Buscar

Cinesioterapia: Exercícios Resistidos e Mobilização Vertebral

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
	Processando, aguarde ...
		
		
	
	  CINESIOTERAPIA
	
	Simulado: SDE0058_SM_201201762081 V.1 
	Fechar 
	Aluno(a): KELI CRISTINA DE JESUS SANTOS
	Matrícula: 201201762081 
	Desempenho: 0,2 de 0,5
	Data: 29/10/2015 11:11:14 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201202590556)
	5a sem.: Exercício terapêutico
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Os exercícios resistidos podem ser classificados em categorias, comparando a força gerada em um músculo ou grupo de músculos em relação à carga externa. Sobre os exercícios resistidos, assinale a alternativa INCORRETA:
		
	
	O exercício isotônico pode ser realizado em diferentes modalidades, posturas e intensidades. Implica no movimento articular com uma contração de encurtamento ou de alongamento ativo. 
	
	O exercício isométrico é utilizado comumente para aumentar o desempenho muscular, já que não ocorre movimento articular e, tecnicamente, não há trabalho realizado (trabalho = força x distância = 0); portanto, o exercício isométrico é considerado não funcional. 
	
	O exercício isométrico é preferível que o exercício dinâmico quando o movimento articular é desconfortável ou está contra-indicado no período pós-operatório ou em uma articulação instável. 
	
	O exercício isométrico pode ser utilizado como um componente do exercício quando existir fraqueza em um ponto específico da amplitude de movimento. 
	
	A resistência aplicada a uma velocidade constante é denominada isocinética. 
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202445504)
	6a sem.: EXERCÍCIO RESISTIDO
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Um indivíduo de 25 anos, sedentário, resolve iniciar um programa de exercício físico resistido para ganho de força e massa muscular. Nas 4 primeiras semanas de treino ele já observa um considerável ganho de força muscular, conseguindo grandes aumentos na carga. Com relação ao treino resistido, analise as afirmativas: I: O ganho de força muscular nas primeiras semanas de treino é justificado por adaptações neurais, maior ativação de unidades motoras, e não por grande aumento da massa muscular; II: Os exercícios concêntricos são os que produzem maior dano muscular e, consequentemente, geram maior hipertrofia muscular; III: A maior ativação de unidades motoras só inicia em longo prazo, a partir de, aproximadamente, 8 semanas de treinamento, quando o platô da hipertrofia foi atingido; IV: Os exercícios excêntricos devem ser priorizados quando o objetivo é aumento de massa muscular, por gerarem grande tensão; V: Exercícios isotônicos realizados com sobrecarga e em pequenas amplitudes de movimento podem gerar, em longo prazo, hipertrofia associada a encurtamento muscular. Estão CORRETAS as afirmativas:
		
	
	I e IV
	
	I, II e V
	
	III e IV 
	
	I, IV e V
	
	II, III e V
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202531698)
	5a sem.: Exercícios isométricos
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Sobre os exercícios isométricos assinale a alternativa correta:
		
	
	Apresenta como fonte de resistência apenas a força aplicada pelo terapeuta durante a realização do movimento
	
	Consistem em exercícios raramente realizados pelo organismo, pois a estabilidade do tronco é garantida por meio de contrações isocinéticas
	
	É contra-indicado quando o movimento articular não é possível devido à imobilização externa como, por exemplo, com o uso de gesso, órteses e trações esqueléticas
	
	É uma forma estática de exercício na qual o músculo se contrai e produz força sem uma mudança apreciável em seu comprimento e sem movimento articular visível
	
	Como não realiza movimento articular, não é indicado em casos de atrofias
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202417598)
	4a sem.: Mobilização
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	A mobilização vertebral instituída por Maitland possui 4 graus de movimentos que são utilizados em diferentes situações. Abaixo estão os graus e a respectiva utilização. Correlacione-os e assinale a alternativa que contem a sequencia correta. Graus: (1) - (2) - (3) - (4) Descrição: ( ) Grande amplitude de movimento desde que livre de tensões ou espasmos musculares; ( ) Grande amplitude de movimento mesmo com tensões ou espasmos musculares; ( ) Movimento de pequena amplitude realizada de forma forçada; ( ) Pequena amplitude de movimento próxima à posição inicial do arco A sequência correta da segunda coluna, de cima para baixo, é: 
		
	
	3,1,4,2 
	
	4,3,2,1 
	
	1,2,3,4 
	
	2,3,4,1 
	
	3,1,2,4 
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202445498)
	6a sem.: FACILITAÇÃO NEUROMUSCULAR PROPRIOCEPTIVA
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Ao treinarmos a marcha de um paciente com dificuldades de deambulação, é necessário levar em consideração que se trata de um movimento complexo que envolve o sincronismo de várias estruturas corporais, incluindo uma harmonia entre movimentos de cinturas escapular e pélvica e membros. Na técnica de Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva (FNP) podemos estimular a marcha enfatizando os movimentos de cintura pélvica. Diante disso, assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	A ântero-depressão pélvica é simultânea ao passo adiante. 
	
	A póstero-elevação pélvica é simultânea ao passo adiante. 
	
	A póstero-depressão pélvica é simultânea ao passo para trás. 
	
	A ântero-elevação pélvica é simultânea ao passo para trás.
	
	A ântero-elevação pélvica é simultânea ao passo adiante. 
		
	
	
	 
	
	Período de não visualização da prova: desde até .
Parte inferior do formulário

Outros materiais