Buscar

AV teoria ADM

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: GST0562_AV_201407235371 » TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201407235371 - RAPHAEL CABRAL GONÇALVES
	Professor:
	LEVI PEREIRA GRANJA DE SOUZA
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 4,5    Nota de Partic.: 2   Av. Parcial 1,5  Data: 11/06/2016 15:08:23
	
	 1a Questão (Ref.: 201407900095)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O que originou o surgimento da Abordagem humanística da Administração?
		
	
Resposta: O estudo da abordagem se originou através da necessidade da melhora dos resultados de produção, quando identificado que o profissional motivado rendia mais e consequentemente melhorava os resultados produtivos se criou uma revolução no mercado, caindo a idéia que o humano era apenas mais uma peça produtiva. Formando assim colaboradores que alavancavam resultados e desenvolviam o crescimento da organização.
	
Gabarito: Surgiu em virtude das críticas à Abordagem mecanicista de Taylor e Fayol aliada à experiência de Elton Mayo e sua equipe em Hawthorne.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201407499900)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Maslow apresentou uma teoria da motivação segundo a qual as necessidades humanas estão organizadas e dispostas em níveis, visualizada por meio de uma pirâmide. Cite as necessidades que correspondem às necessidades secundárias.
		
	
Resposta: As necessidades de segurança que garantia ao profissional ter uma tranquilidade de se concentrar em fazer o seu melhor para o desenvolvimento da organização e os socias que geravam um certo bem estar e qualidade de vida para o profissional e consequentemente desenvolver ainda mais o seu lado profissional.
	
Gabarito: Social
Estima
Autorrealização
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408011665)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Não é uma característica da Escola da Administração Científica:
		
	
	Análise do trabalho e estudo dos tempos e movimentos.
	
	Estudo da fadiga humana.
	
	Divisão do trabalho e especialização do operário.
	 
	Influência do comportamento.
	 
	Desenho de cargos e tarefas.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408027328)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A liderança é um dos principais meios de dirigir as pessoas dentro das empresas e constitui um dos comportamentos mais importantes para o gerente alcançar eficiência e eficácia por meio das pessoas. A liderança é definida como:
		
	 
	Influência interpessoal exercida em uma situação e dirigida por meio do processo da comunicação humana para a consecução de um ou mais objetivos específicos.
	
	Abordagem integrada, relacionando as vantagens da empresa com os desafios do ambiente.
	
	Intercâmbio de pensamento e de informações para proporcionar compreensão mútua e confiança, além de boas relações humanas.
	
	Método de controle do quadro de pessoal com o objetivo de alcançar os objetivos organizacionais.
	
	Processo de manutenção que as pessoas da empresa utilizam para administrar suas relações com o futuro.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201407287249)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Paulo, sócio-diretor da empresa Noite Feliz Ltda., estabeleceu que cada trabalhador deve desempenhar suas tarefas segundo um sistema de controle escalar, ou seja, tudo é regido pela obediência à autoridade superior. Essa situação está relacionada a qual dimensão da burocracia?
		
	
	Profissionalização do Participante.
	
	Rotinas e Procedimentos.
	 
	Hierarquia e Autoridade.
	
	Normas e Regulamentos.
	
	Formalismo e Procedimentos.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201407491340)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Dentre os vários aspectos estudados pela Teoria Estruturalista pode-se destacar que o objetivo básico da ação administrativa é obter a integração das pessoas e a coordenação de suas atividades, além da constatação da existência de conflitos dentro das organização. Em relação a esses, os estruturalistas defendem a idéia de que os conflitos:
		
	
	Devem ser evitados e apaziguados através de uma liderança que permita envolver positivamente os participantes.
	 
	Devem ser analisados e verificados, a fim de que a organização possa ser ajustada à situação real. Os conflitos levam à inovação e à mudança.
	
	São apenas imaginários e carecem de qualquer importância dentro da organização.
	
	Não propiciam o desenvolvimento e o crescimento organizacional.
	
	São negativos e perniciosos e, portanto, devem ser reprimidos.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201407435071)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A centralização enfatiza as relações escalares, isto é, a cadeia de comando. A organização é desenhada dentro da premissa de que o indivíduo no topo possui a mais alta autoridade. Baseado nesta afirmação assinale uma vantagem da Centralização.
		
	 
	As decisões são tomadas por administradores que possuem visão global da empresa, estão mais bem treinados e preparados do que os que estão nos níveis mais baixos.
	
	Os tomadores de decisão no topo têm pouco contato com as pessoas e situações envolvidas.
	
	As decisões passam pela cadeia escalar, possibilitando distorções e erros pessoais no processo de comunicação das decisões.
	
	As decisões são tomadas na cúpula que está distanciada dos fatos e das circunstâncias.
	
	As linhas de comunicação ao longo da cadeia escalar provocam demora e maior custo operacional.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201407496952)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Uma das "confusões" deixadas pelas Escolas Clássica e das Relações Humanas é o fato de que certos motivadores por vezes funcionavam, por vezes eram ineficazes, além de funcionarem por tempo limitado. Faltava um entendimento mais completo sobre que posturas os administradores precisavam ter para conseguir motivar seus empregados de forma consistente, e a longo prazo. A partir desse entendimento, Abraham H. Maslow, psicólogo e consultor americano, apresentou uma teoria de motivação segundo a qual as necessidades humanas estão dispostas em níveis, numa hierarquia de importância e influência. Com base no exposto, assinale a alternativa que contempla as necessidades constantes na Pirâmide das Necessidades de Maslow, das mais primárias às mais avançadas.
		
	
	Fisiológicas, Segurança, Autoestima, sociais e Reconhecimento.
	 
	Fisiológicas, Básicas, Segurança, Sociais e Autoconfiança.
	
	Básicas, Intermediárias e Avançadas.
	
	Fisiológicas, básicas, sociais, segurança e poder.
	 
	Fisiológicas, Segurança, Sociais, Estima e Autoatualização.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201408026527)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O movimento de DO surgiu a partir de 1962 como um conjunto de ideias a respeito do homem, da organização e do ambiente, no sentido de facilitar o crescimento e desenvolvimento das organizações. Entre as alternativas abaixo, escolha aquela que diz respeito a essa teoria:
		
	
	É parte da teoria de sistema, já que investiga todos os princípios comuns a todas as entidades complexas, e modelos que podem ser utilizados para a sua descrição.
	
	Guarda uma relação direta com a teoria X, já acredita ser o homem preguiçoso, sem iniciativa ou interesse.
	
	Tem uma relação direta com Taylor e a Administração Científica, já que visa a melhoria da produtividade da organização e não a mudança.
	 
	DO é um movimento congregando vários autores no sentido de aplicar as ciências do comportamento e principalmente a teoria comportamental na Administração.
	
	É uma decorrência da teoria burocrática, já que visa busca da racionalidade, ou seja, os meios devem ser analisados e estabelecidos de maneira totalmente formal e impessoal.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201408026844)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A teoria da contingência surgiu por meio do desenvolvimento de várias pesquisas com o intuito de verificar que tipos de estruturas organizacionais eram mais compatíveis com a realidade dasindústrias. Qual o objetivo dessa teoria?
		
	
	O objetivo da teoria da contingência é desenvolver princípios unificadores que atravessam verticalmente os universos particulares das diversas ciências envolvidas.
	
	O objetivo da teoria da contingência é a ênfase nas tarefas e seu nome deriva da aplicação de métodos científicos (observação, experiência, registro, análise) aos problemas da administração, com vistas a alcançar maior eficiência industrial, produzir mais, a custos mais baixos.
	 
	O objetivo da teoria da contingência é compreender como a organização se relaciona com o ambiente, mostrando a existência de uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas ao alcance eficaz dos objetivos da organização.
	
	O objetivo da teoria da contingência é a sua racionalidade, o que significa dizer que procura os meios mais eficientes para atingir as metas da organização. A precisão com que cada cargo é definido proporciona o conhecimento exato de cada responsabilidade.
	
	O objetivo da teoria da contingência é explicar como as pessoas se comportam, conhecer as necessidades humanas para melhor compreender o comportamento humano e utilizar a motivação

Continue navegando