Buscar

Fundamentos do Comércio Exterior AV

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: GST0304_AV_201504302869 » FUNDAMENTOS DE COMÉRCIO EXTERIOR
	Tipo de Avaliação: AV 
	Aluno: 201504302869 - TARSO RODRIGO SILVA DO AMARAL 
	Professor:
	ROSANA PACHECO DE QUEIROZ
	Turma: 9007/AB
	Nota da Prova: 7,0    Nota de Partic.: 0   Av. Parcial 2  Data: 09/06/2016 16:36:56 
	
	 1a Questão (Ref.: 201505056105)
	Pontos: 0,5  / 1,0 
	Em 1810, o reino de Portugal assina o TRATADO DE NAVEGAÇÃO E DE COMÉRCIO COM A INGLATERRA. Por força deste, a Inglaterra impõe a CLÁUSULA DA NAÇÃO MAIS FAVORECIDA. O que estabelecia essa cláusula?
		
	
Resposta: Estabelecia que deveria ser dado tratamento semelhante e equivalente para as duas nações no tocante ao comércio para que não houvesse nenhum tipo de vantagem excesiva para um ou outro lado.
	
Gabarito: Estabelece que qualquer vantagem, favor, privilégio ou imunidade concedido por uma parte contratante a um produto originário de outro País ou destinado a ele, será concedido, imediata e incondicionalmente, a todo produto similar, originário dos territórios de todas as demais partes contratantes ou a eles destinado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201504538912)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	No desembaraço aduaneiro de importação, o comprador deve pagar os "direitos alfandegários" para obter a nacionalização da carga junto à Receita Federal. Internacionalmente, o que significa o termo "Direitos".?
		
	
Resposta: São as taxas e impostos, tudo o que está relacionado a valores.
	
Gabarito: Nas aduanas se chama "Direitos" ao imposto de importação que recai sobre a mercadoria importada e que deve ser recolhida pelo importador, para que possa desembaraçar a carga e finalizar a operação aduaneira com a nacionalização.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201505127863)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A necessidade de importação de um determinado produto em detrimento a não produzi-lo em território nacional, normalmente, é fruto de algumas restrições presentes no país. No caso específico do Brasil, temos uma grande quantidade de calçados sendo importados da China e circulando no nosso mercado. Podemos afirmar que este fato acontece devido a:
		
	
	Existem insuficientes recursos materiais no país para produção de calçados com excelente qualidade e preço.
	
	Temos grandes diferenças geográficas (clima e solo) no país, que não permitem que a produção nacional de calçados tenha um custo favorável.
	
	A produção de calçados exige mercadorias de alta tecnologia, pesquisa e desenvolvimento a um custo elevado que o Brasil não tem condições de suportar.
	
	A mão de obra calçadista brasileira é superior ao que se demanda como ideal para produção de um calçado a custo competitivo. Soma-se a este fato a ausência de tributação do setor. 
	
	Os custos de produção interna são elevados em comparação ao país exportador (vendedor), ou seja, é mais barato comprar do que produzir internamente.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201504347470)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Objetivando a reconstrução da ordem econômico-financeira mundial, abalada com a 2ª Guerra Mundial, teve lugar a Conferência de Bretton Woods, em 1944, da qual resultou a criação do FMI e do BIRD, mais conhecido como Banco Mundial. Mais tarde, o GATT, sucessor da OIC, trouxe uma nova ordem para o comércio internacional. Esta ordem estabelece que toda Parte-Contratante deve dispensar às demais Partes-Contratantes tratamento não menos favorável àquele dispensado aos produtos de qualquer outro país. De que "ordem" estamos falando? 
		
	
	Acordo sobre Regras de Origem.
	
	A desigualdade no tratamento e o princípio da discriminação.
	
	Acordo Geral sobre Comércio de Serviços.
	
	Acordo sobre Aspectos dos Direitos de Propriedade Intelectual Relacionados ao Comércio.
	
	A cláusula de nação mais favorecida.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201504574636)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	O MDIC ¿ Ministério do Desenvolvimento da Indústria e Comércio Exterior é o órgão supremo do Comércio Exterior Brasileiro. É composto por diversas secretarias e Departamentos. Nas opções mencionadas, assinale a secretaria mais relevante para o Comércio Exterior Brasileiro:
		
	
	DEPLA 
	
	SCS 
	
	SECEX 
	
	DECEX
	
	SDP 
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201504349367)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	O Comércio Exterior Brasileiro usa alguns sistemas para fazer a integração entre os diversos orgãos da sua estrutura e os demais players que dele fazem parte. Assinale o Sistema que na estrutura do CEB integra todos os intervenientes. 
		
	
	Sistema Integrado da Receita Federal.
	
	Sistema Integrado do Banco Central.
	
	Sistema Integrado de Comércio Exterior.
	
	Sistema Integrado da Secretaria de Comércio Exterior.
	
	Sistema Integrado da Fundação do Comércio Exterior.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201505092489)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	As feiras internacionais são as principais vitrines para o exportador brasileiro apresentar os seus produtos a potenciais compradores internacionais, bem como uma vasta oportunidade de encontrar o produto ideal e adequado para os nossos importadores. Em qual dos sítios abaixo os empresários poderão contatar missões empresariais de comércio na América, Ásia, Europa e Caribe?
		
	
	www.fieramil.it
	
	www.messe.de
	
	www.auma.de
	
	www.franchiseexpo.com
	
	www.expocomer.com
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201504349369)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	O comércio internacional tem em suas sinergias como uma característica rara e peculiar, trabalhar com dois paradoxos principais: interdependência versus protecionismo comercial e globalização versus integração regional. Dentro deste aspecto se sobressaem dois poderosos instrumentos: as barreiras legais e as barreiras subjetivas. Chamamos de barreiras legais (marque a única opção correta): 
		
	
	As barreiras tarifárias, cujos impostos incidem diretamente sobre as operações de importação e exportação e têm amparo legal nos acordos comerciais entre os países e nos fóruns da OMC.
	
	As barreiras benéficas em alguns aspectos: proteção da saúde humana, preservação do meio ambiente, controle da qualidade dos produtos ou serviços, etc.
	
	As barreiras não tarifárias cujos impostos não incidem diretamente sobre os produtos ou serviços, mas impedem ou dificultam a sua comercialização nos mercados que as praticam de forma indiscriminada.
	
	As barreiras não tarifárias mas cujos impostos incidem diretamente sobre as operações de importação e exportação e não têm amparo legal nos acordos comerciais entre os países e nos fóruns da OMC As barreiras tarifárias cujos impostos não incidem diretamente sobre os produtos ou serviços, mas impedem ou dificultam a sua comercialização nos mercados que as praticam de forma indiscriminada.
	
	As barreiras cujos impostos incidem diretamente sobre os produtos ou serviços, mas que também impedem ou dificultam a sua comercialização nos mercados que as praticam de forma indiscriminada.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201504537463)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Quem é responsável pelo pagamento do frete internacional, na sigla FOB?
		
	
	A responsabilidade é de quem compra as mercadorias, neste caso, o importador.
	
	A responsabilidade é do despachante aduaneiro, neste caso contratado pelo importador no país de origem.
	
	A responsabilidade é de quem embarca as mercadorias, neste caso o exportador.
	
	A responsabilidade é da asseguradora, pois foi contratada pelo exportador no país de origem.
	
	A responsabilidade é do despachante aduaneiro, neste caso contratado pelo exportador no país de destino.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201505082756)
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Na fase do Despacho Aduaneiro, as mercadorias a serem exportadas devem estar à disposição da Secretaria da Receita Federal, normalmenteem Recinto Alfandegado, acompanhadas da seguinte documentação básica: (Marque a única opção FORA do contexto)
		
	
	Nota Fiscal 
	
	Declaração De Exportação
	
	Fatura Pró Forma
	
	Conhecimento de Embarque 
	
	Registro de Exportação (extrato)

Continue navegando