Buscar

AV EDUCAÇÃO ESPECIAL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

valiação: CEL0249_AV_201502008841 » EDUCAÇÃO ESPECIAL
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201502008841 - LUCIANA RAMOS DE MELO TIN¿CO
	Professor:
	ANA ELISABETE RODRIGUES DE CARVALHO LOPE
	Turma: 9003/AC
	Nota da Prova: 8,0    Nota de Partic.: 1   Av. Parcial 2  Data: 14/06/2016 11:23:52
	 Questão número 1.1a Questão (Ref.: 201502069891)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	(Política Institucional para atendimento aos alunos com deficiência ou com dificuldades específicas de aprendizagem - de Vera Goffredo e Roberto Ramos, UNESA/2011 - questão adaptada). Uma das tarefas necessárias aos docentes que lidam com alunos com necessidades especiais é criar um ambiente educacional que reconheça as suas possibilidades e suas limitações, garantindo, assim, a sua plena inclusão no conjunto da turma. Diante do exposto, cite 5 estratégias podem ser adotadas com alunos que apresentam deficiência visual - cegueira ou baixa visão?
	
	
Resposta: UTILIZAÇÃO DO SISTEMA BRAILLE, SOROBÃ, PROGRAMA DOSVOIX, REGLETE, LUPA,
	
Gabarito: RESPOSTA: DEFICIÊNCIA VISUAL - CEGUEIRA: solicitar a um aluno vidente que caminhe com o colega cego pela sala, fazendo-lhe notar as carteiras, mesa do professor, a lousa e outras referências, até que ele seja capaz de andar sozinho; ler em voz alta o que escrever na lousa para que o aluno cego possa tomar notas e acompanhar o raciocínio; estar ciente de que é mais lenta a leitura e a escrita em braille do que a escrita comum; ter o cuidado de verbalizar o material escrito nas transparências ou slides, quando usar, respectivamente, retroprojetor ou datashow; permitir ao aluno cego gravar as suas aulas; indicar com precisão, o lugar exato usando termos como: à sua frente, em cima, etc., em vez de "ali", "aqui"; descrever oralmente, em pormenor, o que pretende que ele faça; fazer uso da avaliação oral, caso necessário; combinar com o aluno a melhor forma de elaboração dos instrumentos de avaliação (prova oral, prova transcrita em braille ou com o auxílio de um ledor); ter o cuidado de apresentar fitas de vídeo ou DVD dublados. DEFICIÊNCIA VISUAL - BAIXA VISÃO: reservar um lugar na 1ª primeira fila sem que tenha luz de frente; escrever na lousa com letras maiores, com maior espaço entre as palavras e as linhas; combinar com o aluno o melhor tamanho de letra a ser digitado nas questões das prova; descrever oralmente, em pormenor, o que pretende que ele faça; fazer uso da avaliação oral, caso necessário; ter o cuidado de verbalizar o material escrito nas transparências ou slides, quando usar, respectivamente, retroprojetor ou datashow; permitir ao aluno com baixa visão gravar as suas aulas.
	 Questão número 2.2a Questão (Ref.: 201502071413)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Cristiane tem 6 anos de idade e é portadora de Síndrome de Down. Nasceu com graves problemas endocrinológicos (tireóide) que foram superados após uma intervenção cirúrgica que durou 2 horas. Atualmente, Cristiane tem boa saúde física, mas há indícios que ela seja hiperativa também, pois pára um só momento e tem um déficit de atenção que dificulta a sua escolarização. Todos os anos, a família de Cristiane passa pelo mesmo problema, a direção da escola não quer renovar a matrícula porque os pais das outras crianças a rejeitam e têm medo que seus filhos regridam ao ter contato com a menina. Cristiane é pelos menos 2 anos mais imatura que o restante da turma e isso se deve ao quadro de déficit intelectual que faz parte da Síndrome de Down. Este ano ela cursou o terceiro período da educação infantil. Ainda não conhece as letras, não escreve o nome, mas já começa a se relacionar com alguns colegas na hora da pintura e da recreação. A escola recebeu um abaixo-assinado dos pais cujos filhos são da classe de Cristiane. O teor da reivindicação era que Cristiane seja encaminhada para uma escola da rede especial, pois alegam que a rede particular não está preparada para atender às necessidades desta menina. Na qualidade de professora de Cristiane e diante do quadro que você leu, como também de todas as leis que protegem e asseguram a inclusão de portadores de déficit intelectual nas escolas de rede regular, como você responderia a esses pais? Escreva 2 argumentos, mencionando as leis.
	
	
	
Resposta: QUE POR LEI CRISTIANE TEM O DIREITO DE CURSAR A ESCOLA REGULAR JUNTAMENTE COM AS OUTRAS CRIANÇAS E NO HORÁRIO OPOSTO DO ENSINO REGULAR ELA TEM QUE CURSAR O ENSINO ESPECIALIZADO, PARA QUE POSSA AJUDÁ-LA A APRENDER E ACOMPANHAR OS COLEGAS DE CLASSE.
	Gabarito: Explicaria que é direito de Cristiane ser matriculada na rede pública regular de ensino mesmo sob a condição de apresentar um déficit intelectual, pois esse direito está respaldado pelas seguintes leis: 1988 CONSTITUIÇÃO FEDERAL DA REPÚBLICA
1989 LEI Nº 7.853/89 Apoio aos Portadores de Deficiência
1990 ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (ECA)
1994 DECLARAÇÃO DE SALAMANCA. 
1996 LEI E DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (LBD)
2001 DECRETO Nº3.956 (CONVENÇÃO DA GUATEMALA)
Além das leis, a escola precisa saber educar na diversidade, pois as pessoas aprendem e se desenvolvem de formas diferentes e a sociedade atual precisa aprender a conviver com estas diferenças, pois este é um princípio de cidadania.
	 Questão número 3.3a Questão (Ref.: 201502051684)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A proposta inclusiva de educação pressupõe várias premissas que reorientam a atividade pedagógica, exceto:
	
	Opção Não Respondida
	O convívio com grupos heterogêneos.
	Opção Não Respondida
	A valorização da diversidade humana.
	Opção Não Respondida
	Uma revisão nos paradigmas da sociedade como um todo.
	Opção Marcada Opção Certa
	A avaliação como promoção automática dos alunos com deficiências
	Opção Não Respondida
	O respeito à diferença.
	 Questão número 4.4a Questão (Ref.: 201502585506)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Ao longo da história do homem observamos que a visão social sobre a questão da deficiência sofre transformações que influenciam diferentes movimentos sociais em relação à pessoa com uma deficiência. Na Idade Antiga, aproximadamente entre os anos de 4000 /3500 a.C. até 476 d.C., podemos afirmar que o movimento característico em relação a uma pessoa com deficiência que melhor define o comportamento social dessa época é de:
	
	
	Opção Marcada Opção Certa
	Exclusão social
	Opção Não Respondida
	Integração social
	Opção Não Respondida
	Neutralidade
	Opção Não Respondida
	Participação social
	Opção Não Respondida
	Inclusão social
	 Questão número 5.5a Questão (Ref.: 201502051712)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em 1854, por decreto imperial de D.Pedro II, foi fundada a primeira instituição educacional de cegos no Brasil: o Imperial Instituto dos Meninos Cegos. Em 1891, a instituição foi renomeada como Instituto Benjamin Constant (IBC). Inicialmente, o enfoque assistencialista orientava a proposta desta instituição. Isso quer dizer que, no século XIX, o objetivo central do trabalho desenvolvido era:
	
	
	Opção Marcada Opção Certa
	o abrigo, o cuidado e a proteção do aluno.
	Opção Não Respondida
	a formação para a cidadania.
	Opção Não Respondida
	a inclusão social.
	Opção Não Respondida
	a profissionalização do aluno.
	Opção Não Respondida
	a preparação para o mercado de trabalho.
	 Questão número 6.6a Questão (Ref.: 201502254441)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Na reunião de pais de uma escola de ensino fundamental, a mãe de um aluno com deficiência física, incluído na classe regular, argumenta que seu filho não apresenta dificuldade para aprender, mas sim, dificuldade para aprender da forma como é ensinado. Podemos dizer que essa mãe:
	
	
	Opção Não Respondida
	Está correta, mas a escola precisa adequar o ensino para atender também a deficiência intelectual que esse aluno apresentará devido a sua deficiência física.
	Opção Não Respondida
	Está incorreta porque o aluno precisa se adaptar ao modelo de ensino da escola.
Opção Marcada Opção Certa
	Está correta, e a escola precisa adequar o ensino ao aluno de acordo com suas necessidades decorrentes da deficiência física.
	Opção Não Respondida
	Está incorreta porque a escola precisa se adaptar ao aluno.
	Opção Não Respondida
	Está incorreta porque seu filho por ter deficiência física apresentará dificuldade de aprendizado.
	 Questão número 7.7a Questão (Ref.: 201502051534)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Uma escola que se proponha ser inclusiva remove as prováveis barreiras que dificultam a aprendizagem de todos os alunos. Em se tratando da cegueira, qual dos recursos abaixo pode facilitar o ensino da matemática?
	
	
	Opção Não Respondida
	Reglete para Braille
	Opção Não Respondida
	Réguas e esquadros
	Opção Não Respondida
	Calculadora
	Opção Marcada Opção Certa
	Sorobã
	Opção Não Respondida
	Lupas
	 Questão número 8.8a Questão (Ref.: 201502051718)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Ao falar sobre a proposta de trabalho junto a alunos com alguma deficiência, um professor relata que: "soubemos de um caso de uma criança com Síndrome de Down de 4 anos de idade que fica andando livremente, durante o período de aula, pelos corredores da escola. Quem acaba tomando conta dela é a copeira". De acordo com os princípios orientadores da inclusão, podemos afirmar que essa proposta de trabalho no contexto escolar:
	
	
	Opção Não Respondida
	Está correta porque insere a criança no espaço físico da escola especializada na forma como ela consegue se comportar.
	Opção Não Respondida
	Está incorreta, pois esta criança deveria estar fazendo aulas de reforço escolar para se preparar para o processo de alfabetização.
	Opção Não Respondida
	Está incorreta porque a criança não está inserida na escola especial.
	Opção Marcada Opção Certa
	Está incorreta porque não atende às necessidades educacionais especiais que a criança apresenta.
	Opção Não Respondida
	Está correta porque envolve o trabalho de todos os profissionais da escola e não somente do professor.
	 Questão número 9.9a Questão (Ref.: 201502051281)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Muitos educadores sentem dificuldades apara compreender os quadros que fazem parte dos Transtornos Globais dos Desenvolvimentos. Quais são esses quadros?
	
	
	Opção Não Respondida
	Neurose, Psicopatia e Paranóia
	Opção Não Respondida
	Transtorno de Humor Bipolar, Retardo Mental e Psicose Infantil
	Opção Não Respondida
	Síndrome de Asperger, Altas Habilidades e Superdotação
	Opção Não Respondida
	Psicose, Retardo Mental e Esquizofrenia
	Opção Marcada Opção Certa
	Transtornos Desintegrativos da Infância, Autismos, Síndrome de Asperger e Rett
	 Questão número 10.10a Questão (Ref.: 201502051294)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Marta é uma professora da educação infantil e está especialmente intrigada com Igor - um menino de 5 anos de idade que apresenta um potencial elevado e grande envolvimento com suas tarefas escolares, desenvolvimento intelectual acima do esperado para a sua faixa etária, e liderança sobre os seus colegas. Igor apresenta característica de qual condição que é tratada na Educação Inclusiva?
	
	
	Opção Não Respondida
	Autismo
	Opção Não Respondida
	Síndrome de Asperger
	Opção Marcada Opção Certa
	Altas Habilidades
	Opção Não Respondida
	Oligofrenia
	
	Transtorno de Personalidade

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais