Buscar

AV EDUCAÇÃO ESPECIAL 2016

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0249_AV_201506552056 » EDUCAÇÃO ESPECIAL
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 
	Professor:
	
	Turma: 9009/AB
	Nota da Prova: 7,0    Nota de Partic.: 2   Av. Parcial 1,5  Data: 11/06/2016 10:32:10
	
	 1a Questão (Ref.: 201506848489)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Larissa é uma criança que tem baixa visão, seus pais matricularam a menina em uma escola regular. Como a escola e o educador podem adaptar e oferece atividades pedagógicas adequadas que atendam às necessidades de Larissa?
		
	
Resposta: O Professor tem que colocar Larissa nas primeiras cadeiras proximo ao quadro; utilizar dos recursos de livros e calcualdoras com audio;Programa DOSVOX.
	
Gabarito: Oferecendo e oportunizando as mediações e os meios necessários para sua escolarização, socialização, locomoção e acessibilidade. E a elaboração de um planejamento com ações integradoras, que envolvam toda comunidade escolar e a garantia da construção de um espaço mais acessível na escola.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201506668944)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Martha, professora do Colégio de Aplicação - recebeu uma aluna de 14 anos, de idade, chamada Rebeca, que é muito inteligente, entretanto apresenta sérios prejuízos de interação social e de comunicação, pois sua compreensão das frases é literal e ela não consegue interpretar figuras de linguagem. Rebeca é uma adolescente que fica parte do tempo escolar sozinha e não se interessa pelas atividades de língua portuguesa. Ao levar as especificidades do comportamento e da interação de Rebeca para a reunião de planejamento pedagógico, a orientadora sugeriu que a família contratasse um profissional mediador para facilitar a comunicação e estabelecer elos de interação entre a adolescente Rebeca e seus colegas e professores. Descreva quais são as características desejáveis que um profissional de mediação deve ter no cotidiano escolar?
		
	
Resposta: Primeiramente identificar quais dificuldades ela tem de comprrensão para depois fazer com que ela interaja com os demais alunos; estimular as atividades em conjunto para que ela consiga cada vez mais buscar essa comunicação.
	
Gabarito: Esse profissional deve ter formação nos quadros neurológicos que irá acompanhar para identificar características e expectativas de desenvolvimento. Pode fazer um trabalho pedagógico apoiado no planejamento diário e semanal do professor, não deve fazer uma atividade paralela, mas ao contrário, sempre tentar incluir a aluna Rebeca nas propostas trazidas pelo professor que é o regente de classe.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201507219329)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Na sociedade atual observamos uma luta maior contra todas as formas de exclusão social. Assinale a única opção que não apresenta uma característica desse movimento:
		
	
	Valorização das diferenças individuais.
	
	Organização social facilitadora da convivência em grupos heterogêneos
	 
	Normalização de perfis específicos de ser humano e de aluno.
	
	Discussão crítica sobre modelos ideais de ser humano e de aluno.
	
	Respeito à diversidade humana
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201506848413)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	São três os paradigmas educacionais que orientam o campo da Educação Especial. Dentre as principais características do paradigma de suporte, marque a opção que NÃO esta de acordo com este paradigma.
		
	
	Inclusão direita do aluno na escola regular
	
	Escolarização no turno oposto da escola da escola
	
	Suporte e apoio necessário para a escolarização
	 
	Pouca ênfase o trabalho pedagógico
	
	Atendimento educacional especializado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201506649039)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No ano de 2009, o Brasil elaborou as Diretrizes Operacionais para Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, Modalidade Educação Especial com o objetivo de distribuir os recursos FUNDEB com base nos dados obtidos pelo INEP, dentre outros. Qual é a concepção de Educação Especial referida? Marque a resposta correta.
		
	 
	Superar a visão do caráter substitutivo da Educação Especial ao ensino comum, bem como a organização de espaços educacionais separados para alunos com deficiência. Será realizada em turno inverso ao da escolarização, contribuindo para garantir o acesso dos alunos à educação comum e disponibilizando os serviços e apoios que complementam a formação desses alunos nas classes comuns da rede regular de ensino.
	
	Separar os alunos com deficiências mentais moderadas e graves em classes especiais afim de que possam melhor se apropriar dos ensinamentos escolares. Essa separação acontecerá na própria escola através de um atendimento em turma especializada com menor número de alunos e com professores capacitados.
	
	É uma modalidade complementar que somente poderá ser destinada à criança com superdotação e talentos específicos, pois estes teriam condição de serem retirados da sua sala de aula, em algumas atividades diárias para serem levados aos centros especiais de formação para talentosos e superdotados.
	
	A Educação especial será oferecida na mesma escola e no mesmo turno que a criança faz a sua escolaridade básica. Sendo que a criança deficiente é retirada da sala de aula em determinadas atividades que não consegue realizar dadas as suas dificuldades e é levada para um centro de apoio específico para deficiência.
	
	Integrar crianças deficientes, portadoras de deficiências mentais e doenças psiquiátricas à rede privada, pois somente ela terá a estrutura necessária para acolher e trabalhar com esses prognósticos tão complexos.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201506648655)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Todos nós sabemos que a exploração do ambiente com os nossos vários sentidos é uma forma bastante eficiente de aprendizagem. Uma situação especial de desenvolvimento ocorre com crianças que apresentam deficiência física. Marque (V) para verdadeiro e (F) para falso no que se refere ao desenvolvimento cognitivo das crianças portadoras de deficiência física.
( )Deficiência física implica necessariamente em deficiência intelectual, pois o ser humano deve ser visto numa integralidade.
( ) A deficiência física pode alterar a relação da pessoa portadora com o ambiente físico e cultural e diminuir a sua motivação em aprender devido às barreiras existentes.
( ) Nos quadros de deficiência física há um comprometimento do desenvolvimento sensório-motor, por ter as experiências com o ambiente limitas em função do quadro motor.
( ) O professor e o mediador da aprendizagem devem estimular as criança portadora de deficiência física para que ela construa os esquemas de conhecimento comuns em cada faixa etária e possa chegar até ao estágio lógico-formal.
A sequência correta é?
		
	
	V F F V
	 
	F V V V
	
	V F V V
	 
	F V F V
	
	V V F F
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201506648616)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Em se tratando de pessoas cegas ou com baixa visão, assinale qual dos equipamentos abaixo NÃO pode ser utilizado por eles, por se tratar de uma incompatibilidade perceptiva.
		
	
	Sorobã
	
	Programa DOSVOX
	
	Reglete para Braille
	 
	Libras
	
	Bengala
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201506648594)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Um escola da rede particular recebeu Pedro de 3 anos de idade para ser incluído numa turma regular de educação infantil. Pedro tem deficiência intelectual e será a primeira criança a ser educada naquela escola. Ao planejarem como será realizada a inclusão de Pedro optaram pelo paradigma interacionista sócio-histórico que postula o conhecimento como sendo:
		
	
	Uma cópia da realidade, pois a criança nasce como uma tabula rasa e precisa aprender com as experiências da vida, copiando tudo o que aprende.
	
	Um dom genético que é transmitido pelos pais, desta forma, quem nasce deficiente deve ser educado como tal, com suaslimitações sendo levadas em conta.
	
	Um dom que é influenciado pela genética e pela aprendizagem que ocorre apenas nos dois primeiros anos de vida quando o sistema nervoso central está em pleno desenvolvimento.
	
	Uma pré-disposição psíquica relacionada à formação da personalidade que se dá até os cinco primeiros anos de vida.
	 
	Construído socialmente e internalizado a partir dos fatores de significação mais representativos para o sujeito.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201507176116)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Filme: Temple Gandin
Sinopse:  Temple Grandin, jovem autista, tem  sua maneira particular de ver o mundo, se distanciou dos humanos, mas chegou a conseguir, entre outras conquistas, defender seu doutorado. Com uma percepção de vida totalmente diferenciada, dedicou-se aos animais e revolucionou os métodos de manejo do gado com técnicas que surpreenderam experientes criadores e ajudaram a indústria da pecuária americana.
Considerando aspectos estudados a respeito dos transtornos globais do desenvolvimento, o filme Temple Gandin foi  baseado em:
 
		
	
	uma ficção, pois o transtorno global do desenvolvimento está sempre atrelado a deficiência intelectual.
 
	
	uma história real, pois toda pessoa com TGD possui grande conhecimento e interação com animais.
 
	
	uma ficção, não tem como uma pessoa com TGD  ingressar em uma Universidade.
	 
	uma  história real, de uma pessoa autista que alcançou estágios avançados de desenvolvimento.
 
	
	uma ficção, pois uma pessoa não tem como perceber o mundo de maneira diferente, os órgãos dos sentidos funcionam de maneira semelhante em todos os seres humanos.
 
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201507347614)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Uma turma do 4ª ano de uma escola regular tem dois alunos com deficiência física incluídos no grupo. A professora construiu um projeto de trabalho bimestral que prevê aulas externas e passeios. Uma dessas atividades externas é levar a turma a uma apresentação de Dança Moderna realizada num teatro próximo da escola. Podemos afirmar que essa iniciativa:
		
	
	Amplia a exclusão social porque os alunos têm deficiência física.
	
	Explora um estilo de dança que não desperta interesse para os alunos.
	
	Coloca em evidência a deficiência física dos alunos pela dificuldade de locomoção até o teatro e destaca sua incapacidade de apreciação.
	
	Impede a participação de todos os alunos porque alunos com deficiência física estão inseridos no grupo.
	 
	Favorece a apreciação da linguagem da dança que é acessível a todas as crianças.

Continue navegando