento científico nas ações da escola.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 265154)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Durante o Regime Militar foram assinados convênios através dos quais o MEC entregou a reorganização do sistema educacional brasileiro aos técnicos da AID (Agency International Development) - Acordos MEC-USAID que situaram o problema educacional na estrutura geral de dominação Norte Americana. A comissão responsável pelas Reformas que se seguiram aos acordos era a Comissão Meira Matos, que teve dupla função: a) atuar como interventora nos focos de agitação estudantil e b) propor medidas de reforma, apresentando um relatório que só reforçou as propostas dos Acordos MEC-USAID. Nessa mesma época, surgiu outro relatório elaborado pelo Grupo de Trabalho da Reforma Universitária, que apresentou um anteprojeto que se transformou na Lei: __________.
	
	
	
	9.394/96 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
	 
	5.540/68 - que fixou as normas para a organização e funcionamento do Ensino Superior.
	
	5.537/68 - que criou o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.
	
	5.692/71 - que reformulou as normas e o funcionamento do 1o e 2o Graus - atual Ensino Fundamental e Médio.
	
	4.024/61- que não mudou substancialmente a orientação do Substitutivo Lacerda. Em essência, permaneceram, como fundamentos da Lei: os "direitos da família" e a igualdade de direitos das escolas privadas e públicas.
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 566568)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O educador brasileiro Paulo Freire em sua obra ¿A importância do ato de ler¿(dentre muitas outras obras), faz uma análise profunda sobre a coerência entre a prática e o discurso. Podemos afirmar, que o pensamento deste autor relaciona-se com:
	
	
	
	B - O entendimento de que todo ser humano não sabe ler, antes de conhecer e dominar a palavra escrita .
	
	D - A leitura de um texto, deve ser tomada como a descrição de e um objeto e feita no sentido de memorizá-la.
	
	C - A compreensão do texto a ser alcançada por sua leitura crítica não implica na percepção das relações entre o texto e o contexto. Uma criança aprende a ler mesmo sem entender o contexto.
	 
	A - A compreensão de que é possível o exercício de uma prática pedagógica baseada numa perspectiva libertadora da educação, ou seja, de uma prática que supera a opressão e a dominação
da prática tradicional, autoritária e bancária que predominou no modelo de escola da sociedade moderna.
	
	E ¿ O entendimento de que a quantidade de leitura ( leitura de muitos livros) está diretamente relacionada à compreensão dos textos.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 9a Questão (Ref.: 27405)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	De acordo com Paulo Freire (1991, p. 58), no livro A educação na cidade: "Ninguém começa a ser educador numa certa terça-feira às quatro horas da tarde. Ninguém nasce educador ou marcado para ser educador. A gente se faz educador, a gente se forma, como educador, permanentemente, na prática e na reflexão sobre a prática". A partir desse fragmento, a professora de Pesquisa e Prática em Educação II, que acredita numa prática reflexiva, fez a seguinte análise:
 
Nenhum sujeito nasce pronto e acabado, mas aprender requer antes de tudo ter coragem e desejo por aprender e ensinar. É um processo que dura a vida inteira e não se restringe à mera continuidade da tradição, pois supõe possibilidades de rupturas pelas quais a cultura se renova e o homem faz sua história.
 
Porque
 
O profissional da educação, cada vez mais, sente necessidade de ter contato maior com teorias, pensamentos e edificações teórico-metodológicas que venham contribuir para a ressignificação da prática pedagógica.
 
Sobre essas duas afirmativas, é correto afirmar:
	
	
	 
	as duas afirmativas são verdadeiras e estabelecem relação entre si. 
	
	as duas são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si.
	
	as duas afirmativas são falsas. 
	
	a primeira é uma afirmativa falsa; e a segunda, verdadeira.
	
	a primeira é uma afirmativa verdadeira; e a segunda, falsa.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 10a Questão (Ref.: 671328)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Para Tardif (2000, p. 20): ¿[...] o conhecimento profissional exige uma parcela de improvisação e adaptação a situações novas e únicas que exigem do profissional reflexão e discernimento para que possa não apenas compreender o problema como também organizar e esclarecer os objetivos almejados e os meios a serem usados para atingi-los¿. O autor está falando:
	
	
	
	Que para uma ação docente eficaz, não é importante uma atitude reflexiva e investigativa.
	
	Que os objetivos do professor independem dos meios usados para alcançá-los.
	
	Que a ação educativa independe das relações ensino ¿ pesquisa.
	 
	Sobre a necessidade de o professor tornar-se um profissional capaz de refletir sobre sua própria prática e de compreender criticamente sua contribuição na ação educativa.
	
	Que o professor atua de modo independente do contexto ao qual está vinculado.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando