Buscar

Abordagens em EF

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
“A preparação e a atuação profissional do professor de Educação Física: alternativas e estratégias para potencializar a Educação Física Escolar e o Esporte
Prof. Dr. Jorge Sergio Pérez Gallardo
jsperezgallardo@gmail.com
jperez@fef.unicamp.br
*
*
Fluxo da palestra
Clarificando Conceptos
Os Currículos da Educação Física:
Currículo Ginástico
Currículo Esportivo
Currículo Globalizante
Currículo Motor
Currículo Saudável
Currículo Multicultural
Conservador
Liberal
Comercial
Corporativo
Crítico
Plural
Espaços da Atuação Profissional
Vivencia
Treinamento
Prática
Proposta Curricular Multicultural
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
*
Clarificando Conceptos
Função da Universidade
 
O objetivo intrínseco da Universidade é preparar investigadores, para recopilar e armazenar todo o conhecimento universalmente produzido, seja da cultura tradicional ou da erudita, com o intuito de analisá-lo, amplificá-lo, sistematizá-lo e distribuí-lo por meio de suas três grandes funções: Ensino, Pesquisa e Extensão.
*
Para satisfazer esses objetivos, ela é constituída de Faculdades e Departamentos, responsáveis pelo desenvolvimento de seus respectivos campos de conhecimento e áreas de atuação.
*
 No que tange à função de socialização do conhecimento (Ensino), existe uma área específica que se denomina Licenciatura, responsável pela escolha, análise e adequação do conhecimento, que será distribuído no interior de uma instituição denominada Escola (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio).................................. 
*
Dentro das Licenciaturas se encontra a área da Educação Física, responsável pela socialização do conhecimento universalmente produzido pela Cultura Corporal patrimonial e contemporânea, tais como:
Jogos – Brincadeiras – Esportes – Danças - Lutas
Elementos das Artes Cênicas
Elementos das Artes Musicais
Elementos das Artes Plásticas
E de todo o conhecimento por ela produzido, denominado Ginásticas.
*
Função da Licenciatura 
As Licenciaturas em Educação Física devem preparar academicamente um pesquisador que seja capaz de analisar, compreender, descrever e sistematizar qualquer atividade da Cultura Corporal, e aplicar esses conhecimentos em qualquer de seus âmbitos de atuação profissional (vivência, prática e treinamento). 
*
Apesar de que este profissional tenha um direcionamento específico de atuação profissional para a Escola, sua preparação acadêmica lhe deveria permitir intervir em outros espaços e áreas da sociedade, tais como saúde coletiva, recreação e lazer, entre outras.
*
Função do Professor
Em quanto a Capacitação: criar metodologias que permitam a construção coletiva do conhecimento.
Em quanto a Formação Humana: criar num espaço de convivo social que aumentem os graus de confiança e a amizade entre os participantes
*
Função do Aluno
Ele deverá assumir-se dentro do processo de ensino/aprendizagem, como sujeito de sua própria formação, autônomo, motivado, disciplinado, organizado e sobretudo, curioso, sedento por compreender como e porque as coisas acontecem e se relacionam e como isto o afeta e afeta os outros e o mundo, isto é, um verdadeiro cidadão do mundo. (GADOTTI, 2000)
*
Função da Escola 
Quais conhecimentos e quais valores?
Formação da cidadania
Conhecimentos
Valores
Aqueles que ensinar aos alunos a serem protagonistas
*
Espaços da Atuação Profissional
Seu objetivo é colocar ao aluno em contato com a Cultura Corporal patrimonial e contemporânea, dentro das limitações do espaço escolar, de forma organizada e planificada de manera que em cada série os alunos tomem contato com aqueles conteúdos que pelas características de desenvolvimento (necessidades, expectativas e interesses) sejam mais adequados. 
Vivencia:
*
O interesse pedagógico não está centralizado no domínio técnico dos conteúdos, mas sim, no domínio conceitual deles (dentro da perspectiva de uma análise histórico-crítica que supere o senso comum), dentro de um espaço humano de convivência estável e previsível, onde possam ser vivenciados aqueles valores humanos que aumentem os graus de confiança e de respeito entre os integrantes do grupo.
*
Prática 
É um espaço de livre organização dos alunos, onde eles escolhem as modalidades e/ou elementos da Cultura Corporal que foram vistos na aula de Educação Física (Vivência) e que despertaram maior interesse neles (mais relevantes para eles), criando assim grupos de interesses. 
*
O objetivo do professor de Educação Física para esse espaço é fazer com que os alunos aprendam a dominar e estabilizar as técnicas de execução dos conteúdos escolhidos. Aqui aumenta o tempo de experimentação e existe uma maior preocupação com a técnica (Capacitação) - já que executando bem o aluno tem mais possibilidades de interagir com seu grupo. 
*
Seus espaços ideais são as atividades extra-escolares e as comunitárias, as que deveriam ser organizadas e administradas pelos próprios integrantes do grupo social e gerenciados pelo professor de Educação Física. 
*
Seu objetivo é fazer com que o aluno internalize as técnicas de uma modalidade da Cultura Corporal. Para isso, ele precisa de uma quantidade muito maior de tempo de treino, uma disposição particular para ser bem sucedido nessa modalidade, de material específico e de um professor ou técnico com conhecimentos aprofundados dessa modalidade. 
Treinamento
*
O alvo principal do professor ou do técnico é a execução correta das habilidades que fazem parte dessa modalidade, para que o aluno ou atleta possa participar com êxito de eventos desportivos competitivos. Seu espaço é o extra-escolar, preferencialmente Clubes e Instituições que visem o rendimento e a competição.
*
Cidadão Funcionário. 
O projeto de cidadania que tem cada país depende dos interesses, principalmente econômicos das classes sociais que tem o poder de influenciar ou diretamente construir o currículo escolar e a formação profissional dos integrantes da sociedade.
As sociedades que possuem uma classe dominante, lhe outorga o direito de definir os profissionais que precisa para seu projeto de cidadania e de país ao qual denominados de:
*
Aspiramos que a Escola seja pública, laica, sem fins de lucro, pluralista, e que construa um:
Cidadão democrático, protagonista, soberano e autônomo
*
O Currículo como fonte de poder
O poder do currículo ou o currículo do Poder: Como tem influenciado a formação e a atuação profissional?
*
*
*
*
*
*
*
*
*
O currículo Multicultural
Stuart Hall (2003), que aponta seis tipos de multiculturalismo:
1. - O conservador – que insiste na assimilação da diferença às tradições e costumes da parcela dominante da sociedade
2.- O liberal – que procura integrar rapidamente os diferentes grupos, em busca da cidadania individual universal, porém aceita práticas culturais apenas no âmbito particular, pois busca alcançar objetivos capitalistas. 
*
3.- O comercial – que não aborda a distribuição de riquezas e poder desde que as diferenças sejam reconhecidas e, assim, resolvidas no consumo privado. 
4.- O corporativo – que busca administrar as diferenças culturais em função dos interesses do centro (grandes potências/elite). 
5.- O crítico – com caráter revolucionário, tendo a resistência e as relações assimétricas de poder como enfoque.
*
6.-O plural – que afere as diferenças grupais em termos culturais e concede os direitos de grupos a diferentes comunidades. Ou seja, não se trata de “una”política verdadeira e acabada. 
Como é evidente, torna-se necessário fundamentar as práticas educativas em propostas comprometidas com a construção de uma escola democrática baseada no princípio da eqüidade. Isso só será possível pela proposição de oportunidades “diferentes” que permitam a participação igualitária
de identidades múltiplas.
*
O currículo Multicultural na Educação Física
Pérez Gallardo et alli. (2003) apresenta uma proposta curricular denominada de multicultural, fundamentada na filosofia humanista que acolhe as demandas do currículo crítico/Emancipatório e do Currículo dos PCNs.
Um Currículo para a Cidadania
*
Nesta proposta curricular os autores propõem que na Escola sejam visto todos os conhecimentos da cultura corporal, porém de uma forma organizada e separada por ciclos.
Nesta proposta a principal característica está na utilização da cultura corporal dos alunos na apresentação de cada um dos temas pelos quais está organizado o currículo
*
PROPOSTA CURRICULAR (GEPEFE) – FEF⁄UNICAMP
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Primeiro ciclo: Ensino Fundamental de 1ª a 4ª série
*
Segundo ciclo: Ensino Fundamental de 5ª a 8ª série 
*
Terceiro ciclo: Ensino Fundamental da 9ª série
*
Ensino Médio
*
FIM

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando