Buscar

Av1 Gestão da Qualidade

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0134_AV1_201402159421 » GESTÃO DA QUALIDADE
	Tipo de Avaliação: AV1
	Aluno: 
	Professor:
	GIOVANNI MASSIMO MARIA ROSSI
ALTAIR FONTES
	Turma: 9088/DJ
	Nota da Prova: 8,0 de 10,0  Nota do Trab.: 0    Nota de Partic.: 1  Data: 03/04/2016 19:44:49
	
	 1a Questão (Ref.: 201402413275)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Um dos grandes desafios encontrados pelas empresas, é que os funcionários percebem que as mesmas, atuam de forma segmentada, setorizada, caixinhas que não se inter-relacionam. A visão de integração não é praticada e consequentemente percebida pelos funcionários. Dessa forma, pensando na saúde organizacional das empresas, como elas devem ser vistas por seus funcionários?
		
	
	Como um conjunto de partes atuando com objetivos específicos e não interagindo internamente com outras partes da organização, atendendo um fim específico e bem determinado.
	 
	Como um conjunto de partes em constante interação que caracterizará um todo, com o objetivo de atender um fim específico e bem determinado.
	
	Como um conjunto de partes que não se relacionam entre si, buscam a interação com o cliente de forma isolada, com o objetivo de atender um fim específico e bem determinado.
	
	Como um conjunto de partes que funcionam de forma isolada em constante desagregação que caracterizará um todo, com o objetivo de atender um fim específico e bem determinado.
	
	Como um conjunto de pequenas partes em constante organização, atuando isoladamente com o objetivo de atender um fim específico e bem determinado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402741939)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Gestão é o ato de administrar ou gerenciar negócios, pessoas ou recursos, com o objetivo de alcançar metas definidas. Henry Fayol, foi o primeiro a criar e definir as funções básicas do administrador, em sua teoria a elas foi dado o nome de POCCC (POC3). Podemos então, dizer que a sigla POC3 significa:
		
	
	Planejar, organizar, colonizar, concentrar e colaborar
	 
	Planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar
	
	Planejar, organizar, cultuar, concentrar e centralizar
	
	Planejar, organizar, comandar, coordenar e colaborar
	
	Planejar, organizar, comandar, concentrar e controlar
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402838736)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Edwards Deming apresentou 14 princípios para a gestão efetiva das empresas. Alguns desses princípios são filosóficos e outros mais pragmáticos. De qualquer maneira, todos eles são importantes para a manutenção dos bons níveis de qualidade. Qual alternativa abaixo apresenta o princípio relacionado a "cessar a exigência por um controle de qualidade intensivo"?
		
	 
	Melhorem de forma contínua e constante os processos.
	 
	Termine com a dependência da inspeção como via para a estratégia.
	
	Minimize custos com seleção de fornecedores.
	
	Adote uma filosofia e assuma a sua liderança.
	
	Crie uma visão consistente para melhoria de um bem ou serviço.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402916936)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Marque a alternativa verdadeira no tocante às Eras da Qualidade:
		
	
	Na década de 30, surge a Era chamada de Era do Controle Estatístico, que pregava o uso e ações preventivas para reduzir gastos.
	
	Na chamada Era Contratual mais uma ferramenta foi criada, a prevenção e as técnicas foram além das ferramentas estatísticas, incluiu conceitos, habilidades e técnicas gerenciais.
	 
	O controle da qualidade moderno teve seu inicio na década de 1930, nos Estados Unidos, com a aplicação industrial do consagrado gráfico de controle criado por Walter A. Shewhart na empresa de telefonia ¿Bell Telephone Laboratories¿.
	
	Na Era da Inspeção, o controle de qualidade se baseava na amostragem.
	
	A 4ª Era da Gestão da Qualidade Total, teve início a partir da invasão no mercado americano dos produtos chineses de alta qualidade no final da década de 1970.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402838658)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	É muito importante que as organizações estejam preparadas para o mercado e para isso há uma necessidade de estabelecer alguns componentes que nortearão o seu caminho. Dentre esses componentes estão: o estabelecimento da missão da organização, a visão de futuro, seus princípios e valores. Nesse contexto, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa INCORRETA em relação à VISÃO da organização.
		
	
	É um documento "vivo", conhecido por todos na organização que pode ser modificado a qualquer momento.
	
	Se constitui em um ponto de partida para crescentes níveis de aumento de desempenho da organização.
	
	É algo que pode ser pensado como um cenário, uma intuição, um sonho, uma vivência, a ser concretizada em um determinado período de tempo e em uma determinada região.
	 
	É a razão de ser da empresa, pois determina o negócio da mesma, porque ela existe e ainda (se possível) em que tipos de atividades deverá se concentrar no futuro.
	
	É aquela que detecta os sinais de mudança, identificando oportunidades e ameaças e direciona esforços, inspirando, animando e transformando proativamente o propósito em ação, em fato concreto.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201402220297)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Trabalhos de pesquisadores preocupados com a qualidade dos produtos fabricados resultaram nas chamadas Ferramentas da qualidade, cujo objetivo foi:
		
	
	Propor técnicas a fim de definir, mensurar, analisar e propor soluções aos problemas baixa produtividade pela falta de qualificação do operador.
	 
	Propor técnicas a fim de definir, mensurar, analisar e propor soluções a problemas que interferissem no bom desempenho dos processos de trabalho.
	
	Proporcionar as empresas maior lucratividade pela maior especialização do operário.
	
	Propor um conjunto técnicas a fim de mensurar, analisar e propor soluções aos problemas de baixa lucratividade por unidade produzida.
	
	Conduzir o sistema operacional a proporcionar maior lucratividade em função do melhor aproveitamento de máquinas e equipamentos em consonância com operários
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201402745722)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	NÃO SE REFERE a um dos passos fundamentais à implementação de uma gestão por processos:
		
	
	Tradução do negócio em processos.
	 
	Geração de oportunidade de melhoria.
	 
	Continuidade do modelo de gestão da empresa.
	
	Definição de indicadores.
	
	Mapeamento detalhado dos processos.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201402850105)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A administração por processos significa romper com os costumes e hábitos gerenciais das organizações. Na abordagem tradicional das funções empresariais, os gestores têm controle total do trabalho e das pessoas que o realizam, enquanto na abordagem por processos, o gestor do processo controla apenas as ações dos processos. Dessa forma, para implementar uma administração por processos é preciso: I - Traduzir o negócio da organização em entradas e saídas - II - Toda e qualquer ação desenvolvida numa área, desencadeia uma relação de causas e efeitos - III - As ações desenvolvidas numa determinada área tem que ser vista e monitorada nessa mesma área - IV - Os processos desenvolvidos são sempre compostos de entrada, processamento, saídas e feed-back. Estão corretas as seguintes afirmativas
		
	 
	II e IV
	
	II e III
	
	I e IV
	
	I e II
	
	I e III
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201402847810)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O objetivo de uma organização, ao implementar os padrões da ISO 9001:2008, é:
		
	
	Definir os indicadores corporativos de governança de processos.
	
	Controlar o funcionamento financeiro da empresa, desdobrando quais partes do custo de TI podem ser repassadas para as áreas clientes.
	
	Estabelecer um plano detalhado de projeto, para um produto inovadorno mercado que supere as expectativas de seus clientes.
	
	Especificar a compra de uma ferramenta de gestão de TI adequada para o bom funcionamento dos processos.
	 
	Ter um método de gerenciar os processos para que sejam construídos produtos que satisfaçam as expectativas de seus clientes.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201402443348)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A NBR ISO 9000/2005 descreve os fundamentos de sistemas de gestão da qualidade e estabelece a terminologia para estes sistemas. Entre os termos e definições, "capacidade" é o(a):
		
	 
	aptidão de uma organização, sistema ou processo de realizar um produto que irá atender aos requisitos para esse produto.
	
	parte da gestão da qualidade focada no estabelecimento dos objetivos da qualidade e que especifica os recursos e processos operacionais necessários para atender a tais objetivos.
	
	sistema de instalações, equipamentos e serviços necessários para a operação de uma organização.
	
	conjunto de processos que transformam requisitos em características especificadas ou na especificação de um produto, processo ou sistema.
	
	conjunto de atividades inter-relacionadas ou interativas que transformam insumos (entradas) em produtos (saídas).

Continue navegando

Outros materiais