Buscar

Ênfase na Aprendizagem Skinner

Prévia do material em texto

Ênfase na Aprendizagem – Skinner 
Skinner não é teórico da personalidade, ele propõe compreender o comportamento humano a partir das interações que o indivíduo tem com o mundo e assim podemos explicar porque as pessoas são como são.
Noção de Causalidade: A ideia de causa e efeito adotada por Watson (S-R) é substituída pela noção de relações funcionais. É importante buscar as circunstâncias sob as quais o comportamento ocorre.
Visão retrospectiva de Skinner – valor às experiências de vida do indivíduo.
Relação Funcional: Interação contínua, eu ajo sobre o mundo e o mundo sobre mim. O comportamento de uma pessoa interfere no comportamento do outro.
O ambiente não é apenas físico, Skinner amplia e fala de quatro tipos de ambiente: físico, biológico, histórico e social.
Retroalimentação- o tempo todo as interações estão produzindo modificações, efeitos, no indivíduo e no ambiente. Há muito dinamismo.
Posição selecionista- ideia de que aqueles comportamentos operantes que produzem consequencias reforçadoras tem uma tendencia a permanecer acontecendo. Csqs aversivas tem menor probabilidade de ocorrência.
A pessoa vai se tornando alguém com determinadas características a partir de interações, as que tem reforçamento tem tendencia de continuar acontecendo e as que tem punição tendem a não ocorrer novamente.
Para entender a personalidade (repertório comportamental) de alguém devemos fazer uma AMPLA ANÁLISE!
Abordagem idiográfica: análises específicas e únicas.
Skinner sempre utiliza o estudo de sujeito único na tentativa de identificar leis ou principios do seu comportamento, mas ele queria descobrir processos semelhantes a todos. A partir desses processos ele estabeleceu princípios que para ele ocorrem em uma sequência mais ou menos comum:
-Reforço, punição e extinção
-Controle por regras e contigências
-Controle discriminativo (contexto)
-Ambiente (definição ampla)
Explicações: Skinner é averso a rótulos mentalistas. Por exemplo, falar que alguém é vaidosa é apenas uma descrição. Sou vaidosa porque passo maquiagem ou passo maquiagem porque sou vaidosa? Pensamento circular.
Personalidade: Sistema de respostas funcionalmente unificado – repertório comportamental.
O repertório são todos os comportamentos do indivíduo, que o identificam.
Já o padrão comportamental são comportamentos que ocorrem com mais frequência.
Para entender os padrões comportamentais temos que recorrer à história de vida da pessoa.
Diversidade de contextos- o padrão comportamental é considerado quando é realizado com frequencia em situações diferentes.
Duração do comportamento- alguns padrões comportamentais podem permanecer muito tempo na vida do indivíduo porque ele pode vivenciar experiencias semelhantes.
Constituição do EU: constituído a partir de contingencias filogenéticas (herdado), ontogenéticas (interações operantes e respondentes) e culturais (padroes definidos a partir de práticas culturais).
Desenvolvimento e tipologia: Não há fases do desenvolvimento porque podemos mudar por toda a vida. Não fala em tipologias porque cada indivíduo é único.

Continue navegando