APOL PROVA OBJETIVA E DISCURSIVA SISTEMA DE ENSINO E POLITICAS EDUCAIONAIS
26 pág.

APOL PROVA OBJETIVA E DISCURSIVA SISTEMA DE ENSINO E POLITICAS EDUCAIONAIS


DisciplinaSistema de Ensino e Políticas Educacionais509 materiais6.441 seguidores
Pré-visualização6 páginas
APOL
Questão 1/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
A Reforma Capanema, para o ensino médio, constitui-se de decretos-leis que abrangeram todos os ramos do ensino técnico- profissional e o ensino secundário propedêutico. Foi uma reforma que atendeu às reivindicações de organização nacional do ensino, especialmente nas três áreas da economia brasileira.
 
ZOTTI, Solange Aparecida. Sociedade, educação e currículo no Brasil: dos jesuítas aos anos de 1980. Campinas: Autores Associados / Brasília: Editora Plano, 2004. (p. 107)
 
De acordo com o livro-base da disciplina, no ano de 1942 a chamada Reforma Capanema altera a legislação no que diz respeito aos níveis e modalidades de educação, instituindo...
	
	A
	o curso normal.
Você acertou!
Em 1942, foi efetivada a denominada Reforma Gustavo Capanema, que manteve o curso primário seguido do curso ginasial, mas institui o curso normal, nas modalidades dc clássico e científico. Nessa época, o ensino técnico ganhou uma estrutura própria fundada no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), mantido com recursos do imposto sindical dos sindicatos patronais. Em 1946, foi a vez do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) instituir o seu sistema nacional de ensino técnico. Além disso, o governo também criou as escolas técnicas federais. (p. 133)
	
	B
	o curso ginasial.
	
	C
	o ensino comercial.
	
	D
	o ensino industrial
	
	E
	o ensino rural.
Questão 2/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
Os principais programas do FNDE são os seguintes: Programa Nacional de Alimentação Escolar, Programa Nacional do Livro Didático, Programa Dinheiro Direto na Escola, Programa Nacional Biblioteca na Escola, Programa Nacional de Saúde do Escolar e Programa Nacional de Transporte Escolar. A maior parte desses programas envolve formação de professores. [...]
 
COSTA, Alexandre. A formação de professores na nova ordem de discurso da educação brasileira. 2004. Disponível em: http://periodicos.unb.br/index.php/les/article/view/1258/912. Acesso em 15 abr 2015.  (p. 43)
 
A respeito da oferta de transporte escolar pelo poder público, prevista na LDB, é possível afirmar de que:
 
Assinale a resposta correta:
	
	A
	O transporte escolar destina-se especialmente para cidades em que as escolas ficam todas localizadas em regiões de educação do campo.
	
	B
	Embora em algumas escolas da zona rural ainda utilizem o transporte escolar, esse não se faz mais necessário nas capitais e regiões metropolitanas.
	
	C
	Este benefício aplica-se à casos específicos, em que fica comprovada a necessidade por questões de limite de locomoção dos alunos.
	
	D
	A oferta de transporte escolar gratuito é destinada à estudantes que não encontram escolas ou vagas em escola próxima à sua residência.
Você acertou!
A oferta de transporte escolar público e gratuito deve ser realizada para garantir a educação para a população em idade escolar que não têm escola ou não encontrem vagas próximas as suas residências. As escolas da zona rural geralmente recorrem ao transporte escolar, no entanto, cm grandes cidades esse sistema ainda é utilizado, principalmente em áreas do crescimento populacional irregular. Algumas instituições de defesa da educação ou dos direitos das crianças têm denunciado o descaso dc autoridades públicas que preterem ofertar o transporte a construir ou expandir escolas em áreas de grande densidade populacional. (p. 126)
	
	E
	É de responsabilidade do governo oferecer transporte escolar à todas as crianças em idade escolar matriculadas em escolas públicas.
Questão 3/10
No Brasil, a história da educação está relacionada a das Escolas Normais, sendo introduzida no currículo da Escola Normal do Rio de Janeiro a partir de 1928. (..) A disciplina de História da Educação, desde a sua implantação nos currículos das escolas de formação de professores, passou pela programatização.
ROBALLO, R. O. B. Historia da educação e a formação de professoras normalistas: as noções de Afrânio Peixoto e de Theodoro Miranda Santos. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação)  Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2007 (p. 7-8)
 
No que diz respeito aos aspectos da origem da história da educação como disciplina no Brasil, analise as afirmativas a seguir:
I. A história da educação era indiferente para a área pedagógica, pois os livros tinham caráter didático e tradicional.
II. A produção de conhecimento em história da educação foi reconhecida e legitimada devido à expansão dos programas de pós-graduação no Brasil.
III. A disciplina história da educação primeiramente foi atribuída aos cursos de História e Filosofia.
IV. A aproximação dos historiadores ao tema educação, o diálogo e o uso de referenciais teórico-metodológico são aspectos importantes para a origem da disciplina.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativas I, II e III apenas.
	
	B
	Afirmativas I, II e IV apenas.
Você acertou!
Os aspectos da origem da história da educação como disciplina no campo da Pedagogia no Brasil enfatizam que a história da educação era indiferente para a área pedagógica, pois os livros tinham caráter didático e tradicional. A produção de conhecimento em história da educação foi reconhecida e legitimada devido à expansão dos programas de pós-graduação no Brasil. A aproximação dos historiadores ao tema educação, o diálogo e o uso de referenciais teórico-metodológico são aspectos importantes para a origem da disciplina.  (p. 20 e 21)
	
	C
	Afirmativas I, III e IV apenas.
	
	D
	Afirmativas II, III e IV apenas.
	
	E
	Afirmativas II e III apenas.
Questão 4/10
O estudo da história da educação nos permite avaliar como foi entendida e praticada a educação em épocas e sociedades diferentes. Possibilita-nos ainda entender a educação como um processo dinâmico, histórico e por isso mutável. 
PILETTI, Nelson. História da Educação no Brasil. São Paulo: Ática, 2010 (p. 8)
O estudo da História, historiografia e história da educação: relações e contradições possibilita perceber as diferenças existentes entre a História Tradicional e da Nova História. Sobre essas diferenças, enumere na ordem sequencial, as concepções e suas características.
1 \u2013 Paradigma Tradicional
2 \u2013 Nova História
(  ) Volta-se aos grandes feitos de \u201cgrandes homens\u201d, como políticos ou militares.
(  ) Valoriza somente documentos oficiais como fontes validas para a história.
(  ) Busca compreender a vida, as experiências e o pensamento das pessoas comuns.
(  ) Aceita uma maior variedade de documentos e registros, escritos, visuais e orais, por exemplo como fontes.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	1 - 1- 2 \u2013 2
Você acertou!
Paradigma Tradicional - Volta-se aos grandes feitos de \u201cgrandes homens\u201d, como políticos ou militares. Valoriza somente documentos oficiais como fontes validas para a história.
Nova História - Busca compreender a vida, as experiências e o pensamento das pessoas comuns. Aceita uma maior variedade de documentos e registros, escritos, visuais e orais, por exemplo como fontes (p. 17)
	
	B
	2 \u2013 2 - 1 -1
	
	C
	1 - 2 - 1 -2
	
	D
	2 - 1 \u2013 2 - 1
	
	E
	2 \u2013 2 \u2013 1 - 2
Questão 5/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
Existe autonomia escolar quando a instituição tem poder de decisão sobre a organização das suas condições de trabalho, tem autoridade para experimentar, tem poder de aperfeiçoamento sobre o seu trabalho, atende às aspirações de sua comunidade, constrói uma filosofia de trabalho na escola.
 
CERVI, Rejane de Medeiros. Padrão estrutural do sistema de ensino no Brasil. Curitiba: InterSaberes, 2013.  (p. 133)
 
De acordo com o conteúdo das aulas e o livro-base da disciplina, qual o documento, formulado e aprovado pelo Conselho Nacional de Educação , define os conteúdos mínimos, orientando a produção dos currículos escolares?
 
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	Parâmetros Curriculares Nacionais.
	
	B
	Referencial Curricular Nacional
Gabriela
Gabriela fez um comentário
Obrigada
0 aprovações
Nani
Nani fez um comentário
Tem o gabarito
0 aprovações
Naiara
Naiara fez um comentário
obrigada por compartilhar!!
0 aprovações
RAFAEL
RAFAEL fez um comentário
Muito bom o material!!!!
0 aprovações
Marciana
Marciana fez um comentário
obrigada consegui ver tudo as perguntas !!!
0 aprovações
Carregar mais