Buscar

Discursiva Libras e Prática Profissional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Nota: 100 
Disciplina(s): Libras Prática Profissional: A Escola
Questão 1/5
Leia o texto a seguir:
“O Movimento Surdo, no mundo, proporcionou uma organização política que avança no sentido de superar a marginalização, trazendo esse sujeito para os espaços que o enxergue como um cidadão. É uma organização que atua a partir de estratégias que buscam romper estereótipos que ameacem a sua acessibilidade a uma gama de direitos adquiridos, principalmente, a uma educação de qualidade”
PERLIN, Gladis; QUADROS, Ronice Muller de.(Org.). Estudos Surdos I. Rio de Janeiro: Gralha Azul, 2006. Pg 78.
Sabendo da relevância da educação como direito e da importância da comunicação entre o professor e TODOS os seus alunos, descreva quatro métodos que o professor pode adotar em sala de aula para facilitar o aprendizado do aluno surdo no ambiente escolar.
Nota: 20.0
Espera-se que não seja apenas lembrado questões de comunicação como o uso da língua de sinais, mas as questões que foquem nas atitudes que favorecer o aprendizado do aluno surdo.
Texto 2 – Educação Inclusiva: o que o professor tem a ver com isso? Página 108 e 109.
Sugestões de apoio ao aluno com deficiência auditiva:
Resposta:
Falar sempre olhando para seu aluno, para que ele possa compreender o que está sendo explanado; realizar atividades avaliativas que insiram o aluno surdo no contexto da aula; trabalhar as diferenças com toda a turma, esclarecendo que limitação não quer dizer incapacidade; ministrar aulas por meio da linguagem de sinais para que o indivíduo surdo possa se sentir inserido na sociedade escolar.
Questão 2/5
A gestão escolar deve estimular, portanto, uma forma de educação que aporte “um caráter prático a fim de facilitar ao aluno a transição entre a escola e a realidade integral da existência, a fim, de capacitá-lo a compreender seu meio a se dirigir automamente.
WELLEN, Henrique. WELLEN Hericka. Gestão organizacional e escolar: uma análise crítica. Curitiba: Intersaberes, 2012 p.176
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, percebe-se que o papel do gestor escolar depende de fatores determinantes: autoridade, responsabilidade, decisão, disciplina e iniciativa. Descreva a decisão como papel do gestor escolar.
Nota: 20.0
decisão é a aptidão de escolher, entre vários encaminhamentos, aquele mais apropriado para a escola naquele determinado momento e diante de situações especificas, não podendo o gestor abster-se de decidir. No entanto a tomada de decisão não pode fugir de um plano de trabalho, de objetivos e tarefas estabelecidos coletivamente (p. 33)
Resposta:
O gestor escolar deve ter o poder de decisão no que diz respeito à organização escolar, bem como nos imprevistos que possam surgir, seu papel tem que ser decisivo também na formulação do PPP, visando a melhor qualidade de ensino e dando valor à coletividade.
Questão 3/5
Leia o texto a seguir:
 
“[...] pode-se dizer que a narração dos surdos por eles mesmos não necessariamente estaria carregada de uma maior veracidade ou autenticidade deste discurso sobre a surdez. São novos olhares que se constroem (e acredito que é nesse ponto que reside a grande contribuição), mas que produzem, assim, novos objetos, eles mesmos carregados, como todo saber, de relações de poder.”
PERLIN, Gladis; QUADROS, Ronice Muller de.(Org.). Estudos Surdos II. Rio de Janeiro: Gralha Azul, 2007. Pg 39.
Tendo em vista os textos lidos, analise os fatos históricos ocorridos dos os surdos e explique como era a concepção sobre a pessoa com surdez antes e depois da década de 70 quando houve diversas pesquisas em busca de um pensamento crítico em relação a Educação Brasileira.
Nota: 20.0
Espera-se que o aluno fale que o surdo, antes da década de 70 era visto como uma pessoa cheia de limitações, de ideias pré concebidas e equivocadas e que após esse período passou-se a discutir sobre o tema focalizando muito mais na diferença no que na deficiência.
 Texto 1: As Primeiras Aprendizagens da Criança Surda
Páginas 30, 31, 32 e 33.
Resposta:
Antes o indivíduo surdo era visto como um amaldiçoado, enlouquecido, incapaz... Na China por exemplo, os surdos eram jogados de pontes para morrer. Na atualidade o surdo é visto como simplesmente um indivíduo com limitações na comunicação oral, mas que com suas habilidades diferentes, como habilitado com a Libras pode ser inserido na sociedade para exercer sua cidadania.
Questão 4/5
( ...) o que observamos hoje nas escolas é que, do ponto de vista teórico, há uma busca pela gestão democrática e participativa, por um projeto educacional construído com a participação de todos, por um processo de decisão colegiadas e por um ideal no qual os alunos sejam comparticipes de suas aprendizagens.
BARTNIK, Helena Leomir de Souza. Gestão Educacional. Curitiba: Intersaberes, 2012 (p.56)
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, descreva a gestão democrático-participativa.
Nota: 20.0
Esse estilo de gestão baseia-se na participação de todos e na responsabilidade coletiva, tendo como eixo a interação da direção e o envolvimento de todos os componentes da instituição de ensino. (p. 92).
Resposta:
A gestão democrático participativa é centrada no coletivo, não deixando é claro, de se importar com o individual. Parte do princípio de que só com a colaboração de todos no processo ensino-aprendizagem, nas decisões que respeitem a coletividade é que conseguimos alcançar uma educação de qualidade.
Questão 5/5
Discutir a organização escolar compreende uma profunda análise da função da escola nos dias de hoje. Perceber o papel dessa instituição nos contextos da sociedade pressupõem o entendimento do que queremos da educação e aonde queremos chegar como sociedade. GROCHOSKA, Marcia Andreia. Organização Escolar: perspectivas e enfoques. Curitiba: Ibpex, 2011 p 20.
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, aponte pelo menos cinco atribuições competentes ao pedagogo na escola.
Nota: 20.0
O pedagogo da escola deve responsabilizar-se pelas atividades pedagógicas, didáticas e curriculares da instituição de ensino, priorizando a qualidade do processo ensino-aprendizagem; propor estratégias de diagnóstico e debate para elaboração de projetos, planos e do PPP com toda a comunidade escolar; subsidiar os professores na execução da proposta curricular, planos de aula, metodologias, práticas de avaliação e de gestão escolar, assim como orientação dos processos de ensino-aprendizagem e demais dificuldades, adotando também medidas pedagógicas preventivas; coordenar reuniões de pais, professores e outras instâncias colegiadas; criar turmas, encaminhar professores, propor os horários das aulas, coordenar o conselho de classe; promover a formação continuada dos profissionais da instituição; propor atividades de diferentes cunhos para os pais e comunidade externa e interna; acompanhar o processo de avaliação da aprendizagem; acompanhar e propor estratégias de avaliação institucional, prevendo a melhoria da instituição de ensino (p. 35).
 Resposta:
Formar turmas, ter uma participação ativa no Projeto Político Pedagógico da escola,estar em contato direto com a comunidade no que diz respeito à escola, liderar reuniões com os professores e demais funcionários, estar comprometido diretamente com a fiscalização do cumprimento ou não das normas curriculares vigentes..

Continue navegando