Buscar

Sociologia e Educação Discursivas (1) (3)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Sociologia e Educação – Discursivas 
Toda disciplina cientifica, para ser reconhecida como tal, precisa ter basicamente um objeto de estudo proprio (...) Descreva como Durkheim dotou a Sociologia de um objeto proprio de conhecimento e qual foi esse objeto.
R: O conceito de fato social pode ser apresentado como principal concepção proposta por Durkheim, mas obviamente não é a única. Por fato social, Durkheim entendia os modos de pensar, sentir e agir de um grupo social. Para o pensador, os fatos sociais são “coisas” que, embora existam na mente dos indivíduos, são exteriores a ele e exercem um poder coercitivo. Definir os fatos sociais como “coisas”, por mais polêmico que pareça, corresponde a uma necessidade metodológica de prover a Sociologia de conceitos e, ao mesmo tempo, de tornar o seu estudo objetivo. Durkheim notou que temos uma ideia vaga e confusa dos fatos sociais em nossa vida cotidiana justamente porque, sendo realidades vividas, construímos a ilusão de conhecê‑los. A tarefa do sociólogo seria a de olhar para além dessas ilusões e compreender os fatos sociais de modo objetivo e científico
Leia o texto que segue. Do nacional ao local, do federal ao estadual: as leis e a Educação Escolar Indigena (...) Numa perspectiva de Educação e Multiculturalidade, faça uma analise sobre o texto anterior e os pontos destacados por Pedro Demo (2004), quando se refere ao tratamento da diversidade no ambito educacional.
R: Multiculturalidade se refere a biodiversidade humana. As esferas de discussão acerca de um modelo de educação que vise ao respeito à multiculturalidade podem ser assim colocadas: todos os povos têm direito à educação na sua cultura e língua próprias, é condição fundamental para culturas que vivem em contexto adverso, como tribos indígenas e outras etnias, o conceito de identidade cultural sofreu enorme revisão por conta do contexto pós-moderno, em particular pelo fato de que preservar a identidade na sociedade contemporânea significa mudar. A cultura que resiste a qualquer mudança simplesmente desaparece.
A sociologia parte da ideia de que os mecanismos sociais tem aspectos especificos que poder ser estudados de forma sistemática (...) Descreva alguns elementos que fazem a relação entre Sociologia e Educação.
R: A sociologia se preocupa com os fenomenos coletivos, como se estivesse nos dizendo que há leis e regras que partem do geral (coletivo) para o específico (individual), ou seja, que há na sociedade uma espécie de força (não no sentido sobrenatural) que impele as pessoas a se comportarem, agirem e pensarem de determinadas maneiras e a escola é um espaço privilegiado para que as pessoas absorvam os valores de sua sociedade e aprendam a se orientar e se comportar com base neles. Essa é a relação de ambas. 
A educação pode ser explicada a partir de diferentes concepções sociologicas (...) Diante disso, discorra sobre a concepção educacional de Émile Durkheim. 
R: A educação, para Durkheim, significaria o processo necessário de socialização, pelo qual aprendemos a ser membros de uma sociedade. Ele considerava que eram justamente as regras sociais que deveriam ser ensinadas às crianças. Em seu livro Educação e Sociologia,ele dizia que é uma ilusão acreditar que podemos educar nossos filhos como queremos, pois havendo falhas nesse processo eles correriam o risco de não se enquadrarem na sua sociedade, o que faria com que sofressem as consequências por não estarem em condições de viver de acordo com aquela sociedade. Nesse sentido, a educação adequada seria aquela própria ao meio moral que cada um compartilha
Louis Althusser (1918-1990) é amplamente conhecido como um teorico das ideologias (...) a) Althusser pode ser considerado um teórico reprodutivista? Por quê? B) Para Althusser, a escola é um aparelho ideológico de Estado? Por quê?
R: a) Sim, porque ele acreditava que o espaço escolar e a própria educação consiste na reprodução da sociedade em que ela se insere.
b)Para Althusser a escola é um aparelho ideológico do Estado?Por quê? R: Sim é o mais importante para a classe dominante, porque a ideologia burguesa busca cada vez mais na força de trabalho, habilidades específicas e diversificadas.Segundo Althusser, cada vez mais, no sistema capitalista, estas habilidades vem sendo desenvolvidas em um lugar fora da produção: pelo sistema educacional e outras instâncias e instituições, fato que não acontecia em épocas anteriores. No sistema feudal, por exemplo, o indivíduo era formado em seu local de trabalho.
Bourdieu e Passeron afirmavam que a escola é um instrumento de educação reprodutiva. Faça uma relação entre as ideias desses autores e o trecho do artigo
R: Afastaram-se das abordagens marxistas porque não entendiam o funcionamento da escola e das instituições culturais como sendo deduzidos da economia; para eles a própria cultura funcionaria como uma economia à parte. Daí o conceito de capital cultural: a cultura dominante é a que tem valor, pois ela garante vantagens. Quando já inculcado e internalizado, o capital cultural originaria aquilo que Bourdieu chamava de habitus. Habitus corresponderia ao estado em que o indivíduo já estaria convencido de que as estruturas sociais impostas pela classe dominante seriam boas e desejáveis, sem notar, no entanto, que se trata de um pensamento inculcado por um processo que Bourdieu chamava de violência simbólica, a serviço de um poder ou domínio simbólico. 
~Primeiro, há a definição e a imposição, por parte dos grupos dominantes, daquilo que é considerado cultura.
~Eles definem que a cultura dominante é “a cultura” (é correto dizer que alguém não tem cultura?).
~Depois, há uma ocultação de que houve imposição.
~A isto Bourdieu chamava de dupla violência do processo de dominação cultural.
Como a escola reproduz em seu interior o Sistema? Como ela atua no sentido de ser um instrumento de reprodução?
~ Por meio de um processo ardiloso e violento de exclusão.
~ O currículo escolar está baseado na cultura dominante, de modo que as elites entendem sua linguagem e seus códigos, enquanto que as classes dominadas não.
A educação pode ser explicada a partir de diferentes concepções sociologicas (...) Diante disso, discorra sobre a concepção educacional de Karl Marx.
R: Ele forneceu uma interpretação muito mais próxima da nossa realidade, já que nos falou sobre a racionalização e a burocratização da sociedade que deixaram para trás as concepções tradicionais e carismáticas de liderança e se alicerçaram sobre os princípios da competência técnica diplomas e certificados, Se antes o líder era obedecido porque era assim que a tradição mandava ou porque era uma figura sacrossanta, agora ele o é por conta do cargo que ocupa.
Entre os importantes temas que se apresentam para os estudiosos de educação no mundo (...) Diante do exposto, eleja uma das três visoes e explique-a, respeitando o pensamento da autora (Whitaker) e indicando quais são suas implicacções para o contexto da educação escolar. Por exemplo, se escolher falar sobre a visão do “caos apocaliptico”, você deverá dizer o que ela significa para a autora e de que modo essa visão pode impactar as relações dentro da escola.
R: A visão do caos apocalíptico é uma visão de futuro pautada na desesperança e no pessimismo. É a ideia de que o fim está próximo e de que nada adianta. Essa postura aterrorizada e aterrorizante é muito conveniente para a manutenção do sistema, pois o medo do caos gera paralisia, e a sensação de que nada pode ser feito para melhorar as condições de vida das pessoas causa conformismo e acomodação, que são péssimas para toda a vida social e, sobretudo, para o cotidiano escolar, que fica numa situação de terra arrasada impactando na indisciplina, depredação do espaço físico e do material pedagógico. Por causa disso, nada de ensino e nem de aprendizagem. 
Leia o texto a seguir e responda ao que se pede: Temos um sistema que instrui e usa de forma fraudulenta a palavra educação (...) Importante conceito do corpo teórico marxista,Marx chamou de alienação o processo de perda ou expropriação dos meios de produção e do saber de produção (ou o conhecimento de todas as etapas da produção). Qual a relação do conceito de alienação com as ideias desse autor sobre a Educação?
R: Para Marx, alienação é o processo de perda ou expropriação dos meios de produção e do saber de produção (ou do conhecimento de todas as etapas da produção). Para o autor, a função social da educação é combater a alienação e a desumanização atraves do aprendizado de competências que são indispensáveis para a compreensão do mundo físico e social. Marx também alertava para o risco de a escola ensinar conteúdos sujeitos a interpretações “de partido ou de classe” e valorizava a gratuidade da educação, mas não o atrelamento a políticas de Estado – o que equivaleria a subordinar o ensino à religião.
Ou: Ao contrário de Comte e Durkheim, Marx não conferia à educação a função de ajustamento do indivíduo às regras sociais; ele a vislumbrava como meio de emancipação. Para ele, a educação deveria ser integral e pelo trabalho, de modo a relacionar o saber escolar com o saber laboral. A principal busca é romper com a alienação do trabalho e com a passividade frente à ideologia da classe dominante.
Florestan Fernandes diz que “a eudcação é o elemento da vida social resposavel pela (...) O pensamento do teórico brasileiro Florestan Fernandes condiz mais com o de Durkheim ou o de Marx? Justifique. 
R: Condiz mais com Durkheim que teorizava que a educação, para ele significaria o processo necessário de socialização, pelo qual aprendemos a ser membros de uma sociedade. Ele considerava que eram justamente as regras sociais que deveriam ser ensinadas às crianças. Em seu livro Educação e Sociologia, ele dizia que é uma ilusão acreditar que podemos educar nossos filhos como queremos, pois havendo falhas nesse processo de socialização eles correriam o risco de não se enquadrarem na sua sociedade, o que faria com que sofressem as consequências por não estarem em condições de viver de acordo com as regras daquela sociedade. Nesse sentido, a educação adequada seria aquela própria ao meio moral que cada um compartilha.
De acordo com especialistas, a tecnologia está presente como recurso da educação (...) Quais as principais questões apontadas por Pedro Demo ao discutir as relações entre a educação e o ciberespaço?
R: A Educação sempre esteve atenta às inovações e, portanto, mantém um constante intercâmbio com a tecnologia, muitas vezes de forma superficial e até fútil, pois frequentemente a informação é confundida com conhecimento porem, a construção do conhecimento é algo mais complexo, que envolve a interatividade entre pessoas (seja cara a cara ou virtualmente).
 A frase transcrita é de Émile Durkheim (1858-1917), considerado o fundador da sociologia científica. A partir dela, responda: a) Qual é o conceito ao qual essa frase está fazendo referência? b) Qual é a relação desse conceito com o papel da escola no contexto do pensamento de Durkheim?
R: a) Traz uma definição para o conceito de Fatos Sociais. b) A percepção da existência de tais fatos foi fundamental na definição do principal objeto de estudo da Sociologia e, consequentemente, em sua constituição como área do conhecimento científico.
Caracterize a pós-modernidade (diga o que é e como se originou) e explique qual é o papel da sociologia da educação diante de temas como esse.
R: O sujeito pós-moderno se caracteriza como não tendo uma identidade fixa, essencial ou permanente, pois as transformações sociais são muito rápidas Pós-modernismo é o nome aplicado às mudanças ocorridas nas ciências, nas artes e nas sociedades avançadas desde 1950, quando, por convenção, se encerra o modernismo. Ele nasce com a arquitetura e a computação nos anos 60. cresce ao entrar pela filosofia, durante os anos 70, como crítica da cultura ocidental. E amadurece hoje, alastrando-se na moda, no cinema, na música e no cotidiano programado pela tecnociência. A falta de reflexão sobre o coletivo levaram os pais e os responsáveis pelos educandos a verem a escola pública ou privada como mais um serviço de consumo. Em consequência, eles estão sempre prontos a fazer exigências e cobranças, mas não a participar da construção e do desenvolvimento da prática educativa por meio de reuniões para debater melhorias na qualidade de ensino, educar é uma forma de praticar a atividade política, ou seja, é com o envolvimento de todos os sujeitos da educação professores, pais, alunos, funcionários, poder executivo, poder legislativo e conselho de educação, que a sociedade poderá construir uma educação de qualidade na área do conhecimento
O pensamento de Althusser era mais parecido com Marx ou Durkheim e porque.
R: Parecido com de Marx, pois identificava-se bastante com o marxismo, sendo, portanto, crítico do capitalismo e engajado com as questões do seu tempo e do seu país. Concorda mas vai além de Marx ao discutir o conflito e fazer uma conexão entre a educação e o que chamou de aparelhos ideológicos de Estado, certos dispositivos que quando acionados tendem a manter as classes dominantes no poder. As instituições escolares seriam um desses aparelhos e funcionariam como aparelhos de reprodução e alienação, meios através dos quais o Estado exerceria o controle da sociedade, sem utilizar a violência ou a repressão, gerando e mantendo a reprodução social e submetendo o indivíduo à ideologia dessa classe dominante. A escola seria, então, o aparelho ideológico mais expressivo, até em função do tempo em que permanece exposta à sua influência. Quando esse processo não atinge seu objetivo, isto é, controlar os indivíduos, modelando-os para a vida em sociedade, entraria em ação. Um dos aparelhos repressivos do Estado, que é a polícia feita entre outras coisas, para conter qualquer manifestação de descontentamento e ou resistência ao sistema
 Paulo Freire foi um dos maiores educadores que o Brasil já teve (...) Explique como Paulo Freire concebia a educação e por que seu pensamento educacional é considerado otimista.
R: Paulo Freire acreditava que a educação devia partir do conhecimento do educando, por mais rude que ele parecesse ser, para daí construir um conhecimento mais teórico e abstrato. O ato de ensinar-aprender para Paulo Freire compreendia o respeito e o acolhimento da cultura originária do educando, por mais simples que ela fosse. Na visão freireana, o professor deveria partir do senso comum, do valor pragmático das coisas, dos fatos da vida cotidiana e de suas situações existenciais, e depois se encaminhar à sua transcendência. Para ele, privilegiar o conhecimento universalmente reconhecido seria uma atitude de opressão aos estudantes de classes sociais menos favorecidas. Além disso, Freire não acreditava em um conhecimento desvinculado da prática e em uma prática que não implica reflexão, postura oriunda do conceito marxista de práxi
Qual é o papel da escola para Karl Marx e para Durkheim?
R: Karl Marx, embora tivesse seu objeto de estudo centrado na crítica sócio-econômica da sociedade capitalista, entende que a educação, nesta sociedade, é um elemento de manutenção da hierarquia social. Enfatiza uma outra perspectiva a partir do desdobramento do pensamento pedagógico materialista como crítica à economia política e ao modelo de educação burguesa para a proposição da educação da classe trabalhadora.A educação em Marx centra o desenvolvimento do aluno a partir de uma educação que articula ensino e trabalho desde tenra idade, considerando a trilogia: ensino intelectual, desenvolvimento físico e aprendizado profissional. Para Durkheim,no seu contexto do pensamento, o fato social, que consiste em maneiras de agir,pensar e sentir exteriores ao individuo são papel da escola,dotadas de um papel coercitivo em virtude do qual se impõe como obrigação.A escola pode impor o pensar e o agir,transformando com o fato social a realidade do aluno.

Outros materiais